Muito bem dito caro amigo, apenas deixe-me que discorde de algumas opiniões escritas na sua mensagem, os bombeiros portugueses (voluntários) com excepção de uma ou outra corporação não precisão de mais viaturas, mas sim de actualiza-las, o número que existe chega e sobra e por vezes até è demais e estorvam.
Em relação aos meios aéreos já dei a minha opinião a cerca do mesmo, só acrescentando que os bariev russos não são operacionais na tipologia da floresta portuguesa, também não são operacionais devido há topografia de Portugal exceptuando o Alentejo, estes aviões não tem grande manobralidade em espaços de montanha, nem a onde reabastecer o hidrante (normalmente agua).
Caro João Emílio.
Em relação à ineficácia os meios ligeiros no combate aos fogos, nomeadamente os helis, e a sucata aérea, air tractor’s e dromader’s penso que estamos mais que de acordo, a única coisa que é capaz de cortar a cabeça a um fogo de copa, é uma descarga de 6000 litros de um avião pesado, de resto tudo o que se diz são cantigas, e quem anda lá no terreno sabe que isto é verdade.
Depois os tipos que vão para os blog’s dizer o contrário, quem está de alguma forma ligado ao meio dos bombeiros em Portugal como é o meu caso topa-os à légua, e são tipos ligados ao lobby dos meios aéreos, que tentam obviamente distorcer esta tese para continuarem com esta sucata toda no ar.
Mas em relação aos meios terrestres, permita-me que discorde de si, você esta num concelho do litoral onde não falta nada, para alem disso no concelho de Paredes que é um concelho pequeno em termos de área, com cerca de 150 km 2 de área há bombeiros em todo o lado, é em Paredes, é logo em cima em Baltar, é Cete, é em Rebordosa, ao lado em no concelho de Penafiel, tem os bombeiros em Penafiel, Paço de Sousa, em Abragão, logo ao lado de paredes tem também Lousada, ou seja, há bombeiros por todo o lado, se calhar você até tem razão, ai ate se estorvam.
O problema é que no interior do pais, principalmente em Trás-os-Montes e na beira alta e baixa, onde há grades manchas florestais, e onde estão alguns dos maiores concelhos do pais em termos de aérea não há assim tantos bombeiros quanto isso.
Por exemplo você chega Trás-os-Montes e vê concelhos imensos, alguns dos maiores do pais, como Montalegre, com 800 km 2 (quadrados) de área, Bragança, 1200 km 2, Valpaços e Mirandela na ordem dos 600 km2 de área, e estes concelhos tem apenas 2 corporações de bombeiros, menos que Paredes que tem 4 para cobrir uns meros 150 km 2 de área.
Já viu a discrepância.
Pior ainda, concelhos como Vinhais, Mogadouro, e Macedo de Cavaleiros concelhos na ordem dos 700 km 2 de área têm apenas com uma corporação de bombeiros.
Na Beira alta igual, você tem por exemplo Figueira de castelo Rodrigo, almeida e Pinhel concelhos na ordem dos 500 km 2 de área apenas com 1 corporação de bombeiros, ao lado tem o sabugal e a guarda, concelhos na ordem dos 750 km 2 com 2 corporações de bombeiros.
Descendo no mapa para a beira baixa, idem aspas, você tem Penamacor, com 500 km 2 com apenas 1 corporação de bombeiros, e depois você tem o fundão com 700 km 2 com 1 corporação, se bem que tem secções, e depois Idanha-a-Nova e Castelo Branco, no top 10 dos maiores concelhos do pais em área com uns impressionantes 1400 km 2 com apenas 1 corporação de bombeiros, se bem que Idanha tem uma secção na zebreira, castelo branco penso que também tem uma.
Mas se quiser o exemplo mais gritante disto, é Odemira, o maior concelhodo pais com 1700 km 2 de área e com 2 corporações de bombeiros, Odemira e vila nova de mil fontes.
Esta ver, o problema está aqui.
É que os corpos de bombeiros tem que ser equipados de acordo com a tipologia e área do concelho, e isto não funciona assim.
Se você chegar ai a esses corpos de bombeiros vera que todos têm pelo menos 2 Vfci’s (veículos florestais de combate a incêndios), o problema é que nos grandes concelhos do interior estas corporações que tem imensas ares florestada também tem apenas 2 Vfci’s, ou se não tiveram 2 tem 3.
