Panhard M-11

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« Responder #15 em: Janeiro 02, 2009, 02:43:40 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Estes são franceses...

Eu sei. Foi só para mostrar que eles também se tinham de desenrascavam com o que havia. Até correr mal...  :roll:

E aqui fica a ultima.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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« Responder #16 em: Janeiro 08, 2009, 10:55:39 pm »
Citação de: "tyr"
e nenhum deles preenche os requisitos de uma VBL para um cenario tipo afeganistão (desenrascam, mas nem de longe se aprocimam do ideal).

podia ser mais claro? quais seriao os requisitos de uma VBL e qual seria o ideal?
 

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« Responder #17 em: Janeiro 08, 2009, 11:11:34 pm »
Os requisitos tecnicos não os posso dar, mas poso dizer, que devem conferir um certo nivel de protecção contra IEDs (baseados em munições não detonadas, com uma carga nominal estimada que não vou mencionar) em condutas, em rails, enterrados (tipo minas anti carro), ao lado da estrada e EFPs, para alem de protegerem contra munições 7.62 perfurantes e RPG7.

existem varias viaturas que conseguem cumprir estes requesitos (umas melhor outras pior), mas a panhard m11, só satisfaz contra as munições 7.62, de resto é uma questão de sorte.

a categorização MRAP americana, contempla varias viaturas que conseguem fazer isto (com cada categoria a oferecer um nivel de protecção superior), mas esta categorização abrange muitas viaturas que ja existiam antes dela (o caso de algumas viaturas descendentes do Caspir ou da viatura Bushmaster são disso exemplo).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

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LM

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« Responder #18 em: Janeiro 08, 2009, 11:50:09 pm »
Citação de: "tyr"
Os requisitos tecnicos não os posso dar, mas poso dizer, que devem conferir um certo nivel de protecção contra IEDs (baseados em munições não detonadas, com uma carga nominal estimada que não vou mencionar) em condutas, em rails, enterrados (tipo minas anti carro), ao lado da estrada e EFPs, para alem de protegerem contra munições 7.62 perfurantes e RPG7.

existem varias viaturas que conseguem cumprir estes requesitos (umas melhor outras pior), mas a panhard m11, só satisfaz contra as munições 7.62, de resto é uma questão de sorte.

a categorização MRAP americana, contempla varias viaturas que conseguem fazer isto (com cada categoria a oferecer um nivel de protecção superior), mas esta categorização abrange muitas viaturas que ja existiam antes dela (o caso de algumas viaturas descendentes do Caspir ou da viatura Bushmaster são disso exemplo).


Uma dúvida então: quando o Panhard M11 foi planeado tinham o quê em mente, por outras palavras é melhor que os agora famosos MRAP em quê? E quem pergunta o M11 também pode colocar em causa veículos tipo Pandur, que não são também os correctos em cenários do tipo Afegão... apenas servem para cenários com inimigos mais "convencionais"?
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« Responder #19 em: Janeiro 09, 2009, 12:05:48 am »
a Panhard, m11, não passa de uma viatura de reconhecimento aerotransportavel, estudada para conferir protecção contra disparos de armas automaticas e estilhaços de artilharia.
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« Responder #20 em: Janeiro 09, 2009, 12:07:42 am »
Exacto, as pandur não são o ideal para um cenario tipo Afeganistão, não confere protecção adequada contra IEDs que arrebentem por debaixo do casco, mas tirando esse tipo de IEDs, acho que se desenrasca bem.
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« Responder #21 em: Janeiro 09, 2009, 12:51:45 am »
visto o tamanho dos veículos, missões do VBL parecem impossível para os MRAP.
 

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« Responder #22 em: Janeiro 09, 2009, 01:57:40 pm »
exacto, as viaturas tipo MRAP actuais, não foram desenvolviadas com o objectivo de serem um sistema de reconhecimento, mas sim um sistema de transporte (que pode depois executar outras missões) com a maior segurança possivel para uma viatura de tamanho X contra o tipo de ameaças do TO quer do Iraque quer do Afeganistão
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« Responder #23 em: Janeiro 09, 2009, 02:47:32 pm »
Citação de: "tyr"
a Panhard, m11, não passa de uma viatura de reconhecimento aerotransportavel, estudada para conferir protecção contra disparos de armas automaticas e estilhaços de artilharia.

