Actividade Operacional/Exercícios

  • 961 Respostas
  • 304249 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #60 em: Novembro 16, 2010, 11:57:38 pm »
Foram perdidos 15 A-7 P, incluíndo um nos EUA que nunca chegou a ser entregue à FAP e que também nunca chegou a ser substituído. A esta situação devemos ainda considerar a reduzida operacionalidade da frota durante grande parte da década de 90 devido ao facto de Portugal ser o único utilizador (nessa altura) do motor TF-30 P-408 (deixou de ser produzido em 1986) e à falência/compra/fusão/extinção do ramo aeronaútico da empresa fabricante da aeronave, a LVT (Ling-Temco-Vought).
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #61 em: Novembro 20, 2010, 01:34:07 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Um piloto da Força Aérea Portuguesa vai entrar combate no Afeganistão aos comandos de um F16

O capitão Silva irá pilotar um avião da Bélgica, ao abrigo do programa de troca de pilotos entre países que operam F16. A RTP sabe que o envio de caças portugueses para o Afeganistão continua em aberto.
2010-10-31 20:41:05

 :arrow: http://tv2.rtp.pt/noticias/?t=Um-piloto ... 88069&tm=8

O Piloto Portugues nao anda muito bem informado!! Com que entao nao existem ameacas!!
Esqueceu-se que ainda o ano passado os Americanos numa missao de apoio proximo tiveram de usar os canhoes por varias passagens e fizeram voos bem baixos e foram atingidos por varios projecteis de DShKM 12.7 e tiveram de retirar da zona pra nao perder nenhum aviao.

Se calhar convem andar  mais informado...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19972
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2185 vez(es)
  • +1162/-3445
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #62 em: Novembro 20, 2010, 03:08:42 pm »
O piloto em questão sabe disso e muito mais, mas uma coisa é saber outra coisa é dizer. A população acredita que o pessoal dos contingentes Portugueses no Afeganistão só andaram a distribuir alimentos e cobertores tal como as ONG cá em Portugal. Pergunta ao tipo da rua se houve emboscadas e trocas de tiros com a tropa Portuguesa e os talibans que eles dizem logo que não.

Pessoalmente acredito que são ignorantes nestas questões e se calhar ainda bem, porque senão não se fazia missões no estrangeiro.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #63 em: Novembro 22, 2010, 01:53:02 am »
O capitão Silva disse que os talibãs não têm sistemas eficazes contra aeronaves (no caso o F-16) que voem a estas velocidades e altitudes…e é um facto…não sei onde está a dúvida!

Um helicóptero pode, com relativa facilidade, ser atingido por um simples FPG ou arma ligeira, um F-16 muito dificilmente poderá ser atingido por esse tipo de armas.

Querem ver que um piloto com anos de formação e centenas ou milhares de horas de voo não sabe do que fala?!
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #64 em: Novembro 23, 2010, 10:20:59 am »
Citação de: "LuisC"
O capitão Silva disse que os talibãs não têm sistemas eficazes contra aeronaves (no caso o F-16) que voem a estas velocidades e altitudes…e é um facto…não sei onde está a dúvida!

Um helicóptero pode, com relativa facilidade, ser atingido por um simples FPG ou arma ligeira, um F-16 muito dificilmente poderá ser atingido por esse tipo de armas.

Querem ver que um piloto com anos de formação e centenas ou milhares de horas de voo não sabe do que fala?!

Nao sabe onde esta a duvida, estou a ouvir isto?? Uma 12,7 pode nao ser um sistema eficaz na maior parte dos casos mas tudo depende de como sao usados. Os nossos enimigos de parvos nao tem nada

Meu caro, o Piloto ou sabe ou nao sabe!! E la por ter muitas horas de voo e de formacao nao o referiu.
Agora se nao sabe que avioes aliados ja foram atingidos por fogo automatico pesado e estiveram em risco de ser perdidos e muito grave.
Se esta a omitir para o pubico, fico um pouco mais descansado mas para mim tambem e grave porque esta a mentir a quem lhe paga o material e o ordenado.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #65 em: Dezembro 04, 2010, 07:28:49 pm »
Citação de: "ACADO"
Citação de: "LuisC"
O capitão Silva disse que os talibãs não têm sistemas eficazes contra aeronaves (no caso o F-16) que voem a estas velocidades e altitudes…e é um facto…não sei onde está a dúvida!

