Notícias em Geral

• 1396 Respostas
  • 301058 Visualizações
*

olisipo

• Investigador
  • 4966
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 45 vez(es)
  • +28/-32
Re: Notícias em Geral
« Responder #1095 em: Outubro 29, 2015, 07:00:05 pm »

*

olisipo

• Investigador
  • 4966
  • +28/-32
« Responder #1096 em: Novembro 03, 2015, 09:28:25 pm »

*

olisipo

• Investigador
  • 4966
  • +28/-32
« Responder #1097 em: Novembro 26, 2015, 10:08:44 am »

Glaciares perdem água a um ritmo nunca visto

*

olisipo

• Investigador
  • 4966
  • +28/-32
« Responder #1098 em: Novembro 30, 2015, 11:54:45 pm »

*

olisipo

• Investigador
  • 4966
  • +28/-32
« Responder #1099 em: Dezembro 02, 2015, 11:07:17 am »

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25289
  • Recebeu: 3330 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1680
« Responder #1100 em: Dezembro 09, 2015, 03:27:17 pm »
Revista Time escolhe Angela Merkel a personalidade de 2015

A chanceler alemã, Angela Merkel, foi escolhida pela revista norte-americana Time como a personalidade do ano.

A revista justificou a escolha pelo facto de a líder alemã, de 61 anos, «ter pedido mais do seu próprio país do que a maioria dos políticos faria, ter permanecido firme contra a tirania e por fornecer firme liderança moral num mundo em que tal está em falta».

A Alemanha liderou os esforços de coordenação europeia face à chegada maciça de refugiados provenientes principalmente da Síria.
Perante disso, muitos refugiados começaram a chamá-la de «Mutti» (mãe, em alemão). A Alemanha já registou este ano a entrada de um milhão de candidatos a asilo , segundo o número divulgado pela ministra dos Assuntos Sociais do Estado federado da Baviera, Emilia Müller.

Diário Digital

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25289
  • +1723/-1680
« Responder #1101 em: Dezembro 12, 2015, 07:57:37 pm »
Entrevista: "O Ocidente acabou. O declínio é irreversível” - Niall Ferguson

De fato azul escuro impecável, camisa branca com botões de punho, Niall Ferguson chega ao hotel onde estava marcada a entrevista com um quarto de hora de atraso. Pede desculpa, senta-se e pede um café duplo antes de arrancarmos com a conversa. Justifica-se com o trânsito de Amesterdão. Estava na Holanda para mais uma etapa da digressão mundial a promover a nova biografia de Henry Kissinger (ainda sem edição portuguesa). Ferguson é hoje um misto de historiador com estrela global (“uma espécie de Keith Richards, mas sem os rendimentos”). Anda pelo mundo a dar conferências ou a apresentar livros. Falar com o historiador escocês que vive nos EUA e tem escrito páginas e páginas sobre a história económica do Ocidente e o declínio da nossa civilização é um exercício simples. Basta dar-lhe as deixas e Ferguson, de forma hiperprofissional, fala de tudo. E ainda tem tempo para nos perguntar sobre a situação política em Portugal, interessando-se sobre a agitação no país. Eis o resumo de uma hora de conversa tida dias antes dos atentados de Paris.

Porquê escrever uma biografia sobre um dos políticos mais polémicos do último meio século nos EUA?
Não importa o quanto se odeie Kissinger, quando lemos o que aquele jovem de 22 anos escreveu ao ver um campo de concentração alemão, se depois disso ainda pensar que Kissinger é o “Senhor Mal” então não posso fazer nada, isso quer dizer que não está disposto a aceitar novos ângulos e dados...

Com um mundo tão polarizado, não é fácil pedir a quem não goste de Kissinger que esteja disposto a gostar dele...
Eu pensava que ia escrever sobre a vida de um ‘realista’ e até pensava titular o livro “O Maquiavel Americano”, mas isso não seria verdade.

Não deixa de ser irónico que um dos mais controversos historiadores do nosso tempo escreva sobre um dos mais controversos políticos do nosso tempo.
Ele tentou-me. Eu, inicialmente, recusei escrever a biografia, mas ele propôs-me, sem compromisso, que olhasse para os seus documentos privados e arquivo. E aquilo era magnífico e uma oportunidade que não se tem todos os dias.

