Classes de veículos

  • 1 Respostas
  • 6348 Visualizações
*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1177
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
Classes de veículos
« em: Julho 06, 2004, 12:14:42 am »
Resolvi descobrir qual é o critério para separar os veículos por classes nas portagens das auto-estradas portuguesas. E encontrei.

Classe 1 : veículos cuja altura na vertical do primeiro eixo seja inferior a 1,10m

Classe 2 : veículos com dois eixos cuja altura na vertical do primeiro eixo seja superior a 1,10m

Classe 3 : veículos com três eixos cuja altura na vertical do primeiro eixo seja superior a 1,10m

Classe 4 : veículos com mais de três eixos etc, etc...

Agora que já sei qual é o critério, alguém me explica porque é que o escolheram? Qual será a profunda relevância da altura do veículo no primeiro eixo? É que este critério leva a situações ridículas. Por exemplo:

Nissan Terrano II, classe 1. Nissan Terrano II intercooler, classe 2. Razão: a entrada de ar extra do motor fica mesmo em cima do eixo. :roll:

Ainda outro: o Nissan Patrol tem 1,12m no primeiro eixo. Ou seja, basta rebaixar a suspensão dianteira 2 cm e o carro paga metade das portagens.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 06, 2004, 12:25:17 am »
Sim, e por outro lado, carros bastante potentes, logo poluentes e potenciais causadores de acidentes, sao normalmente "rasteirinhos" e passam em classe 1.

Eu ando com uma Strakar e pago um balurdio de portagens, mtas vezes mais vale ir pelas estradas nacionais e continua a ser bastante rapido e confortavel.
"History is always written by who wins the war..."