71º Aniversário do Término da Segunda Guerra MundialRio de Janeiro (RJ) – O Ministério da Defesa, em 8 de maio, comemorou, em solenidade cívico-militar realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), mais um aniversário do término da Segunda Guerra Mundial, celebrando o Dia da Vitória.
Há exatos 71 anos, em solo europeu, a 148ª Divisão de Infantaria Alemã, com um efetivo aproximado de 14.000 militares, rendia-se incondicionalmente à Força Expedicionária Brasileira (FEB), libertando o povo italiano do domínio alemão e do regime nazifascista, colaborando, assim, com a vitória aliada no teatro de operações da Europa.
A solenidade foi presidida pelo Ministro de Estado da Defesa, Aldo Rebelo, acompanhado de comandantes militares, com a participação de representações das Forças Armadas.
Durante a cerimônia, outorgou-se a Medalha da Vitória a agraciados. A Medalha é outorgada a organizações militares e a personalidades civis e militares que se destacaram na difusão dos feitos da FEB. Além disso, um arranjo floral foi depositado junto ao Túmulo do Soldado Desconhecido e executou-se o toque de silêncio, que foi seguido de uma salva de tiros, em homenagem aos militares mortos em combate. Os tiros de canhão foram executados por uma embarcação da Marinha, ancorada nas proximidades do Monumento.
A solenidade foi finalizada com o desfile da tropa e de veteranos embarcados em veículos históricos.
A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, de ex-combatentes de Nações Amigas e de ilustres convidados.






FONTE: EB