SarajevoA Jerusalém da EuropaPreparação da viagem:No meu objectivo de conhecer as capitais europeias comecei a planear uma viagem às capitais dos países que surgiram com a sangrenta separação da Jugoslávia. Surgiu assim o plano de visitar Sarajevo, a capital da Bósnia Herzegovina.
Escolhi visitar a ex-Jugoslávia em finais de junho, boas temperaturas e dias com bastante luz solar, tendo planeado as coisas de modo a estar em Sarajevo no dia 28/06/2014 precisamente 100 anos após o assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro, o Arquiduque Francisco Fernando, que deu origem à I Guerra Mundial.
Não recebendo voos de muitas origens, tive de pensar numa forma mais elaborada de chegar a Sarajevo tendo optado por um voo da Germanwings a partir de Colónia, tal como expliquei com mais detalhe aqui:
http://www.voltaomundo.net/forum/viewto ... 286&t=8371Em termos de duração da visita tracei, devo confessar, um plano demasiado ambicioso:
- Chegaria numa quinta-feira ao final da tarde
- Na sexta faria o passeio do Sarajevo Funky Tours a Srebrenica
- No sábado de manhã conhecia a cidade e assistia às cerimónias evocativas do assassinato de Franz Ferdinand e da parte da tarde faria o passeio do Cerco a Sarajevo.
- Domingo às 11h00 partia rumo ao Montenegro.
Era um plano muito ambicioso e que deixava pouco tempo para a cidade. Depois fui informado pela agência Sarajevo Funky Tours que por questões de "logística e quórum" não iriam realizar o tour a Srebrenica naquela sexta. Alterei os meus planos e acabei por organizar assim os meus dias passados em Sarajevo:
- Sexta de manhã tour Cerco a Sarajevo
- Sexta à tarde visita à cidade
- Sábado de manhã assistir às cerimónias evocativas do assassinato de Franz Ferdinand
- Sábado à tarde visita à cidade
Desta forma fiquei com bastante tempo livre para conhecer e desfrutar da capital da Bósnia. Quanto a Srebrenica (ver:
http://en.wikipedia.org/wiki/Srebrenica ... e_Memorial ) ficarão para uma outra ocasião ...
A visita:Quinta-feira, 26/06/2014Cheguei ao aeroporto de Sarajevo ao final da tarde e como este aeroporto não tem transportes públicos para o centro da cidade (lobby dos taxistas ?) caminhei 5/10 minutos até chegar a uma zona servida de transportes para o centro. O primeiro impacto com Sarajevo é que é uma cidade pobre para padrões europeus e que ainda apresenta marcas da guerra da independência aqui travada entre 1992 e 1995.
Foi debaixo de uma chuva miudinha e com a noite a cair que cheguei ao meu alojamento no centro de Sarajevo. Depois de deixar a mala no quarto fui comer alguma coisa à parte histórica, a Stari Grad. Estava feito o dia ...
Sexta-feira, 27/06/2014Depois do pequeno almoço esperei à porta do hotel pelo Skender, o guia da Sarajevo Funky Tours, para fazermos o passeio "Sarajevo Sieje" (ver:
http://www.sarajevofunkytours.com/en/to ... -incl.html ) que faz-nos recuar ao inicio da década de 90 altura em que a cidade estava cercada pelas forças sérvias.
O guia começou por fazer uma introdução histórica à guerra da Bósnia e ao cerco a Sarajevo, passamos por alguns lugares marcantes dos combates e a primeira paragem seria no Túnel de Guerra.
O museu do Túnel de Guerra

Este museu é agora uma das principais atrações turísticas de Sarajevo. No fundo é uma casa onde começava/terminava o túnel que passava pela pista do aeroporto e que permitiu quebrar o cerco que as forças sérvias impuseram à capital da Bósnia. Através deste túnel foi possível aos Bósnios abastecer o centro de Sarajevo de armas e mantimentos provenientes dos territórios não ocupados pelo exército sérvio. Aqui podemos ver alguns vídeos da recente guerra, objetos relacionados com o conflito e caminhar em cerca de 25 metros do túnel.
O túnel propriamente dito:

O passeio prosseguiu para as montanhas onde, para além da bonita vista sobre a cidade, visitamos mais uns palcos do cerco a Sarajevo, o mais longo cerco da era moderna e que vitimou 11541 pessoas. Por fim visitamos o Bobsleigh dos Jogos Olímpicos de Inverno aqui disputados em 1984. E pensar que dez anos depois a cidade estava mergulhada numa violenta guerra ...
As montanhas que serviram para combates entre bósnios e sérvios:
Um antigo hotel que serviu de quartel às forças sérvias:

Uma alusão ao massacre de Srebrenica:

O bobsleigh dos JO de inverno de 1984:

O tour terminou pela hora do almoço. Fui almoçar na parte antiga antiga da cidade. Comi num turístico restaurante da zona e paguei menos de 15€. O custo de vida é muito baixo para padrões europeus. Com bastante tempo livre para a visita a Sarajevo fui a pé até ao Museu Nacional, passando pelo parlamento bósnio e outros lugares marcantes da cidade e da guerra dos anos 90. Nessa tarde comprei antecipadamente o bilhete de autocarro para a ligação ao Montenegro dois dias depois.
Baščaršija, o coração da parte antiga da cidade:

Stari Grad, o centro histórico:

A forte presença muçulmana:

A mesquita Gazi Husrev-beg:




A principal mesquita da cidade, num país (também) muçulmano:

Artesanato, é notória a influência turca:


A catedral católica, prova da diversidade religiosa da cidade:

Alguns edifícios:


Em alguns prédios ainda são visíveis as marcas do confronto:

A homenagem às vitimas do bombardeamento do mercado municipal:

A homenagem às vitimas que esperavam na fila do pão:

Memorial às crianças vitimas da guerra:

As marcas da queda de uma bomba na avenida que ficou conhecida como a "Sniper Alley":

O parlamento bósnio, também ele vitima dos conflitos da década de 90:
No Museu Nacional pude ver uma exposição sobre a guerra da Bósnia. Imagens de Sarajevo durante a guerra (1992-1995) e nos dias de hoje, as atrocidades que foram cometidas e os julgamentos dos arguidos por crimes de guerra no TPI em Haia. Havia também uma exposição sobre o Século XX na cidade, a importância desta no conflito da I Guerra Mundial e umas fotografias sobre a "Titostalgie", a saudades que muitos sentem dos grandiosos tempos da ex-Jugoslávia.
A exposição no Museu Nacional, as vozes das vitimas:

O processo de julgamento dos indiciados por crimes de guerra:

A história em Sarajevo:

Fui para o hotel descansar um pouco e à noite dediquei-me à descoberta do Burek, um dos pratos tradicionais da culinária bósnia onde se percebe, uma vez mais, a influência da secular ocupação turca/otomana.
Alguns edifícios mais imponentes na margem do rio Miljacka:



Uma refeição de Burek:
Sábado, 28/06/2014Um curto passeio nas margens do Miljacka, o rio que passa em Sarajevo, e às 11h00 assisti à cerimónias do assassinato do herdeiro do trono Austro-Húngaro, Francisco Fernando e que daria origem à I Guerra Mundial. Exatamente um século depois estava num dos lugares marcantes da história moderna.
A esquina onde aconteceu o assassinato e a história mudou para sempre:

A Ponte Latina, que fez parte do trajeto do Arquiduque:

A placa evocativa:

A reconstituição histórica, a data merecia algo mais marcante:


A Câmara Municipal, onde naquela noite tocou a Orquestra Metropolita de Viena:

Infelizmente as autoridades da Bósnia e da República Sprska, as duas entidades do país, mostraram mais um desentendimento e acabaram por não fazer nenhuma cerimónia digna desse nome. A UE concedeu uma verba de 2 milhões de euros para o evento e o que se viu foi um concerto no edifício da Câmara Municipal e uma pequena reconstituição histórica a cargo do município de Sarajevo. Noutros países e noutras circunstâncias a data teria sido recordada de forma mais marcante.
Saí da Bósnia com uma certa preocupação acerca do futuro do país. É certo que a guerra terminou há quase 20 anos, mas o que saiu dos tratados de paz com a divisão em duas entidades está a bloquear o desenvolvimento do país. Acredito que com a divisão em três, sendo a terceira entidade a Bósnia Croata na região de Mostar o resultado seria ainda pior. A economia não cresce, o desemprego supera os 40%, a corrupção existe, a burocracia é elevada e a divisão em cantões tem um elevado peso no aparelho do estado. Vamos ver o que o futuro reserva a estas gentes ...
Depois do almoço, fui até ao memorial Kovaci um dos grandes cemitérios que ocupam as colinas de Sarajevo. Aqui estão sepultados centenas de combatentes muçulmanos. Subi ao topo da colina para uma vista da cidade.
O enorme cemitério militar bósnio de Kovaci:



A meio da tarde fui ver a exposição fotográfica «Srebrenica Gallery 11/07/95» acerca do massacre de 8373 homens muçulmanos pelas forças sérvias do general Ratko Mladic. Situada num andar de um prédio mostra fotografias e vídeos sobre o pior massacre cometido na Europa na segunda metade do Século XX.
A exposição fotográfica sobre o massacre de Srebrenica:

No resto da tarde aproveitei para descansar um pouco, afinal estava de férias, e assisti a uma partida do mundial de futebol na televisão. À noite fui jantar ao Buregdzinica Bosna situado na Stari Grad, seguindo uma indicação do Trip Advisor (ver:
http://www.tripadvisor.com.br/Restauran ... anton.html ), e comi outra vez os tradicionais Bureks.
Domingo, 29/06/2014Apenas tomar o pequeno almoço e fui de elétrico até ao terminal rodoviário, situado junto à estação ferroviária, para iniciar às 11h00 a viagem para Herceg Novi no Montenegro. A música «Sarajevo» dos UHF composta como grito de alerta sobre a sofrida cidade acompanhou-me na despedida da capital bósnia.
Links:Saber mais Sarajevo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/SarajevoSaber mais Bósnia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/B%C3%B3snia_e_HerzegovinaTurismo:
http://www.sarajevo-tourism.com/eng/Turismo:
http://www.bhtourism.ba/eng/sarajevothecity.wbspAeroporto:
http://www.sarajevo-airport.ba/?lang=engResumo:
Situada num vale e rodeada de montanhas Sarajevo conta com várias influências. A sua parte histórica faz-nos transportar para uma cidade turca. A arquitetura, a comida, as mesquitas dão-lhe um toque exótico em plena Europa. Depois temos também símbolos e igrejas cristãs e ortodoxas. Todo este mosaico étnico e religioso esteve na origem de uma sangrenta guerra aqui travada entre 1992 e 1995 e que ainda marca a cidade. Não sendo a mais bela das cidades europeias, Sarajevo, por tudo o que acima escrevi, merece uma visita.Cumprimentos,
Jopeg