Não sabemos já tudo aquilo que queremos saber sobre Kissinger?
Não. Eu aceitei em parte pelo desafio que representava. Ele é complexo, multifacetado. Se quisermos traçar um retrato dele, teríamos de ser um Picasso, era necessário representá-lo de múltiplos ângulos simultaneamente, porque é muito denso e complexo. E o volume de material disponível era avassalador. Não me lembraria de biografia mais difícil de escrever. Precisamente por ser tão controverso, por haver quem pense que é um criminoso de guerra e haver quem pense que ele é um génio...

Christopher Hitchens, o polemista já falecido, catalogava-o precisamente como criminoso de guerra...
Eu sei, ele era meu amigo. Nunca saberei o que ele pensaria desta biografia, mas costumo dizer a brincar que se ainda estivesse vivo faria uma boa crítica só para irritar os seus amigos de esquerda. Portanto, em parte aceitei pelo desafio. Da mesma forma que os montanhistas escalam montanhas ou os surfistas se atiram a ondas gigantes na costa portuguesa. Além, disso quando a reputação de alguém parece tão cristalizada, há a oportunidade de surpreender e talvez mesmo de fazer as pessoas mudar de ideia. Entusiasmou-me perceber, ao analisar todo o material, que ele era muito mais um idealista do que propriamente um Maquiavel. O que eu escrevo sobre o jovem Kissinger vai surpreender as pessoas, acredito.

Isso começa logo pelo título, “O Idealista”.
Sim, pode pensar-se ‘lá está o Ferguson a ser do contra’, mas não. Penso que esta é mesmo a melhor forma de o entender. É bom lembrar, por exemplo, que Kissinger foi um refugiado, um soldado, um caçador de nazis, um estudante. E depois foi professor. Foi um conselheiro político. E isto tudo nos 45 anos antes de Nixon lhe oferecer o lugar de conselheiro nacional de segurança, em 1968. Pensei: isto é uma grande história.

‘Apaixonou-se’ por Kissinger, portanto?
Nunca devemos deixar que isso aconteça. Isto foi um desafio e eu teria fracassado se tivesse ficado demasiado íntimo dele. Muita gente não entende isto, mas quando escrevemos, não nos podemos apaixonar pelo personagem central. Se isso acontecer é o fim, passamos a ser parte da história. Eu estou simplesmente a escrever a história da vida dele o melhor que conseguir. Se tens de sair da cama de manhã para escrever um livro destes, é bom que a história seja interessante. E a história dele é.

Que conclusão tira sobre Kissinger, afinal?
Pergunte-me dentro de quatro anos. Ainda vou a meio, ainda falta muito trabalho para o segundo volume. Vou a 60% da pesquisa e a cerca de 3% do pensamento do segundo volume… Não sei. A minha mulher sugeriu que o segundo volume se chamasse “O Reino do Poder”. O que lhe posso dizer é que me parece que, até 1968, Kissinger era um idealista e que na realidade a decisão de Nixon em o nomear foi mesmo muito surpreendente.

Outro dos seus livros, “Colosso”, chegou agora às livrarias portuguesas. Nele, a tese central é a de que os EUA deviam assumir-se como um império e como imperialistas. Ora, olhando hoje para muito do que se passa no Médio Oriente podemos concluir que é fruto da decisão dos norte-americanos de retirarem do Iraque e do Afeganistão. Teria sido possível para os EUA manterem boots on the ground?
O que digo é que a ideia de um império americano pode não ser necessariamente má, embora as coisas tal como aconteceram se tenham revelado um fracasso, por causa dos três défices estruturais dos EUA que impedem que seja um império: um défice de recursos humanos, porque não há muita gente disposta a ir para sítios como o Iraque; o segundo défice é o orçamental, há um problema estrutural de finanças públicas, porque não é possível ter segurança social, assistência na saúde e também ser um império (quando os ingleses montaram o estado social depois da II Guerra Mundial, rapidamente o império se desfez); e o terceiro é o défice de atenção. O público americano perde o interesse em todos os conflitos, no máximo ao fim de quatro anos. A tese do livro era pessimista e não foi muito popular, mas eu acho que estava certo. Era óbvio como tudo ia acabar, com a saída do terreno: caos, guerra civil, aumento da violência. E a dada altura os americanos teriam de voltar a intervir. Isso, aliás, é a forma pendular de funcionar da política americana. E estamos num daqueles momentos em que, por causa do Estado Islâmico, se volta a falar em intervir. O que vamos assistir nos próximos anos é a um reengajamento, porque abandonar o terreno causou mais mortes do que a intervenção no Iraque, deixar a Síria cair no inferno originou mais mortes que a intervenção no Iraque. Obama prometeu ser um homem de paz e vejam o que aconteceu.

