Boas. 
Gostaria que alguém me pudesse elucidar numa questão. 
Vem la a referir sobre certas caracteristicas que as armas possuem e acessorios nomeadamente miras e aimpoints e etc.... 
Diz lá que vão passar a ser ilegais. 
Mas quem já as tem o que vai fazer? 
Vão recolhe las? 
Caso a lei não seja retroactiva como se prova que se adquiriu determinada mira telescopica ou acessorio antes da lei? 
E no caso de armas que eles consideram com caracteristicas militares que antes eram autorizadas e com esta lei ja não? 
E também licença vistalicia de retençao no domicilio, com esta licença também podem obrigar a entregar as armas por já não reunirem as tais condições por eles referidas? 
Tenho um amigo que joga airsoft e está totalmente desgostoso com a nova lei porque vai ter de pintar grande parte da arma de fluorescente e assim lá se vai a simulação militar e a camuflagem e o jogo perde a piada, mas como ele ja tinha as armas vai ser obrigado a pintar? 
Até ja perguntei de facas de caça e pesca submarina e baionetas e ainda não obtive uma resposta concreta.
 
A lei não é retroactiva. 
Quem já tem as armas manifestadas e registadas não lhas podem tirar nunca. Inclusivé poderão ser vendidas a outro atirador. 
Ou seja, uma arma q tem caracteristicas militares como uma HK91 em .308Win que esteja registada e manifestada não poderá mais ser importado no entanto as que ja ca estão, já cá estão e podem ser vendidas entre os atiradores. Ou seja, passam a ser reliquias.
Portanto só não será mais permitido importar esse tipo de armas q refere. 
Quantos às miras, dizem que só se pode ter para recreio/desporto ou caça. Ou seja qualquer mira é adequada para esses efeitos, seja aimpoint, Acog, Eotech, etc. 
O que não se pode ter são miras de visão nocturna ou termicas que são proibidas para caça e não são usadas para desporto. 
No entanto um bom advogado pode se bater bem aqui dizendo que o desporto ou actividades recreativas podem ser praticadas de noite e que em certos paises (africa e assim) se pode caçar com visão nocturna.
A retenção domiciliára mantem-se.
O airsoft estão lixados. 
O melhor é inscreverem-se num clube estrangeiro e depois veem ca jogar por eles. Assim já não são obrigados a pintar as armas.
As facas ou baionetas, podem ter qualquer faca (excepto de abertura automática) de lamina até 10cm o que chega muito bem. 
Mas se tiverem maiores basta estarem em casa de colecção, para caça, caça submarina ou para qualquer outra actividade justificada ( ex.: se forem bombeiros podem dizer que é para a vossa profissão, se estiverem num jeep podem dizer que é para o TT, etc, etc...)
Espero ter ajudado.
A lei é péssima, mas se não nos unirmos e combatermos aquilo a que temos direito é que cada vez vai ser pior. Se nos subjugarmos qualquer dia não temos direitos e isto fica entregue aos bichos.
Qualquer cidadão que obedeça à lei tem direito a ter armas, a andar de faca e usar a mira que bem lhe apetecer. E a jogar jogos de guerra e assim o que bem lhe apetecer.
Que raio de País é este que obriga pessoas a jogarem jogos da maneira que idiotas se lembraram. 
É mais perigosa a Lei do airsoft assim do que era antes. Mais Policias vão morrer assim do que morreriam antes. Ao menos antes só havia perigo do bandido ser baleado, agora há o perigo de toda a gente ser...
Como diria um amigo meu, estou para ver quando os bandidos começarem a fazer assaltos de Uzi pintada de laranja fluorescente. Os policias vão dizer:
O menino pouse lá a arminha de plastico antes que eu va ai lhe dar uma palmada...