Criminalidade em grupo aumenta 35%http://diario.iol.pt/sociedade/criminal ... -4071.htmlA criminalidade grupal aumentou 35 por cento em 2008, face a 2007, enquanto a delinquência juvenil desceu 43,7 por cento em igual período, revelam dados esta quinta-feira fornecidos à Lusa pelo gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna. CDS-PP acusa Governo de «manipulação estatística».
As cidades mais violentasOs dados indicam que a delinquência juvenil (actos criminosos praticados por menores de 16 anos) «registou um decréscimo, no ano de 2008, relativamente ao ano de 2007, de 43,7 por cento», passando de 4.440 participações para 2.510.
Assaltos a casas aumentam 30%Em contraste, a criminalidade grupal (actos criminosos praticados por três ou mais pessoas) teve, em 2008, «um aumento de 35 por cento», passando de 7.054 casos, em 2007, para 9.522, no ano passado.
Mais de 60 crimes violentos por diaO gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna refere que «estes números já estavam incluídos nos números gerais do Relatório Anual de Segurança Interna de 2008, embora não estivessem apresentados discriminadamente».
O Relatório Anual de Segurança Interna de 2008, divulgado em Março, indica um aumento da criminalidade grave e violenta de 10,8 por cento e uma subida da criminalidade geral de 7,5 por cento face a 2007.http://www.tvi24.iol.pt/politica/cds-pp ... -4072.html
Crime: CDS acusa Governo de esconder dadosO CDS-PP afirmou esta quinta-feira que os dados sobre a criminalidade grupal e delinquência juvenil só foram conhecidos porque o partido utilizou o direito potestativo «para forçar o PS a discutir matérias de segurança com o secretário-geral de Segurança Interna», noticia a Lusa.
O deputado democrata-cristão Nuno Magalhães, em declarações à agência noticiosa, acusou o Governo de «esconder» dados que denunciam que «a criminalidade entre gangues teve aumento preocupante».
Dados revelados esta quinta-feira pelo gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna indicam que a criminalidade grupal aumentou 35 por cento em 2008, face a 2007, enquanto a delinquência juvenil desceu 43,7 por cento em igual período.
«Manipulação estatística»Nuno Magalhães considerou ainda que a delinquência juvenil decresceu apenas por «manipulação estatística» dos dados, uma vez que «aquilo que outrora era cometido individualmente passou a ser cometido em grupo», afirmou, citando Mário Mendes, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, numa entrevista ao «Diário de Notícias».
«Foi preciso o CDS utilizar um dos seus três agendamentos potestativos para forçar o Partido Socialista a discutir matérias de segurança com o secretário-geral de segurança interna», disse ainda o ex-secretário de estado da Administração Interna.
Nuno Magalhães considerou «lamentável a manipulação, a omissão e até a forma politicamente desonesta» como este Governo tem apresentado o relatório de Segurança Interna.O gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna refere que «estes números já estavam incluídos nos números gerais do Relatório Anual de Segurança Interna de 2008, embora não estivessem apresentados discriminadamente».
O Relatório Anual de Segurança Interna de 2008, divulgado em Março, indica um aumento da criminalidade grave e violenta de 10,8 por cento e uma subida da criminalidade geral de 7,5 por cento face a 2007.