Novos Coletes???

• 32 Respostas
  • 12238 Visualizações
*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
Novos Coletes???
« em: Agosto 17, 2009, 11:44:17 pm »
http://www.youtube.com/watch?v=O6Rh6L9KoAU

Caros foristas...estive a ver este vídeo sobre os Comandos Portugueses no Afeganistão e reparei que os coletes que estes militares estavam a utilizar já não eram a "antiga combinação" BlackHawk sobre o colete balístico...(que devia ser como o Liedson...levezinho :lol: ).

Pelo que consegui vizualisar.. parecem-me mais modernos e de estilo modular.

Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

Modelo utilizado? ... Se é apenas utilizado pelos Comandos no Afeganistão ou se virá a ser utilizado por outras Forças Nacionais Destacadas em outros Teatros de Operações?

Já tinha visto os mesmos coletes (se não estou em erro) numa página sobre os Fuzileiros...mas as imagens eram do Afeganistão e os militares envergavam o camuflado DPM (woodland) português..por isso não sei se seriam Fuzileiros..mas da fotografia também não conseguia perceber mais nada..e já não sei onde guardei isso.

Enfim..alguém sabe alguma coisa que possa partilhar? penso que ainda não há nenhuma referência a isto no fórum..se há peço desculpa.

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Agosto 19, 2009, 05:56:26 pm »
Ninguém???  :(

*

voador

• 218
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 19, 2009, 10:44:00 pm »
o colete foi adqurido em 2007 para a fnd isaf na altura a qrf,

é igual ao do goe mas c outra cor e as placas n sao ceramicas mas de fibra

possui passadeiras tipo sistema mole e as qrf dos comandos e dos paras usavam no a mesma por baixo do colete tactico modelo oe.

agora como so la estam as omlt e a fp é natural que n seja necessario usar o colete balistico, até pq se calhar ja teem os bolsos extra q na altura o exercito n comprou

*

sefr81

• Membro
  • *
  • 60
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 19, 2009, 11:17:27 pm »
Obrigado voador

Nestas imagens os Comandos não aparecem a utilizar o colete BlackHawk ... mas é visível a existência das bolsas (porta-carregadores e porta-rádio..pelo menos) que referiu na altura da aquisição ainda não existirem.

Uma vez que parece ter mais informação a respeito deste colete...gostaria de saber a sua opinião (e dos outros foristas também) em relação a esta aquisição. No seu entender é um passo em direcção à modernidade?? É uma melhor solução que a anteriormente utilizada? (que era apontada por muitos como extremamente pesada se comparada com as soluções dos nossos aliados).. Coloca-nos mais perto dos nossos parceiros NATO nesta matéria..ou foi uma má opção? Deixa a desejar? É possível colocar placas de cerâmica?

Obrigado pela informação.

Cumprimentos

*

lazaro

• 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 20, 2009, 12:02:28 pm »
O colete balistico está a equipar somente os militares da Force Protection (FP) das OMLT no Afeganistao.

No caso da FP e como a sua missão não prevê grandes deslocamentos a pé, o uso do colete balístico dispensa o colete táctico porque o primeiro está preparado para receber porta-carregadores e outros equipamentos (rádios, bolsas, etc).

Se uma operação exigir uma longa infiltração apeada, o uso do colete ainda causa bastante desgaste. No entanto, este colete balístico é mais leve e confere melhor protecção do que o anteriormente usado e que por sinal ainda é usado, por exemplo, na KFOR.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23640
  • Recebeu: 4394 vez(es)
  • Enviou: 3111 vez(es)
  • +3502/-4632
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 20, 2009, 12:25:10 pm »
E a UPF? Eles têm tudo do bom e do melhor.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

voador

• 218
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 20, 2009, 10:11:43 pm »
a minha opinião é baseada em ter usado o dito cujo durante alguns meses :lol:

Não são concavas e isso no que toca as mulheres ou ao pessoal mais gordito faz diferença mas aguenta se bem.

