Fernando Pessoa e os lusitanos

  • 33 Respostas
  • 6063 Visualizações
*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
Fernando Pessoa e os lusitanos
« em: Outubro 24, 2008, 07:39:49 pm »
Olá guerreiros

Em «portugal,sebastianismo e quinto império» Fernando Pessoa descreveu bem os Lusitanos:

"Das feições que caracterizam o portugues, a mais irritante é sem duvida o seu excesso de disciplina.Somos o povo disciplinado or excelencia. Levamos a disciplina social aquele excesso em que coisa nenhuma,por boa que seja-e eu não creio que a disciplina seja coisa boa- será prejudicial.
tão regrada é a vida social portuguesa, que mais parece que somos um exército do que uma nação de gente com existencias individuais.
nunca o portugues tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando as costas ao vizinho, .Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo.
esta sempre á espera dos outros para tudo.
e quando, por um milagre, pratica a traição á pátria de ter um gesto, um pensamento, ou um sentimento independente, a sua audácia nunca é completa, porque não tira os olhos dos outros, nem a sua atenção da sua crítica.
Parecemo-nos muito com os alemães. Como eles, agimos sempre em grupo, e cada um do grupo porque os outros agem.
por isso aqui como na Alemanha, nunca é possível determinar responsabilidades. Elas são sempre de uma sexta pessoa nun caso onde só agiram 5. Como na Alemanha nós esperamos sempre pela voz de comando,como eles sofremos da doença da autoridade.
como os alemães nós compensamos a nossa rigida disciplina fundamental por uma indisciplina superficial, de crianças que brincam á vida.Refilamos só de palavras. Dizemos mal so as escondidas. E somos invejosos, grosseiros e bárbaros de natureza, orque tais são as qualidades de toda a pessoa que a disciplina moeu, em que a individualidade se atrofiou.
Mas os alemães elevaram a disciplina social a um sistema de estado e de governo, ao passo que nós, mais rigidamente disciplinados, nunca infligimos a nossa rude disciplina social, especializando-a para um estado ou administração. Daí a nossa decadencia. Somos incapazes de revolta. Quando fizemos uma revolução, foi para implantar uma coisa igual ao que já estava. Ficámos os mesmos disciplinados.
Portugal precisa de um indisciplinador. Mas todos os que tivemos nos teem falhado. Como não acontecer assim ,se é da nossa raça que eles saem?"

Any comments???
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 25, 2008, 11:01:41 am »
parece que portugal precisa de um líder meio-ingles que não seja realmente líder mas que incite ao individualismo. mas não é fácil. Os aliados fizeram uma autentica lavagem ao cérebro as crianças alemãs, incitando-as a desconfiar da autoridade, mas os alemaes continuam os mesmos disciplinados de sempre. Deve ser genético. :D
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
Re: Fernando Pessoa e os lusitanos
« Responder #2 em: Outubro 26, 2008, 09:58:55 am »
Citação de: "macholuso"
Olá guerreiros

Em «portugal,sebastianismo e quinto império» Fernando Pessoa descreveu bem os Lusitanos:

"Das feições que caracterizam o portugues, a mais irritante é sem duvida o seu excesso de disciplina.Somos o povo disciplinado or excelencia. Levamos a disciplina social aquele excesso em que coisa nenhuma,por boa que seja-e eu não creio que a disciplina seja coisa boa- será prejudicial.
tão regrada é a vida social portuguesa, que mais parece que somos um exército do que uma nação de gente com existencias individuais.
nunca o portugues tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando as costas ao vizinho, .Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo.
esta sempre á espera dos outros para tudo.
e quando, por um milagre, pratica a traição á pátria de ter um gesto, um pensamento, ou um sentimento independente, a sua audácia nunca é completa, porque não tira os olhos dos outros, nem a sua atenção da sua crítica.
Parecemo-nos muito com os alemães. Como eles, agimos sempre em grupo, e cada um do grupo porque os outros agem.
por isso aqui como na Alemanha, nunca é possível determinar responsabilidades. Elas são sempre de uma sexta pessoa nun caso onde só agiram 5. Como na Alemanha nós esperamos sempre pela voz de comando,como eles sofremos da doença da autoridade.
como os alemães nós compensamos a nossa rigida disciplina fundamental por uma indisciplina superficial, de crianças que brincam á vida.Refilamos só de palavras. Dizemos mal so as escondidas. E somos invejosos, grosseiros e bárbaros de natureza, orque tais são as qualidades de toda a pessoa que a disciplina moeu, em que a individualidade se atrofiou.
Mas os alemães elevaram a disciplina social a um sistema de estado e de governo, ao passo que nós, mais rigidamente disciplinados, nunca infligimos a nossa rude disciplina social, especializando-a para um estado ou administração. Daí a nossa decadencia. Somos incapazes de revolta. Quando fizemos uma revolução, foi para implantar uma coisa igual ao que já estava. Ficámos os mesmos disciplinados.
Portugal precisa de um indisciplinador. Mas todos os que tivemos nos teem falhado. Como não acontecer assim ,se é da nossa raça que eles saem?"

