Foi ontem a abertura da segunda ediçao dos jogos lusofonos, que para além dos paises falantes de português, conta tambem com a participaçao da Guiné Equatorial (pais de lingua espanhola), do Sri Lanka , de Goa (India) e de Macau (China).
Portugal, que tinha previsto , para a organizaçao destes jogos, um orçamento de mais de 10 milhoes de euros, acabou por gastar so 3 milhoes...a diferença viu-se logo na cerimonia de abertura dos jogos, que foi uma pobreza franciscana.
A ideia nao é original pois copia os jogos da Commonwelth, que reunem os paises de lingua inglesa, mas nao deixa de ser excelente . Reunir numa competiçao desportiva todos os paises membros da CPLP contribui, sem duvida, para o reforço do nosso inter-relacionamento. Mas francamente, os jogos da Lusofonia mereciam uma apresentaçao muito mais elaborada , num espaço maior, com mais gente, com mais meios, melhores coreografias...
Para piorar as coisas, o hino que escolheram para estes jogos é simplesmente horrivel. Um hino quere-se para poder ser cantado em coro pela multidao, com um andamento e uma letra que empolguem e emocionem as "massas"... mas aquela musica e letra que escolheram, Oh meu Deus ! Um homem tem que se torcer todo para cantar aquilo, exactamente como quando se vai à casa de banho .
Resta o mérito da intençao ser boa ...