Um helicóptero pode, com relativa facilidade, ser atingido por um simples FPG ou arma ligeira, um F-16 muito dificilmente poderá ser atingido por esse tipo de armas.

Querem ver que um piloto com anos de formação e centenas ou milhares de horas de voo não sabe do que fala?!

Nao sabe onde esta a duvida, estou a ouvir isto?? Uma 12,7 pode nao ser um sistema eficaz na maior parte dos casos mas tudo depende de como sao usados. Os nossos enimigos de parvos nao tem nada

Meu caro, o Piloto ou sabe ou nao sabe!! E la por ter muitas horas de voo e de formacao nao o referiu.
Agora se nao sabe que avioes aliados ja foram atingidos por fogo automatico pesado e estiveram em risco de ser perdidos e muito grave.
Se esta a omitir para o pubico, fico um pouco mais descansado mas para mim tambem e grave porque esta a mentir a quem lhe paga o material e o ordenado.

ACADO, nos seus post´s relativos a armas e munições não me meti, pois sou ignorante no tema, agora deixe que lhe diga que o que acabou de escrever não tem nexo nenhum.

Diga-me quando é que um F-15 ou A-10 ou F-16 foram abatidos no Afeganistão como fogo de 12.7 mm, estou a espera.
Quanto ao fogo pesado, refere-se a que ? AAA?

As aeronaves que mais sujeitas estão a este fogo são os helis, como os Chinook, e UH-60, sendo que este tipo de armas consegue ser mais eficaz a baixas altitudes que certos SAM "shoulder lauched", até porque as contra medidas a nível de flares costuma ser eficaz.

Além disso o piloto é livre de dizer o que quizer desde que não viole nenhum segredo operacional ou procedure,não é o facto de lhe pagar o ordenado com os seus impostos que lhe dá direito de o acusar de mentiroso.

 :|
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2561
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #66 em: Dezembro 07, 2010, 01:17:33 am »
Citação de: "typhonman"
Citação de: "ACADO"
Citação de: "LuisC"
O capitão Silva disse que os talibãs não têm sistemas eficazes contra aeronaves (no caso o F-16) que voem a estas velocidades e altitudes…e é um facto…não sei onde está a dúvida!

Um helicóptero pode, com relativa facilidade, ser atingido por um simples FPG ou arma ligeira, um F-16 muito dificilmente poderá ser atingido por esse tipo de armas.

Querem ver que um piloto com anos de formação e centenas ou milhares de horas de voo não sabe do que fala?!

Nao sabe onde esta a duvida, estou a ouvir isto?? Uma 12,7 pode nao ser um sistema eficaz na maior parte dos casos mas tudo depende de como sao usados. Os nossos enimigos de parvos nao tem nada

Meu caro, o Piloto ou sabe ou nao sabe!! E la por ter muitas horas de voo e de formacao nao o referiu.
Agora se nao sabe que avioes aliados ja foram atingidos por fogo automatico pesado e estiveram em risco de ser perdidos e muito grave.
Se esta a omitir para o pubico, fico um pouco mais descansado mas para mim tambem e grave porque esta a mentir a quem lhe paga o material e o ordenado.

ACADO, nos seus post´s relativos a armas e munições não me meti, pois sou ignorante no tema, agora deixe que lhe diga que o que acabou de escrever não tem nexo nenhum.

Diga-me quando é que um F-15 ou A-10 ou F-16 foram abatidos no Afeganistão como fogo de 12.7 mm, estou a espera.
Quanto ao fogo pesado, refere-se a que ? AAA?

As aeronaves que mais sujeitas estão a este fogo são os helis, como os Chinook, e UH-60, sendo que este tipo de armas consegue ser mais eficaz a baixas altitudes que certos SAM "shoulder lauched", até porque as contra medidas a nível de flares costuma ser eficaz.