Se foram fornecidos bolsos como foi solicitado desde o inicio não é necessario usar o colete tactico em operações de curta duração e sobretudo dentro de veiculos como deve ser o caso da FP.

É um pouco dificil fazer tiro ajustado com o colete porque a arma tem tendencia a escorregar no ombro

Mais uma coisa, o colete permite colocar ou retirar acessorios com sistema de velcros nos braços, pescoço e no meio das pernas.

Mas realemente em relação ao outro é mt melhor

Quem o vendeu ao EP foi a empresa MILICIA

E mais não digo.....

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
colete.
« Responder #7 em: Agosto 20, 2009, 11:27:16 pm »
Voador, que achas do colete tactico BlackHawk standart do exército?

*

voador

• 218
  • +0/-0
colete tactico modelo black hawk
« Responder #8 em: Agosto 21, 2009, 12:22:07 pm »
A minha opinião é que o colete em questão é razoavel no que concerne a actividades para tropa montada ou envolvida em operaçoes de paz.

A prova é que o CTOE dispoe de outra versão que foi fornecida à ISAF que permite o transporte de muito mais material.

Porém, acho que o melhor sistema é o que foi recentemente adoptado pelo DAE, no que diz respeito a tropa que se desloca apeada e que normalmente actua em operaçoes de curta duração (3 a 5 dias).

Considero, no entanto que temos que caminhar para um sistema de colete balistico ligeiro tipo sistema MOLE dos US, ou equivalente, que confira alguma protecção mas que permita o transporte de equipamento.

É essa a tentaiva que foi feita com os coletes da ISAF, só que mm assim são incomodos para operações apeadas (demasiados volumosos) mas para a actual missão acho que cumprem.

O problema é que tem que se ver o conjunto e não as partes. Por exemplo no EP não existe uma mochila para operações de curta duração (tipo 24 horas), apenas a Vulcan da Bergaus, na BrigRR e a sua imitação da monte campo que é o que normalmente é fornecido.

Também não existem sistemas para acoplar os radios man pack (não estou a falar das normais bolsas de transporte) e as bolsas de medico e enfermeiro são as mesmas da guerra colonial.

Até o proprio tamanho dos equipamentos é abordado levianamente. por exemplo um colete balistico XL da KFOR é equivalente a um colete L da ISAF.

etc, etc, etc.

Ja respondi foi de mais, :) mas este é um assunto a que as chefias pouco ligam mm.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
brr
« Responder #9 em: Agosto 21, 2009, 12:44:08 pm »
obrigado pela explicação voador.

*

PerAstra

• 3
  • +0/-0
Coletes
« Responder #10 em: Agosto 23, 2009, 02:58:59 am »
Boas,

Na minha opinão os coletes balísticos que a milicia vendeu foram um barrete de todo o tamanho.

1. Construção do colete, onde está o alojamento para as bolsas para as placas laterais (contra projécteis perfurantes)?

2. Placas em polietileno NIJ Nivel IIIA? Pois bem param (mal) o 7,62x51mm mas o 5,56x45mm passa que nem manteiga. Se duvidam experimentem.

3. Onde páram as protecções dos braços, pescoço e pelvica?

4. Alguém testou convenientemente o colete e as placas antes de as entregarem à tropa ou foram comprados mais ou menos por catálogo?

5. Ouve algum concurso público para aquisição dos ditos coletes?

6. Quanto terão custado essas obras de arte? Como "serviam" para a Administração Interna servem bem para a tropa...

Continuem assim que vamos longe...isto só mostra o respeito que se tem para com os nossos soldados. Sejam sérios e parem de brincar com a vida da rapaziada.