A questão é que estas corporações do interior em vez de 2 ou 3 vfci’s, deviam ter 5 ou 6 para as coisas andarem bem, o problema é que são equipados todos quase da mesma forma, e liga-se pouco a estas questões da área dos concelhos.
Depois em relação as viaturas digo-lhe que desde 95, 96, anos em que houve um plano de equipamento maciço dos bombeiros, dai para cá o estado não tem entregado pouco, o ultimo ano em que foram entregues carros foi em 2005, dai para cá este governo tem tratado os bombeiros abaixo de cão, os bomberios estão há 3 anos à espera das 95 viaturas num concurso adiado já por dicersas vezes, e para aelm disso em 2005 este desgoverno criou a ANPC, e acabar com o serviço nacional de bombeiros e prot. civ. (SNBPC) em 2005, isto caiu muito mal no seio dos bombeiros.
Ou seja, em muitas corporações de bombeiros por este pais fora, o melhor que os bombeiros têm são carros já na casa dos 15 anos, entregues em 95 e 96.
A solução para muitas corporações tem sido ir á França buscar carros velhos com mais de vinte anos, que já se começam a ver com abundância por este pais fora, você ai em Cete tem um exemplo disso, um VFCI que os bombeiros de cete foram buscar á França, é uma Renault, pode confirmar, certamente conhece o corpo de bombeiros.
Contudo as elites da ANPC que este governo criou em 2005, essa estrutura paralela que é um sumi douro de fundos que devia ir para os bombeiros, esses senhores dos Gip’s e feb andam em pick up’s topo de gama onde nem o ara condicionado foi esquecido.
Obviamente que isto caiu muito mal no seio dos bombeiros, em primeiro lugar acabam com o serviço nacional de bombeiros, que apesar de ter a sigla da protecção civil, O SNBPC, era de facto o serviço nacional de bombeiros, e depois ainda por cima tratam-nos como enteados em detrimneto dos Gips e feb’s.
Este infeliz ideia de criar uma estrutura paralela, composta pelos Gip’s e feb’s, foi copiada de Espanha, só podia, de Espanha.
O iberismo já chegou ao combate aos fogos não duvidem.
Os gip’s foram criados em 2006 exactamente na mesma altura em que em Espanha o senhor zapatero criou a UME, a Unidade Militar de Emergências espanhola, pensam que foi coincidência?
Em política não há coincidências.
Isto tresanda a iberismo.
A Feb, pomposamente designada de Força especial de bombeiros, é a cópia dos bombeiros florestais em Espanha.
Esta gente quer acabar com os bombeiros, porque tal como já aqui disse mais vezes, também quer acabar com o pais.
Este Sr. Rui pereira é o cabecilha desta orquestração apoiada pelo governo, alias há quem diga que é este tipo manda no governo, conspiração esta para acabar com os bombeiros em Portugal, e o primeiro passo é retirá-los do combate aos fogos.
Para isso a maçonaria e o poder instalado em Portugal anda na minha opinião a pagar e a patrocinar muitos indivíduos para que lancem livros a criticar os bombeiros voluntários em Portugal, e neste caso a fazer a promoção da Espanha e dos modelos espanhóis, para depois estes memos senhores que querem acabar com os bombeiros e que lhe lançaram este ataque selvagem em 2005 poderem dizer que há estudiosos que dizem que os bombeiros voluntários têm que ser extintos.
Por isso, e com o objectivo de acabar com os bombeiros e retirá-los do combate aos fogos é que têm aparecido desde 2006 uns artistas, como por exemplo um senhor chamado Pedro almeida Vieira a lançar livros onde defendem a retirada dos bombeiros do combate aos fogos, e a defender o modelo espanhol de combate, claro esta que este senhor é patrocinado e quem lhe manda lançar os livros são estes tipos que desde 2005 lançaram este ataque á estrutura dos bombeiros em Portugal, para depois poderem acabar com os bombeiros e dizer que há autores que o defendem.
Este senhor esteve no inicio do mês de Agosto num debate na televisão publica sobre a questão dos fogos florestais, na Rtp n onde teceu um ataque selvagem aos bombeiros dizendo, que se tinha que acabar com eles e retirá-los do combate ao fogos, e a solução passava por copiar o modelo andaluz.
Resta dizer que este tipo pelos vistos é um romancista e não percebe nada disto.
