O Jose.M, pareces ser dos espanhóis que andam por aqui com mais
raciocínios, por isso, tens que considerar o facto que Olivença foi roubada
pelo o exército franco-espanhol em 1801. Portugal assinou (a força) o
tratado de Badajoz em 1801 que cumpriu.
Espanha em 1807 atacou novamente Portugal o que cancelou os beneficios
que tirou do tratado de Badajoz.
Em 1815, no congresso de Viena foi assinado o acordo de paz no qual
constava que Espanha comprometia-se a dar Olivença e seus territórios a
coroa portuguesa. Espanha nunca cumpriu as suas obrigações.
O que poderás dizer a isso ?
Doctor Z, obrigado pela sua amabilidade, tambem eu gosto de falar com pessoas que deixam fora o odio e trazem arrazoados.
Eu gosto (tambem) dos Xutos e Pontapés, e da sua cançao "Pequeno pormenor". E um pequeno pormenor pode ser que Portugal recuperou Olivenza e logo dou la como presente a Espanha em 1811 (concordo com voçe que eu estou a facer demagogia, mas lembre que eu sou espanhol e de Espanha ni bons ventos nem bons casamentos...

)
Ja a falar com seriedade, agora é sabado 25 de novembro de 2006. O Governo portugues está a tomar o pequeno almorço a metros da minha casa, e tambem o Governo Espanhol. Eles (concordemos com eles o nao)estao a falar do nosso futuro. Ficamos muito longe do 1800, voçes tinham Rei e nos um mau extremenho e espanhol chamado Manuel Godoy que queira ter o seu proprio reino em Extremadura e o Alentejo, que foi amante da rainha e le quis ofrecer um ramo de laranjas.
Mas agora Olivenza/Olivença no 2006 é parte de Espanha. Tenhe pessoas a viver lá. De origem portugues e espanhol. Ainda mais, muitos dos oliventinos portugueses foram embora a Badajoz ou resto de Espanha a trabalhar e viver. Que teriamos a fazer com esas pessoas? Dizer les que o contecido nos ultimos 200 anos nao tenhe valor? Que as suas casas feitas depois do 1800 sao construcçoes ilegais segundo o Grupo de Amigos de Olivença? Que as suas compras e vendas nao tenhem valor juridico?
Acho que Olivença é uma questiao de orgulho alem de prática. Podería ser uma soluçao a "venda" dos dereitos portugueses em Olivença a Espanha?
Agora bem... O Alentejo e a Extremadura sao das regioes mais pobres de Europa. Temos a oportunidad de trabalhar juntos para melhorar. Badajoz (minha ciudade). Gire um compaso com centro em Badajos, tome um radio de 25 km, esso é uma area com possibilidad de futuro.
Hoje é 25 de Novembro de 2006. As muralhas de Badajos fican dentro da ciudade, e as muralhas de Elvas sao um lindo lugar para pasear.
Eu nao sou homem de leis. Nao se assinar papeis, ao assinar un contrato de trabalho, seguro ou credito sei ao certo que estou a ser enganado.
Olivenza nao nace em 1800. As vezes foi portuguesa, as vezes foi espahola. A raya foi terra de guerras e alternancias.
Mais esso foi ontem...
Hoje e amanha... a nossa guerra (de portugueses e espanhois) é ter melhor Sistema de Saúde, Educaçao, Economía, Trabalho e na Raya isso quer dizer COLABORAÇAO.
Caro Doctor Z, esta e só a minha opiniao, que é la de um trabalhador do lado cá da fronteira. Um simple homem, nao um deus.
Abraços.