Indústria Automóvel

  • 182 Respostas
  • 81572 Visualizações
*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 872
  • Recebeu: 336 vez(es)
  • Enviou: 428 vez(es)
  • +188/-162

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 872
  • Recebeu: 336 vez(es)
  • Enviou: 428 vez(es)
  • +188/-162
Re: Indústria Automóvel
« Responder #181 em: Dezembro 18, 2025, 04:17:39 pm »
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/chama-se-ben-e-portugues-e-eletrico-e-ja-pode-andar-nas-estradas-europeias

Chama-se BEN, é português e elétrico. E já pode andar nas estradas europeias
Projeto desenvolvido no CEiiA recebeu a homologação da União Europeia, permitindo a passagem à fase de produção. Modelo que encaixa na iniciativa de “carros pequenos e acessíveis” poderá custar cerca de 8 mil euros.




...
O BEN já pode andar nas estradas europeias. O “e-car” português, desenvolvido no CEiiA, obteve o certificado de homologação da União Europeia após um longo e exigente processo realizado no IDIADA, podendo agora acelerar para a fase de produção, por enquanto limitada a 200 unidades por ano. Fabrico deste veículo de baixo custo poderá multiplicar-se até ao final da década.

“A primeira fase de desenvolvimento do BEN termina agora com o certificado de homologação [obtido no IDIADA, em Espanha] que permite a produção de uma primeira série de ‘e-cars’ na BEN Garagem do CEiiA, em Matosinhos”, refere o CEiiA em comunicado.

A fase seguinte “passa pela construção de lotes de edições limitadas do 'e-car', customizadas a várias aplicações previstas”, diz o centro de desenvolvimento, notando que “este período implica também uma evolução no produto e na unidade ‘pilot plant’ BEN com capacidade para produção de 200 unidades por ano”.

“Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo que passa por ‘e-cars’ mais acessíveis, pequenos e sustentáveis”, refere Helena Silva, administradora e CTO do CEiiA.

Resultado da Be.Neutral, uma Agenda Mobilizadora e Verde para a Inovação Empresarial do PRR, liderada pela Nos e que envolve 40 entidades, o BEN está “alinhado com a iniciativa ‘Carros Pequenos e Acessíveis’ lançada pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen com o objetivo de criar um carro do futuro europeu”, acrescenta a administradora.

A CEiiA prevê “iniciar a produção em larga escala em 2026 em vários sites de produção em Portugal e na Europa, estando em curso processos de negociação para que em 2030 se esteja a produzir de forma descentralizada 20.000 unidades por ano” deste veículo que terá “um preço a partir dos 8.000 euros”.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante, PTWolf

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4783
  • Recebeu: 3091 vez(es)
  • Enviou: 1658 vez(es)
  • +8199/-6557
Re: Indústria Automóvel Novo
« Responder #182 em: Janeiro 06, 2026, 10:35:07 am »


O grupo português firmou uma “aliança estratégica” com a Neolix Technologies, empresa sediada em Pequim, líder global no desenvolvimento e fabrico de veículos logísticos autónomos, “abrindo caminho para a transformação da logística inteligente na Europa”.



 A Salvador Caetano Auto, líder no setor automóvel em Portugal, com presença em 48 países na Europa, América Latina e África, anunciou uma “aliança estratégica” com a chinesa Neolix Technologies, líder mundial no desenvolvimento e fabrico de veículos logísticos autónomos, os chamados RoboVans.

“Esta importante colaboração representa uma expansão acelerada da Neolix no mercado europeu, com o compromisso de ambas as partes em explorar conjuntamente o futuro da mobilidade inteligente e em impulsionar a modernização dos ecossistemas de logística autónoma em Portugal e além-fronteiras”, afirma a Salvador Caetano Auto, em comunicado.

Ao tirar partido de capacidades complementares, a aliança pretende reforçar o desenvolvimento de soluções de transporte mais sustentáveis e inteligentes na Europa, juntando o ecossistema Caetano Mobility do grupo português à liderança mundial do gigante chinês na condução autónoma de baixa velocidade, com um rede de implantação global que abrange 15 países e regiões e uma frota de mais de 15 mil veículos em operação.

 A aliança estratégica terá início com a exploração colaborativa de cenários de mobilidade autónoma, “com um foco inicial na validação da integração das soluções autónomas de ponta da Neolix em ecossistemas industriais e logísticos”.

Os dois grupos, que anunciaram a aliança no dia de abertura da CES 2026, em Las Vegas, “partilham uma visão de longo prazo” para o avanço da mobilidade autónoma, começando pela implementação de “uma prova de conceito (PoC) em Portugal, na qual se validarão os cenários em consideração”, revela a Salvador Caetano Auto.

“É uma honra formar esta aliança estratégica com a Salvador Caetano Auto na CES 2026, um palco global de inovação. A Europa é um mercado estratégico crucial para a expansão global da Neolix e esta colaboração representa um passo importante na nossa missão de construir um ecossistema global de logística inteligente”, enfatiza Will Zhao, CEO da Neolix.

 Como fornecedor “líder de soluções RoboVan”, a Neolix está empenhada “em partilhar as tecnologias comprovadas de condução autónoma e a nossa experiência operacional em grande escala com parceiros globais”, pelo que, “ao unir forças com a Salvador Caetano Auto”, o grupo chinês pretende “não apenas levar soluções inovadoras ao mercado português, mas também colaborar para moldar o futuro da logística inteligente europeia, contribuindo para os objetivos de desenvolvimento sustentável da região”, sinaliza Will Zhao.

Já Miguel Fonseca, CEO da Caetano Mobility e administrador executivo da Salvador Caetano Auto, destaca que “a Neolix Technologies é líder mundial em mobilidade autónoma no campo da Logística, e a sua força tecnológica e experiência de mercado são amplamente reconhecidas no setor”.

“Estamos muito satisfeitos por formar esta aliança estratégica com a Neolix, que permitirá trazer soluções avançadas de logística autónoma para Portugal e acelerar a transformação das nossas soluções locais de logística urbana”, afiança o gestor português.

Esta colaboração “está alinhada” com o compromisso da Salvador Caetano Auto de “promover o transporte sustentável e inteligente”, com Miguel Fonseca a manifestar o empenho do grupo português “em trabalhar em estreita colaboração com a Neolix para impulsionar a inovação, criar valor e contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de mobilidade inteligente da Europa”.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/salvador-caetano-faz-alianca-com-gigante-chines-para-conquistar-a-europa#loadComments
« Última modificação: Janeiro 06, 2026, 11:03:07 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Malagueta