Armas de Fogo Ligeiras e seus Acessórios

• 2391 Respostas
  • 638006 Visualizações
*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +32/-64
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Armas de Fogo Ligeiras e seus Acessórios
« Responder #1290 em: Agosto 02, 2013, 08:52:22 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu não quero meter-me no debate (especialmente porque está a ser bastante interessante), mas há uma coisa que falha na tua linha de pensamento ACADO. Tu estás a dizer as coisas de acordo com a tua experiência pessoal, mas estes militares em questão foram habituados a fazerem progressões no terreno desta forma desde a recruta. Quando uma pessoa mecaniza um determinado movimento, isso torna-se algo natural e nem se pensa quando se está a fazer.

Cabeça, eu sei perfeitamente o q são criar automatismos. Mas para isso é preciso treinar...
E o que vídeo deixe transparecer muito bem é que estes rapazes têm muito pouco treino! Tudo é forçado!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • Recebeu: 4265 vez(es)
  • Enviou: 3013 vez(es)
  • +3127/-4570
« Responder #1291 em: Agosto 03, 2013, 10:42:47 am »
Os fomandos eram tanto contractados como do QP. Os que têm menos tempo de tropa têm obrigação de terem no minimo dos minimos uns 9 meses de instrução em cima. Eu não sei como é dada a "formação" (mas que nome mais gay para definir intrução militar), no entanto posso dizer-te que eu só fiz queda na máscara sem mochila na primeira vez que fiz, de todas as outras vezes foi com mochila, progressões, rastejar, reptar, tudo o que envolve-se arranhar fiz mais do que alguma vez imaginei que fosse possível (ex: todas as noites da minha semana de campo na recruta foram passadas a fazer isso mesmo, com os graduados a fazerem tiro a simular ataques do IN, ataques de um outro pelotão ao nosso e vice-versa, tentativas para roubar as nossas meninas dos graduados, etc). Ora se eu fui um mero praça, imagina o que esta rapaziada que é da classe de Sargentos e Oficiais, fez e passou.

Deixo-te um video que talvez aches interessante (especialmente a partir dos 07.45 min.).

A partir dos 02.30 min.:

Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

saojorgexercito

• Perito
  • **
  • 347
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 33 vez(es)
  • +1/-0
« Responder #1292 em: Agosto 03, 2013, 06:29:03 pm »
Citação de: "ACADO"

Se for com uma mG das nossas ainda percebo a transportem dessa maneira.
Agora com outro tipo de arma nao consigo encontrar vantagens! Mas talvez seja por em Portugal nao estar precunizado um correcto uso de bandoleras. Assim talvez por eu usar uma bandoleira de jeito que me permite fazer um patrulha extensa sempre com a arma pronta a levar ao ombro rapidamente, nao consiga sequer entender técnica antiga.
De facto a bandoleira original da G-3 não foi concebida para fins táctico, embora recentemente tenham sido feitos alguns "desenrascanços" à portuguesa ou alguns carolas largam do seu bolso dinheiro para bandoleiras tácticas.

Quando diz que com o cansaço a arma começa a apontar para cima, isso só acontece com a G3 ou acontece-lhe com outras armas longas? Galil, Sig, G36, etc?

Só posso falar pela G3 porque nunca experimentei a Galil e a G36 no caso que referi.
Pergunto isto porque as vezes comparamos técnicas a treinar! E depois de ver uns filmes de LRRP no vietnam eles treinavam assim também. Decidimos fazer um estudo e pusemos as m16 a cintura e testamos em varias situações. Os tiros saiam quase todos nas pernas e depois é que os começávamos a guiar até ao tronco. Mas isto feito num alvo metálico é fácil, agora num pessoa onde quase nunca se vê onde se acerta é outra história. E dai eu dizer q os tiros saiam baixos.
A situação que descrevi acontecia após muitas horas de deslocamento e muito cansaço no corpo. Isto é, o braço esquerdo começa a descair até à sua extensão máxima e o mesmo acontece com o braço (direito) cuja mão empunha a arma, sendo que esta descai a um nivel inferior do punho esquerdo, dai o cano levantar.

Outra coisa é q em deslocações para nao apontarmos uns aos outros os canos vão sempre a apontar baixo sem ser o batedor da frente!!
E as outras coisas já referidas q se faz muito melhor do ombro.
Rapidamente pusemos a técnica de lado e percebemos porque foi abandonada à anos.
Nao deixou de ser extremamente divertido.
.

