LPM 2004 - Anteprojecto
--------------------------------------------------------------------------------
DE - 21.06.2004
Quote:
--------------------------------------------------------------------------------
Exército sai reforçado
A.L.
O ante-projecto da LPM que Portas deu ontem a conhecer reequilibra o esforço no investimento pelos três ramos das Forças Armadas.
O Exército recebe uma nova arma ligeira que equipará a totalidade das forças militares, paramilitares e de segurança (cerca de 130 mil efectivos), mas também 360 blindados de rodas, equipamentos de protecção contra guerra nuclear, química e biológica (NBQ) e um hospital cirúrgico móvel. O Governo decidiu ainda manter o programa do Grupo de Aviação Ligeira, que guarda as verbas inscritas na actual lei, mas não há aqui quaisquer certezas: Paulo Portas disse ontem que continua a discutir com o ramo as alternativas para o seu equipamento, depois de ter dito no Parlamento, no Verão (na sequência da denúncia do contrato com a Eurocopter para o fornecimento dos helicópteros ligeiros C-635), que aguardava para final de Setembro do ano que terminou a sugestão sobre alternativas ao aparelho. Sobre os helicópteros pesados NH90, o ministro diz que continua tudo «na mesma», ou seja, parado. A Força Aérea recebe o que parte das suas chefias sempre quis, o avião de transporte estratégico norte-americano C130-J e não o europeu da Airbus, A400M (ler caixa); vê ainda antecipado o programa para a substituição dos 24 Aviocar por novos 12 aparelhos, que poderão eventualmente vir ou da espanhola CASA ou da italo-norte-americana Alenia; e constata o ministro já o tinha anunciado a confirmação da modernização da segunda frota de caças F16 e dos aviões de fiscalização P3 Orion. A Marinha perde um submarino mas ganha três fragatas para substituir os antigos seis navios da classe João Belo, vê reafirmado o investimento (PIDDAC) nos 12 patrulhões a serem construídos pelos estaleiros de Viana do Castelo, de onde também sairá o navio polivalente logístico, tudo como está na actual lei. O ramo vê consagrada em lei a «promessa» de que na revisão de 2004 será prioritária a modernização das fragatas classe Vasco da Gama e à substituição do navio reabastecedor Bérrio.
--------------------------------------------------------------------------------
Comentem.. Agrada-me aquilo do AOR dos C130J e de mais blindados de rodas. Pena é não ser mencionados SAM´s, peças de artilharia M777 e mais helis NH90T..
abraços a todos menos ao europatriota