Com capacidade de transporte de tropas VCB e anti-carro com o MILAN.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Lightning

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« Responder #24 em: Janeiro 09, 2009, 03:30:42 pm »
Citação de: "tyr"
Os requisitos tecnicos não os posso dar, mas poso dizer, que devem conferir um certo nivel de protecção contra IEDs


Será isto?
http://en.wikipedia.org/wiki/STANAG_4569
 

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« Responder #25 em: Janeiro 09, 2009, 03:58:13 pm »
não, não é isso! isso é o stanag sobre os niveis de protecção de uma viatura.
o MRAP, em primeiro lugar não é um stanag (mas nas capacidades de protecção de viaturas existentes na altura que foi efectuado), mas é um conjunto de requesitos, defenidos pelos americas, especificos para os teatros do Iraque e Afeganistão.

parte dos requesitos MRAP baseiam se nesse stanag, mas outros nem por isso.
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« Responder #26 em: Janeiro 09, 2009, 04:09:24 pm »
Citação de: "tyr"
exacto, as viaturas tipo MRAP actuais, não foram desenvolviadas com o objectivo de serem um sistema de reconhecimento, mas sim um sistema de transporte (que pode depois executar outras missões) com a maior segurança possivel para uma viatura de tamanho X contra o tipo de ameaças do TO quer do Iraque quer do Afeganistão


E as MRAP vs as nossas Pandur...? A minha dúvida é a aposta global em MRAP e não entendo se os equipamentos tipo Pandur simplesmente têm outras funções em cenários diferentes ou se estão "desatualizadas"...

Em relação às M11 já entendi, têm outras funções e aí são boas.
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« Responder #27 em: Janeiro 09, 2009, 04:25:49 pm »
as pandur funcionam (exepto se o IN usar engenhos explosivos com uma certa potencia, que detonem por debaixo do casco), mas não são MRAP, pois para o serem teriam que ser mais altas e ter a parte inferior do casco redesenhado, mas ao fazer isso, perderiam qualquer utilidade num conflito convencional (pois se forem mais altas, tornam se alvos mais faceis de atingir, a capacidade todo o terreno seria muito prejudicada (pois o centro de massa tornarse ia mais elevado ou seja mais instavel) e mais dificeis de camuflar).
As viaturas extritamente mrap, fazem sentido para viaturas logisticas, de guerra de minas/CIED, patrulhas em cenarios contra-subversivos, etc... mas nunca como VBTP num conflito contra forças armadas convencionais.
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« Responder #28 em: Janeiro 09, 2009, 04:29:14 pm »
Citação de: "LM"
E as MRAP vs as nossas Pandur...?

Por um contra o outro? Penso que se for um Pandur MGS arrebenta com qualquer MRAP :lol: .

Citar
A minha dúvida é a aposta global em MRAP e não entendo se os equipamentos tipo Pandur simplesmente têm outras funções em cenários diferentes ou se estão "desatualizadas"...


Os veiculos tipo Pandur apareceram para substituir nas unidades de Infantaria que usavam camiões e outros veiculos de rodas não blindados para se deslocarem, (lembram-se dos BIMoto que Portugal já teve no passado?).
 

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« Responder #29 em: Janeiro 09, 2009, 04:29:51 pm »
Citação de: "tyr"
as pandur funcionam (exepto se o IN usar engenhos explosivos com uma certa potencia, que detonem por debaixo do casco), mas não são MRAP, pois para o serem teriam que ser mais altas e ter a parte inferior do casco redesenhado, mas ao fazer isso, perderiam qualquer utilidade num conflito convencional (pois se forem mais altas, tornam se alvos mais faceis de atingir, a capacidade todo o terreno seria muito prejudicada (pois o centro de massa tornarse ia mais elevado ou seja mais instavel) e mais dificeis de camuflar).
As viaturas extritamente mrap, fazem sentido para viaturas logisticas, de guerra de minas/CIED, patrulhas em cenarios contra-subversivos, etc... mas nunca como VBTP num conflito contra forças armadas convencionais.


Obrigado, quem sabe... sabe!  :wink:
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