Será que temos dimensão para termos uma fábrica a construir armamento em Portugal?
Não, não temos, nem a questão deve ser sobre a viabilidade económica da coisa. Para mais, como não existe SMO, parte-se do principio que não será necessária um grande numero de armas, quer para os activos, quer como reserva de guerra. A criação e manutenção de uma industria deste tipo em Portugal teria a ver com uma questão de independencia e capacidade autonoma e nunca como uma coisa para dar dinheiro. Independencia e autonomia não são de borla, (nem a saúde, nem a justiça, nem a educação, já que se fala nisso).
AK… não interessa o modelo, é uma AK (fiável como poucas)! Para os Páras não seria assim uma grande diferença, teria é que ser em 5.56x45mm (SS-109) e em 7.62x51mm.
As série 100 têm versões em 5.56. Em 7.62 creio que não.
O problema é nunca ninguém tinha feito testes como deve ser à g36!!
E pelos vistos so agora com algumas situações de combate real se conseguiram aperceber!
ACADO, há coisas que tu escreves que me levam a pensar se não estás a trollar. Ou então o resto do mundo é composto de estupidos.
Uma ar-15 normal, bem mantida, tem fiabilidade mais que suficiente para a Infantaria regular. As canadianas nao sei q nunca usei! Mas é de lembrar que os exércitos europeus dão muito, mas muito menos tiro que o Americano!! Até o próprio SAS tem um nível de treino de tiro bem diferente!
Pois tem, treinam tanto, mas tanto que fiquei siderado com a disciplina de fogo deles nos diversos exercicios e operações conjuntas. Para não falar da eficácia que é despejar munição a montes para...... todo o lado, inclusive para de onde não havia IN nenhum. Muito "trigger happy" essa malta e os fabricantes agradecem :roll:
AR 15 e fiabilidade..... já agora, qual é o movimento que um operador desse ferro mais vezes faz? Uma pista, youtube ajuda. :lol: :lol: )
Se poe isso nesses termos entao o resto do mundo é composto de estúpidos! Se disparassem qualquer coisa percebiam os defeitos da arma. Ja escrevi demasiadas vezes sobre isso e só nao percebe quem nao quer. Ja tive duas armas destas pessoais, ja treinei com mais umas quantas e sem muito bem os problemas que têm.
Se me apresentar uma pessoa que tenha feito um exercício com fogo intenso e que depois tenha ido ver se arma esta afectada na sua pontaria, dou-lhe um prémio!! Ja falei com militares de todo o lado, de unidades importantes, nem um único, nem ca em Portugal, nem na Alemanha, nem em lado nenhum. Ninguém fez isso até aparecerem estes relatos.
Quanto à disciplina de fogo dos Americanos não sei sequer como compara tropas em combate com tropas que nao combatem! Comparar Portugueses com Amerianos é como comparar um miúdo q bate punhet@s com um actor porno!!
Meu caro, ainda em Março estive em Fort Bragg e ao deslocar-me para um carreira de tiro, parei de contar carreiras na 62!! Um Americano faz mais tiro num ano que uma companhia inteira Portuguesa! Ha Majores a combater no Afeganistão a acertar na cabeca de Talibans!! Nao compare o que nao tem comparação so porque os Americanos com quem treinou nao chegavam as suas expectativas...
Quanto ao vídeo do YouTube, também ja escrevi sobre isso!! Quem muitos vídeos do YouTube vê e pouco treina nao deve falar muito.
Ja tive três ar15 pessoais desde 2005, mais as dezenas que me passaram pelas mãos! Agora nao tenho menhuma porque estou à espera de uma Rec7, por isso acho que sei bem do que estou a falar. Também ja treinei o suficiente com ar15 de pistão (desde 2007 quando ainda quase ninguém sabia o isso ia ser) para saber o que digo.
Claro que prefiro a fiabilidade da Kalashnikov ( que nem tem conta quantas me passaram pelas mãos) ou da barret rec7. Por isso encomendei uma.
Mas pesando tudo acho que podemos nos comprometer com um desenho como a Ar15 para o nosso Exercito! Se o dinheiro fosse ilimitado, venha então o melhor...
A Ar10 é so porque são melhores, o desenho era igual e assim o treino era mais fácil! Mas sim, nao tem lógica gastar dinheiro nisso enquanto existirem G3 boas!! Talvez mandar fazer um carregador de polímero que nao de tanto problema como os de metal da HK
E sim, cancros como a Távor ou Steyer é que nao...