EUA. Secretária da Educação estará a ponderar utilizar dinheiro federal para armar professoresTerá sido após os recentes tiroteios nas escolas norte-americanas que a ideia começou a ser ponderada pelo Departamento de Educação, liderado por Betsy DeVos.
O Departamento da Educação dos Estados Unidos estará a considerar permitir que os Estados utilizem o orçamento federal na compra de armas para professores e auxiliares de educação, avançou o New York Times, citando várias fontes com conhecimento do plano.
Segundo o jornal norte-americano, o departamento está a ponderar utilizar uma lei federal da educação que não menciona explicitamente a proibição da compra de armas através de fundos federais — as chamadas Bolsas de Apoio Estudantil e de Enriquecimento Académico. Esta omissão na lei pode permitir que a Secretária da Educação, Betsy DeVos, possa aprovar os planos para que qualquer estado utilize o financiamento. Para inverter a situação, só existem duas soluções: o congresso clarifica a lei ou proíbe o financiamento através de uma ação legislativa.
“O departamento está constantemente a considerar e a avaliar questões políticas, particularmente questões relacionadas com a segurança escolar”, disse Liz Hill, porta-voz do Departamento da Educação, acrescentando que “nem o secretário nem o departamento emitem opiniões sobre cenários hipotéticos”.
Foi após os tiroteios nas escolas em Parkland, na Flórida, e em Santa Fé, no Texas, que a ideia começou a ser ponderada, estando planeadas mais informações ainda antes do início do novo ano letivo. Caso siga em frente, esta ação vem reverter uma posição de longa data tomada pelo Governo de que não se deveria pagar para equipar as escolas com armas e também minaria os esforços do congresso em restringir o uso do financiamento federal em armas.
A administração de Donald Trump, recorde-se, disse em Fevereiro que iria considerar a proposta de armar os professores como meio de prevenir tiroteios em massa, acrescentando que os funcionários que estejam qualificados para andarem armados recebem “um pequeno bónus” e que o Estado apoiaria os treinos. A solução originou fortes críticas.
https://observador.pt/2018/08/23/eua-secretaria-da-educacao-estara-a-ponderar-utilizar-dinheiro-federal-para-armar-professores/Agora é que acaba a indisciplina nas Escolas Americanas, quem é o aluno que vai enfrentar um professor ou funcionário armado? Secalhar um aluno melhor armado ainda!!!!
Realmente os EUA é um mundo à parte com uma visão peculiar sobre como resolver os problemas!!!!!