O Sr está a falar de alto de certeza.
1.76 metros.
O 308 ainda continua a ser a munição mais polivalente e mais estudada para uma arma de precisão. Se o Sr experimentasse ía perceber...
Uiii, no meu tempo só se fosse Precursor, e confesso que claramente não tenho capacidade para isso, é que a instrução deles é topo (apesar de poucas pessoas sequer terem ouvido falar dos militares/unidade em questão). Cheguei a pegar numa Accuracy, sentir-lhe as "carnes", falei com o Auxiliar de Precursor que era Sniper e entre meias verdades e ment...fantasias, deu para perceber que essa função não é para meninos. Dúvido que tenha capacidade para ser uma coisa como a outra.
O 338 é muito caro e nao se justifica a nao ser dos 1200 para a frente. Eu tambem gosto muito mas temos de ser realistas!!.
A questão é que tudo isto é uma fantasia, é um cenário que criamos para debater sobre algo, porque a defesa em Portugal está uma miséria.
O 308 para um sniper normal serve perfeitamente e está farto eliminar gente nos últimos 10 anos. Até aos 800 é um mimo e até aos 1000 ainda bomba bem.
Se todos podiam ter 338, pois podiam, mas a bala é grande e pesada, a arma a mesma coisa, leva menos, nao há versões semi-automáticas, etc e volto a dizer a a munição é caríssima. Estamos a falar de cerca de 5€ o disparo!!
Sabe mais do que eu, já que eu não faço menor idéia do custo das munições, mas fiquei com a impressão que as munições "XPTO" que as Accuracy usam também são um pouco para o caro. E pelo que eu tenho lido são já muitas as Forças Armadas que têm adquirido espingardas para os seus snipers em 338.
Para isso tínhamos o 300wim mag que é brutal até ali aos 1200 e é bem mais barata.
Mais uma informação que desconhecia já que este tipo de coisas nunca foi o meu forte. Já agora salvo erro a FOEsp tinha adquirido no ano passado novos Accuracy AW, mas desta com outra munição. Seria o 300 win magnum ou o 338 Lapua magnum?
Parece-me que para equiparmos snipers no seio do exercito uma arma simples em 308 é o perfeito. As mausers vinham nos múltiplas as forcas de certeza.
Primeiro teriamos de ter pelo menos um CEME com vontade de ter mais snipers no Exército e não apenas uma mão cheia na BrigRR, depois teriamos de ter mais cursos no CTOE para dar razão à necessidade de formar mais militares nesse curso, depois teriamos de ter alguém que se lembra-se de fazer algo com as mauser em vez de adquirir mais material à Accuracy Internacional.
Os Snipers são algo fundamental no campo de guerra actual e já o são à décadas, infelizmente enquanto não houver necessidade de mais snipers que a BrigRR tem no seu seio para as missões internacionais (e quando digo BrigRR, estou a referir-me à FOEsp), nada feito. É a velha mentalidade das quintas...e cada um defende a sua o melhor que pode, mesmo que vá lixar o colectivo.