Sobre fardas vou-vos contar uma pequena estória passada com um irmão meu ocorrida nos primeiros anos da década de 80, portanto ainda no tempo do Serviço Militar Obrigatório e quando o tempo de tropa era de 16 meses:
Na unidade dele ao pessoal do SMO eram distribuídas três fardas n.º 3 e duas fardas n.º1, uma boina e um blusão de pano, dois pares de botas e um de sapatos. E era tudo.
Depois de pronto recebeu mais umas camisas (de manga curta) e uma gabardina (já muito usada, desbotada, velha).
Mas é claro, a oficialada tinha muitos mais artigos aos seu dispor, como sobretudos, anoraks, fardas n.º1 e de Gala, etc…
Mas uma coisa que era comum a sargentos e oficiais era o blusão de cabedal verde. (que se usava por cima da farda n.º3 e penso que da 2 tambem)
Ora o meu irmão como era um friorento do caraças e namorava uma gaja que era costureira no casão militar ou nas oficinas gerais de fardamento conseguiu fazer com que a gaja por lá “desenrascasse” um desses blusões para ele.
Uma bela segunda-feira, na 1ª formatura depois do fim-de-semana, apresenta-se o meu irmão de farda n.º3 e de blusão de cabedal. Estava fardado exactamente como a maioria dos sargentos e oficiais que se encontravam na formatura ou à frente dela.
A Alferes cmdt de pelotão (um contratado maçarico) olhou para ele, esboçou umas hesitações, balbuciou umas quaisquer e indecifráveis palavras, não sabia o que lhe dizer, mas deixou-o formar. O Sargento-ajudante entre dentes dava-lhe a entender que era melhor mandá-lo de volta para a caserna e despir o blusão.
Durante a formatura, quando o capitão chamou os oficiais á frente, discutiram o assunto e não chegaram a conclusão nenhuma. Não sabia o que fazer nem dizer, parece que o regulamento era omisso quanto a esse detalhe ou se estava previsto parece que toda a gente desconhecia.
O Tenente-coronel é que não teve duvidas, foi ter com o meu irmão e dá-lhe dois berros. Não podia vestir aquele blusão e muito menos numa formatura. Perguntou-lhe porquê e levou logo 10 dias de detenção (privados, sem sair à ordem).
A verdade é que o blusão passou o resto da tropa dentro do armário, não lho deixavam vestir nem mesmo fora das formaturas e também nunca lhe souberam explicar as razões disso.
E hoje, como seria. Poderia vestir o blusão de cabedal ou não?