Obviamente que no deslocamento em coluna, com exepção do atirador que segue à cabeça, a arma vai apontada para um sector de tiro prependicular à coluna.
Quanto ao deslocamento, tem o seu ponto de vista a maneira como fala! Mas nao enquadrado no contacto! A partir do momento que há fogo isso deixou de servir!e entao nao enquadrado no que se vê no vídeo! O sr esta a falar de uma coisa que nao é o q o rapaz corcunda esta a fazer no vídeo! Ele esta a dar uns passos, da 2 tiros, da mais dois passos, mais dois tiros. E todo enrolado que aquilo nao tem sequer contexto enquadravel! A nao ser q o rapaz tenha algum problema físico.
Atenção! O rapaz se estiver a por os tiros todos lá no alvo!! Quero lá saber se ele esta torto! Agora forcar as pessoas a assumir este tipo de postura a disparar é q esta errado! Deve ser uma coisa mais natural e portanto confortável que permita executar todas as manobras de combate sem estar demasiado preocupado na postura.

Obviamente que no contacto outra música tem que ser dançada.

O clip que o Cabeça de Martelo postou dos comandos (não vi o dos páras porque era muito grande), apesar de ser para efeitos de propaganda, demonstra a técnica que descrevi.

Não é visivel no fime mas sempre usei a bandoleira esticada a passar pela chapa de couçe para facilmente a esticar e colocar a G-3 a tira-dorso se necessário (i.e. transporte de feridos ou outro trabalho manual, trepar, etc.). Obviamente que uma bandoleira táctica simplificava o assunto.
As Forças Armadas são o espelho da Nação ... e da visão de quem a governa.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1293 em: Agosto 04, 2013, 12:56:39 pm »
Os fomandos eram tanto contractados como do QP. Os que têm menos tempo de tropa têm obrigação de terem no minimo dos minimos uns 9 meses de instrução em cima. Eu não sei como é dada a "formação" (mas que nome mais *** para definir intrução militar), no entanto posso dizer-te que eu só fiz queda na máscara sem mochila na primeira vez que fiz, de todas as outras vezes foi com mochila, progressões, rastejar, reptar, tudo o que envolve-se arranhar fiz mais do que alguma vez imaginei que fosse possível (ex: todas as noites da minha semana de campo na recruta foram passadas a fazer isso mesmo, com os graduados a fazerem tiro a simular ataques do IN, ataques de um outro pelotão ao nosso e vice-versa, tentativas para roubar as nossas meninas dos graduados, etc). Ora se eu fui um mero praça, imagina o que esta rapaziada que é da classe de Sargentos e Oficiais, fez e passou.

Deixo-te um video que talvez aches interessante (especialmente a partir dos 07.45 min.).

A partir dos 02.30 min.:

Martelo, os vídeos são sem duvida um objecto de estudo que todos devemos usar e a nossa história um motivo de orgulho.
No entanto algumas destas técnicas já estão desactualizadas e embora se tenham absorvido certas partes como o deslocamento  lento em vegetação densa, as técnicas de assalto ou de ruptura de combate já evoluíram demasiado. Se a arma tiver de ir numa posição por causa da deslocação  e tivermos de efectuar disparos dessa posição, ok, temos é de nos safar! Agora preconizar a movimentação com a arma à cintura nao posso concordar!! É demasiado impreciso e torna-se um desperdício das poucas munições que o soldado Português transporta! No segundo vídeo ve-se bem eles a passarem pelas cubatas e mandarem 2 ou 3 tiros para o nada sem saberem onde ou se acertam e seguirem!!

Esta Malta tem todo o valor do mundo e fez tanto com tão pouco! Mas ainda andamos a viver dessa memória mas pioraram a instrução em relação a essa altura!!
Eu gostei mais de ver o treino nestes seus vídeos do que o treino dos instrutores de tiro dos comandos actuais! Até a maneira como agarram nas armas é mais natural! A Malta de agora parece q tem medo das próprias armas!

Quanto ao arranhar, isso é importante, mas nao se esqueça que pode ser o soldado com melhor preparação física do mundo, mas se nao souber usar a arma em toda a sua extinção do combate nao vai conseguir ser eficaz!! E em Portugal, os nossos soldados nao sabem entender sequer o que podem fazer com a sua arma! Há uma falta de conhecimentos no que toca ao uso de armas ligeiras que é assustador! E essa é a base de qualquer forca armada...
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "

*

Luso

• Investigador
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1079/-10657
« Responder #1294 em: Agosto 04, 2013, 11:17:58 pm »
Há uma falta de conhecimentos no que toca ao uso de armas ligeiras que é assustador! E essa é a base de qualquer forca armada...