Porque é tão crítico com Obama?
Porque a ideia dos EUA abdicarem de ser o polícia do mundo é altamente irresponsável.

Esse também era o caminho de Bush, até ao 11 de Setembro.
Os americanos gostavam de poder ignorar o mundo, ou ter dele apenas a parte boa sem levar com os custos. Algo como ‘podemos ir a Amesterdão ver os canais sem nos preocuparmos com Bagdade e sítios assim?’ Mas, periodicamente, percebem que se deixarem o mundo ‘go to hell’ isso eventualmente acaba por os afetar. Os EUA ainda não estão totalmente conscientes das consequências do Estado Islâmico e das consequências que o fim da ordem tradicional do Médio Oriente pode trazer. Mas os europeus, esses, já o perceberam bem, por causa da crise dos refugiados.

Como é que se pode acabar com o Estado Islâmico?
Temos de aceitar a proposta de Putin e reconhecer que não podemos livrar-nos do Estado Islâmico e de Assad ao mesmo tempo (que é a posição de Obama). Temos de colocar como prioridade acabar com o EI. E aceitar que se queremos tirar Assad do poder não basta dizê-lo, é preciso fazê-lo acontecer. E, deixando a condução do processo aos russos, deixando que a Rússia seja decisiva no Médio Oriente, bem, então o melhor é não esperarmos que tudo acabe bem. Repare, qual a verdadeira motivação dos russos? O que os russos verdadeiramente precisam é que o barril de petróleo esteja a 100 dólares e não a 50. Os russos não têm qualquer interesse num Médio Oriente pacificado. Eles têm interesse num Médio Oriente violento. Sou crítico de Obama porque a sua estratégia foi mal concebida e as consequências da sua política — e estou seguro que ele é ótima pessoa — foram um desastre.

Mas Obama trouxe um novo clima. Não concorda?
Quando ele foi eleito disse que esse era um momento muito, muito importante e simbólico. Foi simbolicamente muito importante ter um Presidente negro, mas ele é inexperiente. E não se tornou melhor. Ser dirigente associativo em Chicago não é a melhor preparação para gerir o mais poderoso país no mundo. A sua falta de experiência executiva, a sua total falta de experiência executiva, foi a causa de repetidos erros estratégicos.

Quem vê como próximo Presidente dos EUA?
Eu acho que Hillary Clinton teria sido melhor Presidente que Obama.

Acha que ela pode voltar a perder a corrida?
Não, isso seria verdadeiramente surpreendente.

Mas o mundo não se vai apaixonar por Hillary como se apaixonou por Obama…
Verdade, mas isso é bom. Os europeus apaixonaram-se de tal forma por ele que nem viram os erros que foi cometendo. Veja-se a Líbia (culpa também dos líderes europeus), em que, inebriados pela primavera árabe, ninguém se preocupou com o que aconteceria depois do derrube de Kadhafi.

Algum dia alimentou expectativas com a primavera árabe?
Não. Fui um dos poucos. A minha posição quando tudo começou foi que os principais beneficiados seriam os islamitas. Estávamos todos enganados se achávamos que seriam executivos do Google que iriam gerir o Médio Oriente. Eu era pessimista, mas por boas razões. É muito difícil estabelecer democracias em países com tão baixos níveis de literacia (Egipto) e com profundas divisões sectárias e religiosas (Iraque). Mas a minha preocupação central ao longo da última década foi com o problema do poder americano, com o qual os europeus têm uma relação muito estranha. E, no entanto, beneficiámos imenso do poder dos EUA. A Europa Ocidental é o que é hoje graças aos EUA. Basta lembrar a ajuda no pós-II Guerra ou a proteção durante a Guerra Fria. Veja-se a forma maciça como aderimos e copiamos a cultura popular americana. Somos os escravos de uma geração de inovadores americanos e, no entanto, de forma hipócrita, ainda falamos mal deles [tira o iPhone 6 do bolso do casaco e mostra-o]. O poder americano pode não ser perfeito, mas eu ainda o prefiro ao chinês, se hoje é essa a alternativa que se coloca. Pior que outro império é não haver nenhum centro de poder. Um mundo sem poder acaba como o Médio Oriente, em caos.

Fala e escreve muito sobre o declínio atual do Ocidente. Qual o papel que vê para a civilização ocidental neste século XXI?
O Ocidente já não existe, acabou… é algo que perdeu significado e importância.