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
colete.
« Responder #11 em: Agosto 23, 2009, 12:36:16 pm »
Se os coletes ballisticos referidos por ti não trazem protecções dos braços, pescoço e pelvica significa que as protecções adicionais não faziam parte dos requesitos da compra. Esses coletes andam/andaram por timor, bosnia, kosovo e libano onde a situação não exige protecção extrema. Como é obvio na ISAF a situação é outra e exigem outro tipo de coletes. Não vale a pena sobrecarregar o soldado sem necessidade.

PerAstra, entende que por vezes é necessario evitar concursos publicos pq atraves desse processo o fornecimento demora mais e a tropa que precisa urgentemente não pode estar dependente de burocracias.

Preferias que houvesse concurso publico para tudo? Ai sim podias afirmar que não respeitam os soldados, visto que não lhe dariam o material na hora H.

*

PerAstra

• 3
  • +0/-0
Colete
« Responder #12 em: Agosto 23, 2009, 02:54:48 pm »
tsahal obrigado pela resposta.

O colete em causa é teoricamente superior ao 1º colete balístico usado pelas FA, o que não é dificil pois esse colete nunca foi testado oficialmente (sei quem o testou e quais foram os resultados, mas isso são águas passadas). Sei do que falo e caso pretendam posso vos fornecer informações sobre alguns dos parâmetros de avaliação necessários à escolha dum colete balístico.

Posso afirmar categoricamente que o colete que os Comandos compraram é muito fraco para militares (e não só), No mercado existem óptimos coletes balísticos mas também existe muito chico esperto que se aproveita da falta de conhecimentos técnicos nesta área, pois os bons coletes custam muito dinheiro e as margens de lucro praticadas pelas empresas são muito menores, logo não interessa vender bom.

A prova mais visível tem a ver com o facto de alguém (milicia) ter dito e mostrado uma placa de polietileno com um tiro de 7,62 cravado, logo alguém assumiu que se parava um 7,62 parava o resto...nada mais errado, Ainda à malta crescidinha que acredita no Pai Natal. A maioria das forças destadas na ISAF usa espingardas 5,56, no caso de se engarem e escolherem o alvo errado, p.e., um Português a "famosa" placa leve só lá está a fazer volume, mais até podem juntar duas placas dessas que o 5,56 fura-as nas calmas, é por isso que vos digo que andam a enganar o pessoal pois pensam que estão minimamente protegidos mas tal não corresponde à verdade (piscologicamente deve funcionar pois ninguém se queixa até porque nenhum militar nosso foi, felizmente, atingido). A responsabilidade é das chefias pois cabe-lhes a eles a salvaguarda e protecção dos seus subordinado, se não sabem perguntem a quem sabe destas coisas.

tsahal, podia mas não vou falar mais sobre este assunto, só quero é chamar a atenção para esta temática e sobre o bando de charlatões que graçam no nosso país e que andam a encher os bolsos à conta da falta de conhecimentos técnicos por parte de algum pessoal militar.

Cumprimentos

*

PerAstra

• 3
  • +0/-0
Correcção
« Responder #13 em: Agosto 23, 2009, 02:56:33 pm »
Só para retificar um engano no meu 1º post:

Em vez de NIJ nível IIIA leia-se NIJ nível III

*

tsahal

• Perito
  • **
  • 580
  • +0/-0
tropa.
« Responder #14 em: Agosto 23, 2009, 03:21:26 pm »
Bem na tua ultima afirmação, concordo contigo mas a culpa é da instituição e como sabes as tradings querem é vender!

Penso que isso da capacidade de protecção tb depende da distancia do disparo dai eu achar essa palavra charlatões um pouco forte.

Sobre o primeiro modelo usado pelo EP (talvez de marca LBA International), ele era bem pesado ou seja não muito amigo do soldado mas foi numa epoca onde em Portugal isso era novidade.

No mercado ha bom material mas depende onde queres usar isso, não ha necessidade de comprar material de topo para depois no TO ficarem no armazem ou a ameaça seja muito reduzida como no Libano e Kosovo ou o soldado não usar. O colete standart do EP é bom para o Libano e Kosovo mas para a ISAF nem pensar!