E ainda bem que assim é, porque não são as "nossas" forças armadas. Vê se acordas de vez.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #1295 em: Agosto 06, 2013, 10:52:10 am »
Luso, aqui está-se a debater outras coisas, essa questão por muito pertinente que seja, não deixa de ser um pouco off-topic. Não sei se foi contigo, mas ainda à uns tempos estive a debater as semelhanças dos dias de hoje com 1580. Sempre tive uma certa curiosidade (talvez mórbida) de saber o que os Portugueses que viviam nessa altura sentiram ao serem dominados por um soberano estrangeiro (apesar de manterem um governo de gestão), e agora sei. Quando isto rebentar como em 1640, vamos precisar de militares experientes, altamente motivados para dar volta por cima. Se duvido que a minha tropa exista da mesma forma que agora daqui a uns anos, também duvido que as Forças Armadas Portuguesas existam da mesma forma que agora daqui a outros tantos anos.

Sabes o que conseguiste? Que entra-se em off-topic. :lol:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #1296 em: Agosto 06, 2013, 11:17:12 am »
ACADO sabes o que tínhamos antes da Guerra do Ultramar? Um Exército enorme e conservador. A minha Tropa teve que ser criada no seio da FAP porque as cabecinhas pensadoras no Exército eram contra a criação de elites no seu seio. :roll:

Foi a guerra que veio a mudar isso tudo, porque há uma realidade que infelizmente não podemos escapar, em tempos de paz e estabilidade, as Forças Armadas historicamente definham. O que temos agora está bem bom se compararmos com outros momentos da nossa história.

Se podemos melhorar a forma com seleccionamos e formamos os nossos militares? Sem dúvida!

Na minha tropa havia (há?) um projecto que era tornar a ETP num centro de excelência da OTAN (NATO Airborne and Airmobility Center of Excelence) e para isso foi levantado uma lista de meios que teriam de ser criados nessa unidade de forma a levar a cabo esse projecto. Que eu saiba, nenhum desses meios foi construído/comprado até agora e duvido que o seja nos próximos anos. E de quem é a culpa? Os vários Comandantes da ETP e da BrigRR sempre foram a favor da criação do dito Centro, mas se é verdade o que contaram-me e que 1/3 dos saltos que os nossos militares fazem é de aviões estrangeiros, já se está a ver que não há dinheiro para empreender tal projecto.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #1297 em: Agosto 06, 2013, 11:18:34 am »
saojorgexercito, quando poder veja o video que vê-se muita coisa. :wink:

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1298 em: Agosto 06, 2013, 03:31:03 pm »
ACADO sabes o que tínhamos antes da Guerra do Ultramar? Um Exército enorme e conservador. A minha Tropa teve que ser criada no seio da FAP porque as cabecinhas pensadoras no Exército eram contra a criação de elites no seu seio. :roll:

Foi a guerra que veio a mudar isso tudo, porque há uma realidade que infelizmente não podemos escapar, em tempos de paz e estabilidade, as Forças Armadas historicamente definham. O que temos agora está bem bom se compararmos com outros momentos da nossa história.

Se podemos melhorar a forma com seleccionamos e formamos os nossos militares? Sem dúvida!

Na minha tropa havia (há?) um projecto que era tornar a ETP num centro de excelência da OTAN (NATO Airborne and Airmobility Center of Excelence) e para isso foi levantado uma lista de meios que teriam de ser criados nessa unidade de forma a levar a cabo esse projecto. Que eu saiba, nenhum desses meios foi construído/comprado até agora e duvido que o seja nos próximos anos. E de quem é a culpa? Os vários Comandantes da ETP e da BrigRR sempre foram a favor da criação do dito Centro, mas se é verdade o que contaram-me e que 1/3 dos saltos que os nossos militares fazem é de aviões estrangeiros, já se está a ver que não há dinheiro para empreender tal projecto.

