Estava a falar com um meu conhecido acerca do que tinhamos à mais de 10 anos atrás em contraste com o que se usa agora e ele falou-me de "war belts". Eu nunca tinha ouvido falar disso e pensei nos antigos cinturões.

Depois ele disse-me que já havia pelo menos uma unidade em Portugal que os seus integrantes usam "war belts" com porta placas.
Para mim os war belts fazem todo o sentido. Eu falo frequentemente com um veterano da Guerra do Ultramar e segundo ele, quando iam para uma missão eles levavam bem mais do que os carregadores que o pessoal leva no colete tático. Estamos a falar de uma pessoa que foi promovida por mérito, por isso tem obrigação de saber o que fala.
Na minha perspectiva, um war belt é uma simples recriação do velhinho cinturão, agora com muito mais conforto e com outras possibilidades. Sendo assim penso que faz todo o sentido que se use as duas coisas de forma a distribuir melhor o material (porta carregadores, porta granadas, material de transmissões,
kit de socorrismo, etc).
Também posso ser apenas eu, mas por vezes quando estou a ver videos no youtube e vejo fulanos com os porta placas cheios de tralha faz-me alguma confusão, afinal eles querem um porta placas ou um colete tático?!
Na minha perspectiva um porta placas é mais pequeno que um colete tático/balistico, podendo levar algum material, mas deixando o que é mais volumoso para os war belts. Nunca fiz queda na máscara com esse material, mas imagino que um militar com um simples porta placas e um war belt com o material divido entre estes dois iténs, consiga rastejar e fazer fogo deitado de uma forma mais confortável do que com um colete daqueles muito volumosos que foram adquiridos para os Comandos no Afeganistão.
Mas isto são apenas divagações de um civil.
PS: "war belt" numa tradução possível chamar-se-ia de cinturão tático?