mas parece-me que desde o início esta thread era mais sobre uma possibilidade teórica do que outra coisa.
Exacto Spectral, mas como a discussão está interessante, vou tentar fazer o papel de "advogado do diabo", defendendo o Su-32
:roll: Este argumento tem pouca ou nenhuma lógica - actualmente os nossos pilotos têm que aprender inglês, logo não vejo a diferença; em caso de necessidade última, preferia que os pilotos aprendessem russo, para operar os sistemas de bordo, a ter que prescindir das capacidade deste avião. Mas estes aspectos são irrelevantes se tivermos em conta que o software pode ser TRADUZIDO... Há por aí dezenas de países que usam aviões russos, e nos quais não se fala russo (incluindo os pilotos que voam neles...)
Depois, a questão logística - se o Su-32 puder vir a utilizar armamento ocidental, parte dos problemas logísticos são eliminados. Mas mesmo que não possa, há vários exemplos de países que operam frotas mistas.
O exemplo mais frequentemente citado é o caso Indiano, em que se operam os Jaguar e os Mirage (ocidentais) e os Su-30MKI e MiG-21/23/25/27/29 (russos). Poderia argumentar que estes operam um grande número de aeronaves, e logo, a duplicação logística é mais justificada, mas nesse caso pode-se referir, em escalas mais pequenas, a Malásia ( com MiG-29, F/A-18 e F-5), o Iraque (com Mirage, Mig-21/23/25), a Alemanha ( com os Tornado, e uma esquadra de Mig-29, que agora vendeu), o Irão (com MiG-29, Su-34, F-4, F-5 e F-14 Tomcat, que ainda consegue operar, embora tenha um embargo às peças sobresselentes), Paquistão ( Mirage, F-16, Chengdu F-7, MiG-19), etc.
Assim, estou plenamente convencido que é possível superar as dificuldades de operar uma frota com 2 aviões de origens distintas, e que embora essa operação traga custos, esses são inferiores às novas capacidades trazidas pelo Su-32...
Aliás, se compararmos os nossos requisitos operacionais, que se prendem sobretudo com a vigilância marítma, TASMO, ASW e ASuW, seria uma decisão estranha preterir o Su-32, optimizado para estas mesmas missões, e que é provavelmente o melhor avião do mundo na sua categoria, em favor do F-15E, que embora seja um caça excelente, é pensado para ataque (não pode realizar ASW, e nas missões de ASuW e TASMO é muito inferior ao Su-32) e para complementar as aeronaves de superioridade aérea (o que não é a nossa prioridade, visto que não temos vizinhos de risco com forças aéreas de grande capacidade, isto se excluírmos os Espanhóis, mas esses não vão lá só com uma dúzia de F-15 :lol: ).
Sendo assim, se fosse eu a escolher, não teria dúvidas - Su-32 All the way!
Abraços
JNSA