Morreu Vasco Granja

  • 4 Respostas
  • 4069 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4217
  • Recebeu: 88 vez(es)
  • +74/-5
Morreu Vasco Granja
« em: Maio 04, 2009, 06:49:03 pm »
Apesar de comunista ( :twisted: ), marcou-me muito a infância.

Citar
Cultura: Morreu Vasco Granja

Lisboa, 04 Mai (Lusa) - Vasco Granja, divulgador de banda desenhada  e do cinema de animação em Portugal, morreu hoje aos 83 anos em Cascais,  disse à agência Lusa fonte do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.  

 

   Vasco Granja, que conduziu na RTP mais de um milhar de programas dedicado  à animação e foi o último director da revista Tintim, morreu esta madrugada  numa clínica de cuidados continuados em Cascais.  

 

   O corpo do divulgador de BD estará em câmara ardente a partir das 18.30  de hoje na capela da Damaia, na Amadora.  

 

   O funeral realiza-se terça-feira a partir das 15:00 para o Cemitério  de Rio de Mouro, Sintra, onde o corpo será cremado.  

 



http://www.youtube.com/watch?v=qcp7JEQl4gM
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +372/-8444
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 04, 2009, 06:59:06 pm »
Paz à sua alma.



Citar
Apesar de comunista ( Twisted Evil ), marcou-me muito a infância


No fim do programa, já farto de desenhos animados do bloco leste, sempre se via os Looney Tunes. Sem duvida um marco na infância de milhões.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 20639
  • Recebeu: 6911 vez(es)
  • Enviou: 7941 vez(es)
  • +8086/-12702
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 04, 2009, 08:08:52 pm »
:cry:  que descanse em Paz

nos tempos de infância era referência, sem ele não haveria Looney Tunes e outras boas recordações de infância, num tempo de 2 canais de TV a preto e branco ...



Citar
segunda-feira, 4 de Maio de 2009 | 17:19    
   
Morreu Vasco Granja (act.)

Vasco Granja, divulgador de banda desenhada e do cinema de animação em Portugal, morreu hoje aos 83 anos em Cascais, disse à agência Lusa fonte do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.

Vasco Granja, que conduziu na RTP mais de um milhar de programas dedicado à animação e foi o último director da revista Tintim, morreu esta madrugada numa clínica de cuidados continuados em Cascais.
Vasco Granja ficou conhecido pelo programa televisivo que juntava o melhor de dois mundos da animação, da Disney e da produção independente da Europa, mas o amor pela BD e pelo cinema surgiu-lhe na infância.

Iniciando as emissões com um saudoso «Olá amiguinhos», Vasco Granja gravou cerca de mil programas entre 1974 e 1990, onde apresentou personagens como Bugs Bunny e a Pantera Cor-de-Rosa, mas também a animação que havia para lá das portas do castelo de Walt Disney. A maioria destes programas, intitulados «Cinema de Animação, terá sido apagada dos arquivops da televisão pública.

Através do programa, o público juvenil, agora adulto, tinha oportunidade de ver, por vezes sem compreender, histórias de bonecos de plasticina, sombras chinesas ou com ursos de peluche animados.

O corpo do divulgador de BD estará em câmara ardente a partir das 18.30 de hoje na capela da Damaia, na Amadora.
Diário Digital / Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=386108

Citar
Vasco Granja (1925-2009)

Afastado do pequeno ecrã desde 1998, Vasco Granja, ficará para a história como um dos maiores divulgadores de sempre da animação e da banda desenhada em Portugal.
17:50 Segunda-feira, 4 de Mai de 2009

Morreu hoje em Cascais aos 83 anos, Vasco Granja , um dos maiores divulgadores de sempre da animação e da banda desenhada em Portugal.

Ficará para sempre como uma referência maior para toda uma geração que se habituou a vê-lo nos ecrãs da RTP a apresentar, "Cinema de Animação", espaço de divulgação, durante cerca de 16 anos (e dez mil emissões), de cinema de animação proveniente de todo o Mundo.

Nascido em Lisboa em 10 de Julho de 1925, cedo abandonou a escola tendo começado a trabalhar aos 15 anos nos Armazéns do Chiado, onde era responsável pelas amostras de seda que eram oferecidas às clientes.

A paixão pelo cinema terá nascido ainda durante a infância, tendo integrado o movimento cineclubista em Lisboa, nos anos 50. Durante o Estado Novo , este movimento organizava a projecção de filmes obtidos através das embaixadas, ajudando a financiar a resistência ao regime fascista através da venda dos bilhetes.

Em 1952 e 1960 chegou mesmo a ser detido pela PIDE , devido à sua ligação ao PCP, tendo cumprido 16 meses de prisão no Forte de Peniche.

A seguir à revolução de 25 de Abril de 1974 , fez dos desenhos animados a sua vida, tendo ajudado e criar a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.

Em 1998, regressou por breves instantes ao pequeno ecrã, tendo participado no programa humorístico "Herman Enciclopédia" (veja o vídeo no final deste artigo), onde parodiou os seus próprios programas sobre animação.

O corpo de Vasco Granja estará em câmara ardente a partir das 18h30 de hoje na capela da Damaia, na Amadora.

O funeral realiza-se terça-feira a partir das 15h00 para o Cemitério de Rio de Mouro, Sintra, onde o corpo será cremado.


REACÇÕES

"Morreu um grande divulgador que para o melhor e o pior teve um trabalho de estímulo para artes que eram na altura consideradas menores, e que hoje não são assim tão menores. Foi um grande pioneiro."
João Paulo Cotrim, investigador de BD

"Foi uma figura de charneira e sempre que alguém tivesse um projecto na área do cinema de animação era a ele que recorria. Infelizmente, o seu trabalho não teve continuidade. O que as crianças vêem agora são enlatados de animação."
António Costa Valente, director do Festival de Cinema de Avanca

"Era uma pessoa discreta, recatada, mas uma referência. O contacto com ele foi sempre cordial. Encontrávamo-nos nos festivais de banda desenhada, apesar dele nem sempre aparecer."
Luís Louro, desenhador


http://aeiou.expresso.pt/vasco-granja-1925-2009=f512379
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6781
  • Recebeu: 7457 vez(es)
  • Enviou: 5068 vez(es)
  • +10185/-2926
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 07, 2009, 05:24:35 pm »
Coitado.  :oops: :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +111/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 07, 2009, 07:11:58 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"

Ainda me lembro bem dos desenhos animados, creio eu polacos, acabarem dizendo "Koniek"


Checoslovaco ...  c34x