Além disso o piloto é livre de dizer o que quizer desde que não viole nenhum segredo operacional ou procedure,não é o facto de lhe pagar o ordenado com os seus impostos que lhe dá direito de o acusar de mentiroso.

 :|

Então não tem nexo porquê ??
Lá por nenhum não ter sido abatido isso quer dizer que não poderão ser um dia?? não estou a perceber onde quer chegar?
Se lhe estou a dizer que já tiveram que retirar por causa do fogo de DShKM 12.7, acho que isso quer dizer que estavam em perigo!! ou não?? E provavelmente só não foram abatidos porque retiraram.

Se é um caso que apresenta grande perigo, que é constante a ameça, etc, claro que não.
Mas o que é certo é que os aviões esgotaram as bombas a ajudar os soldados em terra e quando tentaram usar os canhões, os malandros dos turbas deram dores de cabeça. E com certeza que o nosso Piloto se lhe surgir uma situação destas não se vai cortar à bomboca, portanto corre o mesmo perigo que os outros.

Se o piloto é livre de dizer o que quizer tambem eu sou. E das duas uma, ou ele não sabe que poderá correr este mesmo risco, ou está a mentir!! Continuo sem saber qual é a hipótese mais grave.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #67 em: Dezembro 07, 2010, 10:13:58 pm »
Depende das rules of engagment, não sei se o uso do canhão a baixa altitude constitui opção para o nosso piloto, terá de lhe perguntar a ele.  :mrgreen:
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5307
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #68 em: Dezembro 11, 2010, 12:08:35 pm »
Aqui fica um menino que gostaria de ver na FAP. Pelo que tenho visto, anda a passar muito tempo por aqui.



Citar
Airbus A-330 MRTT

http://forum.apeapt.com/viewtopic.php?f=4&t=2901&start=150
« Última modificação: Dezembro 11, 2010, 05:32:41 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5307
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #69 em: Dezembro 11, 2010, 12:09:13 pm »
Aqui fica um menino que gostaria de ver na FAP. Pelo que tenho visto, anda a passar muito tempo por aqui.



Citar
Quem passou perto de Monte Real ao fim da tarde nas últimas semanas, poderá ter tido a sorte de ver a aproximação à pista de um Airbus A-330 MRTT, com o qual a Força Aérea tem colaborado na certificação como reabastecedor aéreo.
Visão pouco usual dada a dimensão do aparelho, que contrasta notoriamente com os "pequenos" F-16 residentes da BA5, a quem tem ido "dar de beber".
A aeronave em questão tem a matrícula EC-330 e será o segundo avião do tipo a ser entregue à Força Aérea Australiana.

http://www.passarodeferro.com/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19972
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2185 vez(es)
  • +1162/-3445
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #70 em: Dezembro 11, 2010, 12:10:18 pm »
Nelson vais ter os KC-390 por isso não te preocupes... :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5307
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #71 em: Dezembro 11, 2010, 04:09:41 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Nelson vais ter os KC-390 por isso não te preocupes... :lol:

Um KC não reabastece os nossos F16 e se um dia precisar-mos combater por cima do oceano :oops:  :oops:  :oops:  atlântico (açores), os nossos aviões por cada hora que passa serão obrigados a voltar à base, o que  deixaria a nossa defesa muito enfraquecida
« Última modificação: Dezembro 11, 2010, 10:38:48 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19972
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2185 vez(es)
  • +1162/-3445
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #72 em: Dezembro 11, 2010, 05:10:02 pm »
Por cima dos Açores? Temos a base das Lajes e depois os F-16 não têm assim tão pouco alcance.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5307
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #73 em: Dezembro 11, 2010, 05:26:35 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Por cima dos Açores? Temos a base das Lajes e depois os F-16 não têm assim tão pouco alcance.

Por isso é que sou a favor de um reabastecedor
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19972
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2185 vez(es)
  • +1162/-3445
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #74 em: Dezembro 11, 2010, 05:39:00 pm »
Porque os F-16 não têm pouco alcance? Acho que percebeste o inverso, certo?

Olha aqui:

 :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.