O que poderia ter evitado ou pelo menos mitigado o que aconteceu era ter meios aereos suficientes ,mas como sempre estão-se a cagar até as coisas acontecerem.
Se calhar pensam que "pro ano pode ser que não arda" e de qualquer maneira somos quase sempre o pais da europa com maior area ardida.
Há no mercado soluções bastante baratas e simples que deveriam estar na alçada da proteção civil e ser operadas pela força aerea.
Este seguinte é só um exemplo, o Airtractor Fireboss 802, monomotor,um só piloto,carrega o tanque em cerca de 750 metros, menos que um canadair, cerca de 3 milhões de dolares a unidade. Não valerá mais a pena ter meia duzia destes em stand-by do que estar sempre ás esmolas da vizinhança!?
https://airtractor.com/aircraft/at-802f-fire-boss/

os meus cinco cêntimos para a discussão FB VS CL215/415.
Specifications (415
Data from Bombardier Aerospace Website
General characteristics
Crew: 2 pilots
Additional Seating: one on jump seat, eight on bench seats
Payload: 6,400lb (2,900 kg)
Length: 65 ft (19.82 m)
Wingspan: 93 ft 11 in (28.6 m)
Height: 29 ft 3 in (8.9 m)
Wing area: 1,080 sq ft (100 sq m)
Airfoil: NACA 4417
Empty weight: 28,400 lb (12,880 kg)
Maximum fuel weight: 10,250 lb (4650 kg)
Maximum takeoff weight (from land, disposable load): 43,850 lb (19,890 kg)
Maximum takeoff weight (from land, non-disposable load): 41,000 lb (18,600 kg)
Maximum takeoff weight (from water): 37,850 lb (17,170 kg)
Max Capacity (Water or Retardant): 13,536 lb (6,140 kg)
Maximum weight after scooping: 47,000 lb (21,360 kg)
Maximum landing weight: 37,000 lb (16,780 kg)
Powerplant: 2 × Pratt & Whitney Canada PW123AF turboprop, takeoff power: 2,380 shp (1,775 kW) each
Performance
Maximum speed: 223 mph (359 km/h (194 kt))
Cruise speed: 207 mph (333 km/h (180 kt))
Stall speed: 78 mph (126 km/h (68 kt))
Range: 1,518 miles (2,443 km)
Service ceiling: 14,700 ft (4,500 m)
Rate of climb: 1,600 ft/min (8.1 m/s)
Takeoff distance (ISA, land): 2,750 ft (840 m)
Takeoff distance (ISA, water): 2,670 ft (815 m)
Landing distance (ISA, land): 2,210 ft (675 m)
Landing distance (ISA, water): 2,180 ft (665 m)
Minimum water depth: 6 ft (1.8 m)
Stalker entre os FB e os Helis ligeiros, mesmo com payload a 50% dos FB, eu optaria sempre pelos Helis Por dois motivos Preponderantes, : polivalência, e capacidade de VERTOL !!
https://en.wikipedia.org/wiki/Canadair_CL-415Abraços