Claro que as suas declarações caíram muito mal no seio dos bombeiros e este senhor foi chamado à coação pelos bombeiros, no blog de mais audiência dos bombeiros em Portugal, o Bombeiros Para Sempre, as declarações dele deram muito que falar, vejam estes 2 links, blog este onde eu de vez em quando vou dar uma espreitadela, e onde é veiculada muita informação importante, alguma dela que eu reitero a 100% .
http://bombeirosparasempre.blogspot.com ... negro.htmlhttp://bombeirosparasempre.blogspot.com ... o-e-o.htmlEsta gente quer matar Portugal e enfiar-nos numa federação com sede em madrid, perseguem a ibéria pagos a soldo por Espanha.
Mas antes de isso acontecer, é necessário acabar com o voluntariado em Portugal visto que isso é único do nosso pais, é uma imagem de marca de Portugal, e em espanha não existe ou é residual, sendo assim, estão afazer tudo para destruir os bombeiros portugueses de modo a uniformizar o combate aos fogos em portugal e espanha.
Como os bombeiros não dependem desta gente, e não respondem perante estes indivíduos, há que eliminá-los, não vão eles no futuro opor-se em massa à ibéria, todos os possiveis obstaculos a sua formação tem que ser eliminados, e como os bomberios são u foi lançada este atque á estrutura dos bombeiros em 2005.
Quer queiramos quer não os bombeiros voluntários são um exercito à escala nacional e algo que nos diferencia de Espanha.
Como os bombeiros são uma espécie de exercito á escala nacional, e não se vão eles opor a estas politicas suicidas e iberistas destes traidores que desgovernam Portugal, por esse motivo é que começou este ataque aos bombeiros em 2005, com a criação dos Gip’s e feb’s.
Tudo isto é feito para formatar o combate aos fogos em Portugal á imagem e semelhança de Espanha, os gip’s, versão portuguesa da UME espanhola, e as Feb’s tal e qual os bombeiros em Espanha.
Em substituição vêm com as FEB’s, vestidos de amarelo tal e qual os bombeiros florestais em Espanha, e os GIPs’s, versão Portuguesa da UME - Unidade Militar de Emergências espanhola e que foi criada mais ao menos ao mesmo tempo por estes senhores.
Vejam aqui a data da criação da UME, em 2006 sensivelmente na altura dos Gips’s, acham que foi coincidência.
http://es.wikipedia.org/wiki/Unidad_Mil ... mergenciasOu seja, tudo isto faz parte do plano para uniformizar os bombeiros entre Portugal e Espanha, para isso há que acabar com o voluntariado, visto que em Espanha isso não existe, ou é residual.
Como em Espanha não há voluntariado, ou é residual, é preciso acabar com ele em Portugal.
A conspiração envolve como não podia deixar de ser os meios televisivos, e os media em geral, com o canal do estado á cabeça, ajudado pela TVI, que como é controlada por capitais espanhóis e depois de saneado o Moniz e a Manuela Moura Guedes, esta agora também totalmente alinhado com este governo recheado de iberistas que querem matar Portugal.
Na televisão este senhor do MAI não faz mais nada que dizer que a Feb está no terreno, os gips da gnr estão no terreno, a força especial de bombeiros fez um excelente trabalho, a protecção cível esta alerta, dos bombeiros nem fala, palavra proibida.
Mete nojo ouvir este tipo falar.
Na dia 19 de Agosto os bombeiros sofreram mais um ataque selvagem desta vez na TVI 24.
O pivot em causa, de nome Bernardo Santos, fez um ataque selvagem aos bombeiros em Portugal, perguntando directamente aos duarte caldeira se a solução para acabar com os incêndios não será retirar os bombeiros do combate aos fogos florestais e substitui-los por canarinhos, feb’s.
De caras, perguntou isto ao duarte caldeira.
Mas pior do que isto, fez a apologia total dos Gips’s e da FEB, dizendo que são extremamente eficazes, e extinguem incêndios que se mantém activos durante dias quando combatidos por bombeiros voluntários.
Mas que é isto, que aldrabices é que este tipo se põe a dizer assim em directo.
Pior ainda deu a entender que nos voluntários não há profissionalismo, falou que se tem falado de desordem , falta de coordenação, entre outras barbaridades.
Tentou passar um atestado de incompetência aos bombeiros.