Não existe? Mas as nossas instituições continuam a ser copiadas.
Veja-se a relação cada vez mais distante entre Europa e EUA. A Europa está de tal forma desmilitarizada que é incapaz de levar a cabo ações militares por si só. O declínio europeu parece-me irreversível.

Irreversível?
Sim. Económica, demográfica e psicologicamente. Os europeus têm as instituições mas não acreditam nelas. Aliás, nas nossas próprias escolas ensinamos quão fraco é o Ocidente. Temos instituições mas elas estão corroídas. Ao contrário da Europa, os EUA conseguem corrigir-se e aguentar-se.

Desculpe interrompê-lo: Diz que estamos em declínio, mas a construção europeia é um extraordinário caso de sucesso. A paz, a segurança, a economia, o estado social.
Temos de ter cuidado com o que falamos. Estamos a falar do século XXI. E aqui, a Europa está hoje a perder terreno.

Os refugiados que estão a fugir vêm para a Europa...
Claro, porque podem. Acha que se os EUA estivessem mais perto eles viriam para a Europa? Se os EUA fossem mais perto da Síria, eles não estavam a deslocar-se para a Alemanha, acredite. Muitos vêm, aliás, para a Europa com o propósito de acabarem nos EUA. Mais, se há algo de atrativo hoje no Ocidente, são os Estados Unidos. O apelo da Alemanha comparado com o apelo da Califórnia é radicalmente diferente. Convém não simplificar demasiado: a Europa não é um desastre, mas está em declínio porque não consegue ter as taxas de crescimento que lhe permitam manter a posição que alcançou. E os EUA conseguem. A China, a crescer, sete, seis, cinco, quatro ou mesmo três por cento, ainda assim cresce mais rápido que o Ocidente.

Há quem veja a possibilidade de uma grande crise na China num futuro próximo... Além de que eles não têm democracia...
Porque há de isso causar uma crise económica?

Pode originar uma explosão social...
Não, esse é mesmo o cenário mais improvável no mundo atual. Não há população mais policiada que a chinesa hoje em dia.

Há uns anos dizia que o declínio ocidental não era inevitável. O que mudou?
O que era preciso para alterar o atual estado de coisas... repare no caso português. A Europa do Sul não é como a Alemanha e o projeto de querer que seja é muito doloroso. A integração europeia feita através da integração monetária foi um projeto muito mau, e quem alertou, como eu, contra isso tinha razão. É mesmo a pior maneira de se avançar na construção europeia. A Europa tornou a vida mais difícil para si própria ao escolher um caminho para a integração que iria inevitavelmente acabar mal. União monetária sem uma união orçamental só poderia dar nisto.

Continua
> http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-12-12-O-Ocidente-acabou.-O-declinio-e-irreversivel
« Última modificação: Dezembro 12, 2015, 08:20:06 pm por Lusitano89 »

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25289
  • +1723/-1680
« Responder #1102 em: Dezembro 22, 2015, 06:43:11 pm »

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25289
  • +1723/-1680
« Responder #1103 em: Dezembro 28, 2015, 07:40:13 pm »
Arco de Palmira vai ser replicado em Londres e Nova Iorque

A entrada do Templo de Bel, na Síria, vai passar a estar também nas praças icónicas de Londres e Nova Iorque. Duas réplicas da portada de 15 metros de altura, uma das poucas partes do Templo de Bel que sobreviveram à destruição pelo grupo terrorista autointitulado Estado Islâmico, vão ser colocadas em Times Square e Trafalgar Square.

O antigo monumento na cidade de Palmira parece ter resistido aos ataques dos terroristas do Estado Islâmico, que destruíram, ao longo deste verão, grande parte do património da cidade síria. O Templo de Bel, com mais de dois mil anos, foi quase totalmente arrasado.

As réplicas vão ser erigidas para a semana do património mundial, a ser celebrada em abril. Estando as ruínas do templo em território atualmente controlado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, a construção das réplicas vai ser baseada em fotografias 3D tiradas com câmaras distribuídas por um projeto do Institute for Digital Archaeology, uma colaboração entre a Universidade de Oxford, a Universidade de Harvard e a UNESCO.

O arco vai ser recriado usando técnicas de escultura com máquinas baseadas na impressão 3D, e as peças vão ser montadas no local. Alexy Karenowska, diretora de tecnologia do projeto, disse esperar que a iniciativa chamasse a atenção para a importância do património cultural a nível internacional.

"É uma declaração política", disse ao jornal britânico Times o diretor-executivo do projeto, Roger Michel. "Estamos a dizer [ao Estado Islâmico]: 'Se destruírem algo, nós vamos reconstruir'. O valor simbólico destes locais é enorme. Estamos a devolver a dignidade às pessoas".