O treino com armas ligeiras nao requer esses gastos todos!!
Isto vai lhe doer, mas saltar de paraquedas é uma coisa relativamente simples.
Combate é uma coisa que requer treino constante... Com a gasolina q se gasta num salto pode-se por todos os paraquediatas a dar umas centenas de tiros!!
Um paraquediata na segunda guerra deve ter saltado uma unica vez para depois passar o resto da guerra aos tiros ao inimigo!!

Eu prefiro ter uma infantaria altamente bem treinada para combate e q até sabe saltar de paraquedas!! Do que paraquediatas super qualificados em saltos mas que depois mal sabem fazer movimentações de combate.

Assim como com os comandos! Prefiro ter Comandos altamente qualificados em acção directa do que comandos super fortes, com alta preparação física mas que depois nao sabem executar um assalto a uma posição com rapidez e eficiência.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #1299 em: Agosto 06, 2013, 04:53:13 pm »
Combate é uma coisa que requer treino constante... Com a gasolina q se gasta num salto pode-se por todos os paraquediatas a dar umas centenas de tiros!!
Um paraquediata na segunda guerra deve ter saltado uma unica vez para depois passar o resto da guerra aos tiros ao inimigo!!

Eu prefiro ter uma infantaria altamente bem treinada para combate e q até sabe saltar de paraquedas!! Do que paraquediatas super qualificados em saltos mas que depois mal sabem fazer movimentações de combate.

O problema ACADO, é que os saltos que se fazem são os minimos para manter as qualificações e mais nada. Pára-quedistas com carradas de saltos só mesmo na Companhia de Precursores e porque têm SOGAs.

O problema ACADO, é que se não fosse as missões no estrangeiro os nossos militares da Arma de Infantaria, pouco treino fariam sem ser os exercicios normais. Comparar o treino operacional que havia no tempo da FAP com o de agora chega a ser insultuoso para os mais antigos. Eles pouco tempo passavam na unidade, era mato e mais mato, só assim é que se conseguia os altissimos níveis de operacionalidade e prontidão. Hoje em dia andamos a brincar às Tropas Especiais/Infantaria.

Não há dinheiro nem para as coisas mais simples! :evil:

Assim como com os comandos! Prefiro ter Comandos altamente qualificados em acção directa do que comandos super fortes, com alta preparação física mas que depois nao sabem executar um assalto a uma posição com rapidez e eficiência.

Eles, dizem que o são.

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1300 em: Agosto 06, 2013, 05:48:35 pm »

O problema ACADO, é que os saltos que se fazem são os minimos para manter as qualificações e mais nada. Pára-quedistas com carradas de saltos só mesmo na Companhia de Precursores e porque têm SOGAs.

O problema ACADO, é que se não fosse as missões no estrangeiro os nossos militares da Arma de Infantaria, pouco treino fariam sem ser os exercicios normais. Comparar o treino operacional que havia no tempo da FAP com o de agora chega a ser insultuoso para os mais antigos. Eles pouco tempo passavam na unidade, era mato e mais mato, só assim é que se conseguia os altissimos níveis de operacionalidade e prontidão. Hoje em dia andamos a brincar às Tropas Especiais/Infantaria.

Não há dinheiro nem para as coisas mais simples! :evil:

Eles, dizem que o são.

Eu também digo à minha mulher q sou o melhor q ela alguma vez ira conhecer...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #1301 em: Agosto 07, 2013, 09:55:01 am »
Como não possuo dados em concreto sobre as duas coisas, vou ter que acreditar que os Comandos são altamente qualificados em acção directa e que tu o melhor que ela alguma vez ira conhecer... :twisted:  :lol:

*

ACADO

• Investigador
  • 2588
  • +32/-64
« Responder #1302 em: Agosto 07, 2013, 01:36:09 pm »
Como não possuo dados em concreto sobre as duas coisas, vou ter que acreditar que os Comandos são altamente qualificados em acção directa e que tu o melhor que ela alguma vez ira conhecer... :twisted:  :lol:

Ahahah!!
Se tudo fosse assim tão simples...

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #1303 em: Agosto 07, 2013, 03:04:03 pm »
Eu desde à uns tempos atrás fiquei com alguma curiosidade acerca do 300 Blackout e pelos mesmos motivos do autor do texto do link que vou colocar abaixo. Será que é isso tudo?!

1000 yard shot with the 300 Blackout: A Tribute to John Noveske

:arrow: http://www.thebangswitch.com/1000-yard- ... -blackout/

Inacreditável!

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • +3127/-4570
« Responder #1304 em: Agosto 09, 2013, 05:21:09 pm »