O duarte caldeira, como sempre em vez de dar uma resposta cabal a este tipo, não deu uma meia resposta, talvez com o medo que o governo lhe cortem o subsidio da liga, e por consequência o ordenado ao fim do mes.
Nem sequer foi capaz de dizer que nos bombeiros ditos “voluntários” há equipas de bombeiros profissionais, as chamadas EIP, Equipas de Intervenção Permanente, o Duarte caldeira não disse nada, ficou corado pior que uma Romã, e não foui capaz de articular nada de jeito em defesa dos bombeiros perante este ataque cerrado.
Claro que o pivot que fez este ataque aos bombeiros não percebe nada disto, e fez o que fez e disse o que disse porque recebeu ordens directas da sua linha editorial para deitar abaixo os bombeiros, e fazer a apologia dos Gips e Feb e das politicas iberistas do governo também no combate aos fogos.
Tanto a rtp controlada pelo estado como a tvi controlada pela prisa espanhola alinham com este desgoverno, e dai estes ataques constantes aos bombeiros, o senhor Pedro Almeida Vieira também é um comentador habitual de incêndios na tvi, claro, para fazer a apologia do modelo espanhol de combate a fogos, com o objectivo de acabar com os bombeiros em portugal.
Este pivot começou na ntv, depois este no porto canal, e agora esta nos espanhóis, algo recorrente na tvi, agora vão buscar todo o lixo do porto canal, para com isto levar o máximo de regionalista as fanáticos do porto para a tvi de modo a incendiar o pais.
Vejam este vídeo ate ao fim, para ver a classe do jornalismo deste individuo, é de fod*ss* e car*lh* para cima em directo.
http://www.youtube.com/watch?v=yJ00sFWf ... re=relatedPara alem disso na RTP controlada pelo estado os bombeiro tem sido atacados fortemente, outro dia aquando dos incêndios no geres, era um tipo de nome Martinho Araújo, a dizer que com os Canarinhos (feb) a assumir o combate do incêndio o fogo no geres iria ser finalmente extinto, dizendo que estes fazem toda a diferença para os bombeiros, como que isso fosse verdade, tentando passar em driecto na rtp um atestado de incompetência aos bombeiros.
Na volta o fogo ainda durou mais 5 dias depois destas declarações.
Se repararem bem, os próprios planos dos directos da RTP enquadram sempre que possível viaturas ou membros da Feb, acham que é por acaso?
Isto são ordens directas do governo para s linhas editorais.
Mais do mesmo, propaganda barata às elites que este senhor do MAI mandou criar em 2005, e que agora condecora em 2010.
Pior , no Telejornal do dia 21 de Agosto, no Jornal da tarde da RTP assistimos a outro ataque aos bombeiros, e fomos brindados com mais propaganda aos gip’s e feb’s, com acção em directo e tudo do geres.
No minuto 11.10, o senhor João Fernando Ramos, saísse com a seguinte expressão:
“ Para alem das brigadas profissiosnais, gip’s e canarinhos, há os bombeiros voluntários”
Então pergunto eu, nos bombeiros ditos voluntários não há EIP, que são brigadas profissionais, e os homens das ECIN em que é que são menos que os gip’s ou os feb’s.
Que vergonha.
Ao minuto 37.45 assistimos a uns minutos de autentica propaganda barata a gip’s e feb, com intervenção dos gip’s e tudo.
Só mesmo vendo é que se pode constatar que isto é concertado, são ordens do governo, e não tenho duvidas do senhor do MAI para fazer a apologia dos Gip’s e Feb, passando para população a ideia que os bombeiros são uns amadores impreparados.
Vejam aqui o vídeo:
http://ww1.rtp.pt/multimedia/progVideo. ... dpod=43542Isto é prova provada que há uma conspiração contra os bombeiros lançada em 2005 e que visa acabar com eles, e em primeiro lugar retirá-los do combate aos fogos florestais, eu já acordei há muito tempo, estão a trabalhar no sentido de acabar com os bombeiros em Portugal, e de acabar também com Portugal como pais independente.
Não duvidem.
No meio disto tudo os militares da GNR, que eu muito prezo, podem muito bem estar a ser vitimas e peões sem se aperceberam de uma jogada politica mafiosa que visa uniformizar o combate aos fogos em Portugal e Espanha.
Deviam parar para reflectir.
Cumprimentos.