Salvar monumentos ameaçados com uma base de dados 3D

O projeto do Institute for Digital Archaeology não se limita ao arco do Templo de Bel. Com o apoio da UNESCO, o projeto tem distribuído câmaras 3D especiais a fotógrafos voluntários que pudessem fotografar património arqueológico ameaçado de destruição.

As imagens são depois carregadas para uma base de dados de "um milhão de imagens", permitindo que os monumentos sejam preservados, lembrados, e mesmo replicados em 3D, como vai acontecer com este arco.

O Templo de Bel, destruído na sua quase totalidade em agosto, era uma das relíquias mais bem preservadas da Síria. Mais de 150 mil turistas visitavam Palmira todos os anos antes do princípio da guerra civil na Síria, em 2011.

O templo, fundado no ano 32 D.C., era o centro da vida religiosa na cidade de Palmira. Começou por ser consagrado ao deus Bel, da Mesopotâmia, sendo mais tarde convertido numa igreja cristã e, posteriormente, numa mesquita.

DN
« Última modificação: Dezembro 28, 2015, 07:44:29 pm por Lusitano89 »

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25289
  • +1723/-1680
« Responder #1104 em: Janeiro 12, 2016, 01:05:46 pm »
Obras sobre nazismo estão 'em alta' nas livrarias portuguesas

Mais de 70 anos sobre o final da II Guerra Mundial, em maio de 1945, o tema do nazismo continua 'em alta' nas livrarias portuguesas, mesmo que os motivos não sejam claros, embora editores falem da aceitação do mercado.

"Não sei que dizer sobre a grande voga do tema", disse à Lusa o historiador e jornalista António Louçã, autor de uma tese sobre Portugal e o ouro nazi, reconhecendo que a situação lhe passou ao lado, enquanto o editor Guilherme Pires, afirma que a profusão é determinada "pelo mercado e pela relevância do tema".

A poucas semanas do Natal as livrarias encheram-se de livros sobre Hitler e o nazismo, oferta que ainda perdura, e, na mesma altura, foi anunciada a nova versão portuguesa do livro "maldito" do líder nazi Adolf Hitler, "Mein Kampf" ("A minha luta"), que a editora E-Primatur garante ser uma tradução integral, a primeira no país, após uma pioneira versão parcial, lançada em 1975 pela Afrodite/Edições Ribeiro de Mello.

Nas bancas, a maioria dos livros aborda o nazismo sob o prisma da curiosidade - como em "Mulheres de Hitler", de François Delpla (Estampa), "O Último Dia de Hitler, Minuto a Minuto", de Jonathan Mayo (Self, 2015), ou "Segredos do III Reich", Guido Knopp (Esfera dos Livros, 2015). E há poucas obras com doutrina e exaltação ideológica.

O historiador e jornalista António Louçã diz não encontrar "razões para esta tendência editorial". Ele próprio é autor de um livro, com quase 20 anos, "Negócios com Nazis - Ouro e Outras Pilhagens, 1933-1945" (Varia, 1997), recuperado agora para os escaparates das livrarias. "É uma coletânea de vários textos meus, já bastante antigos", afirmou o historiador e jornalista à Lusa.

"Aponta para a investigação do ouro nazi (entre outras pilhagens levadas a cabo), e que foi discutida nos anos seguintes. Ou seja: não era um tema que ficasse esgotado em 1945. Nessa altura estava precisamente a começar, através de laboriosas negociações da Comissão Tripartida [EUA - Reino Unido - França], que apenas ficariam concluídas em 1948. Mas em todos esses anos não há uma data que seja marco milenar e possa ser evocada em aniversários redondos", disse à Lusa Louçã, que investiga o destino do chamado ouro nazi.

Lado a lado com versões portuguesas, como "O Império de Hitler - O Domínio Nazi na Europa Ocupada", de Mark Mazower (Edições 70), há diversas edições estrangeiras, como "La Waffen SS", de Jean-Luc Leleu, (Perrin, 2010), e "Portraits Nazis", de Werner Best (Perrin, 2015).

Fonte da editora A Esfera dos Livros, também presente neste retorno com, por exemplo, "Segredos do III Reich" (Guido Knopp, 2015) afirmou que esta edição, saída em janeiro de 2015, "foi, de facto, uma forma de assinalar os 70 anos sobre o fim da Segunda Guerra."

Mas, ressalva a sua assessora de comunicação, dos livros do seu catálogo relacionados com esse período da história mundial, nenhum foi reeditado recentemente".

"Auschwitz, Um Dia e Cada Vez", de Esther Mucznik, é outro livro desta editora, com grande destaque nas prateleiras, a dar o mote para outro tema que parece lucrativo - o dos campos de concentração.

Os livreiros são lacónicos quando falam de vendas. Um deles, a trabalhar numa grande superfície, mas falando sob anonimato, precisou que os livros do nazismo "vendem-se mais ou menos". Instado a precisar a afirmação, acrescentou: "meia dúzia por mês, não mais do que isso".

Entre os livros sobre nazismo destaca-se uma nova edição de "Hitler", uma densa biografia do ditador, escrita por Ian Kershaw, publicada em dois volumes, pela Companhia das Letras, no mercado brasileiro, lançada em Portugal num só volume, pela Dom Quixote.

Nestes dias, os campos de extermínio e o Holocausto ocupam boa parte do espaço das livrarias, com títulos para todos os géneros: "As Primeiras Vítimas de Hitler", de Timothy Ryback (Editorial Presença, 2015), "Bebés de Auschwitz", de Wendy Holden (Vogais, 2015), de que já se prepara a terceira edição, "Portugueses nos Campos de Concentração Nazis", de Patrícia Carvalho (Vogais, 2015), ou "Sobrevivi ao Holocausto", de Nanette Blitz Konig (Vogais, 2015).

A Vogais, do grupo editorial 20/20, continua empenhada e a dar-se bem, com este revivalismo editorial. O seu editor, Guilherme Pires, reconhece que as vendas o deixam satisfeito e que mais títulos vêm a caminho.

Esta profusão é determinada "pelo mercado e pela relevância do tema", disse à Lusa o editor, que salientou "o espaço muito importante" que o nazismo e a II Guerra Mundial ocupam nas grandes feiras livreiras internacionais.

"Há muito público para os livros de História e o tema foi de tal forma marcante na História e formação da Europa, que não sai [de catálogo]. E todos os anos, em todo o mundo, há inúmeros novos títulos, com novos ângulos e perspetivas", justificou.

"A decisão de lançarmos este livro não se prendeu com nenhum outro motivo, além dos evidentes", afirmou. "É uma obra extraordinária, 2015 foi o ano em que se comemorou o 70.º aniversário do fim da II Guerra Mundial, é sempre uma temática de grande aceitação e interesse por parte dos leitores".

A efeméride também serve de justificação para o lançamento de "As Primeiras Vítimas de Hitler. Em Busca da Justiça", de Timothy Ryback (Jacarandá, 2015). "É uma obra extraordinária", disse à Lusa Manuela Feijão, da editora.

DN
« Última modificação: Janeiro 12, 2016, 09:08:27 pm por Lusitano89 »

*

Lusitano89

• Investigador
  • 25289
  • +1723/-1680
« Responder #1105 em: Janeiro 22, 2016, 12:42:20 pm »
Candidatura de Guterres à ONU junta-se às de quatro países do leste europeu

A candidatura do ex-primeiro-ministro António Guterres ao posto de secretário-geral das Nações Unidas junta-se a várias outras já oficialmente apoiadas pelos governos da Bulgária, Croácia, Macedónia ou Eslovénia.

Da Bulgária surgiram dois nomes, a diretora geral da Unesco, Irina Bokova, que é apoiada oficialmente pelo governo, e a comissária europeia para o Orçamento e Recursos Humanos, Kristalina Georgieva.

A Macedónia apresentou o nome do seu ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e atual presidente da Assembleia Geral da ONU, Srgjan Kerim.

A Croácia apoia a candidatura da sua ministra dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Europeus, Vesna Pusíc.

Quanto à Eslovénia, apresentou o nome do ex-Presidente da República Danilo Türk.

Na Carta das Nações Unidas estabelece-se que o cargo de secretário geral é designado pela Assembleia Geral da organização, depois de aprovado pelo Conselho de Segurança, onde tem que passar pelo crivo dos cinco países com assento permanente e poder de veto: Estados Unidos da América, Reino Unido, Rússia, França e China.

O primeiro-ministro, António Costa, avançou hoje ao jornal Público que "o Governo vai apresentar a candidatura de António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas" em fevereiro.

DN

*

olisipo

• Investigador
  • 4966
  • +28/-32
« Responder #1106 em: Janeiro 25, 2016, 11:00:37 pm »

No gold and no Nazi train in Poland

*