Any comments???

ninguem quer comentar? Eu acho isto importante uma vez que tem a ver com traços de caracter que impedem a nossa evolução como país.
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Fernando Pessoa e os lusitanos
« Responder #3 em: Outubro 26, 2008, 09:12:40 pm »
Citação de: "macholuso"
Citação de: "macholuso"
Olá guerreiros

Em «portugal,sebastianismo e quinto império» Fernando Pessoa descreveu bem os Lusitanos:

"Das feições que caracterizam o portugues, a mais irritante é sem duvida o seu excesso de disciplina.Somos o povo disciplinado or excelencia. Levamos a disciplina social aquele excesso em que coisa nenhuma,por boa que seja-e eu não creio que a disciplina seja coisa boa- será prejudicial.
tão regrada é a vida social portuguesa, que mais parece que somos um exército do que uma nação de gente com existencias individuais.
nunca o portugues tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando as costas ao vizinho, .Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo.
esta sempre á espera dos outros para tudo.
e quando, por um milagre, pratica a traição á pátria de ter um gesto, um pensamento, ou um sentimento independente, a sua audácia nunca é completa, porque não tira os olhos dos outros, nem a sua atenção da sua crítica.
Parecemo-nos muito com os alemães. Como eles, agimos sempre em grupo, e cada um do grupo porque os outros agem.
por isso aqui como na Alemanha, nunca é possível determinar responsabilidades. Elas são sempre de uma sexta pessoa nun caso onde só agiram 5. Como na Alemanha nós esperamos sempre pela voz de comando,como eles sofremos da doença da autoridade.
como os alemães nós compensamos a nossa rigida disciplina fundamental por uma indisciplina superficial, de crianças que brincam á vida.Refilamos só de palavras. Dizemos mal so as escondidas. E somos invejosos, grosseiros e bárbaros de natureza, orque tais são as qualidades de toda a pessoa que a disciplina moeu, em que a individualidade se atrofiou.
Mas os alemães elevaram a disciplina social a um sistema de estado e de governo, ao passo que nós, mais rigidamente disciplinados, nunca infligimos a nossa rude disciplina social, especializando-a para um estado ou administração. Daí a nossa decadencia. Somos incapazes de revolta. Quando fizemos uma revolução, foi para implantar uma coisa igual ao que já estava. Ficámos os mesmos disciplinados.
Portugal precisa de um indisciplinador. Mas todos os que tivemos nos teem falhado. Como não acontecer assim ,se é da nossa raça que eles saem?"

Any comments???
ninguem quer comentar? Eu acho isto importante uma vez que tem a ver com traços de caracter que impedem a nossa evolução como país.



Traços de carácter que impedem a nossa evolução como país???

O senhor refere-se aos "traços de carácter" que lutaram contra o Império Romano, e que só foram vencidos à traição?

O senhor refere-se aos" traços de carácter" que lutaram e conseguiram a independência sob a bandeira de D.Afonso Henriques?

E que sobre essa mesma bandeira reconquistaram territórios aos exércitos mouros?

Será que se refere aos" traços de carácter" dos ínumeros reis e suas gentes que pouco a pouco foram consolidando o território português?

O senhor refere-se aos "traços de carácter" que sob a aura de Nuno Álvares Pereira e outros lutaram, quase sempre em inferioridade numérica contra o invasor que queria dominar território que não era seu, e ( que ) numa missão quase sobre-humana venceram?

E os "traços de carácter" do Infante D.Henrique, seus navegadores e marinheiros que embarcaram numa viagem ao desconhecido, sabendo que essa viagem poderia ser só de ida, serão esses os traços a que se refere?

Aventuras essas, que deram "novos mundos ao mundo" !

Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Diogo Cão, Fernão de Magalhães...a que traços se refere? À barba por fazer, que todos possuíam?

Terão sido os "traços de carácter" de Afonso de Albuquerque, Francisco de Almeida, António da Silveira e outros, que combatendo longe da pátria conquistaram e implantaram o Império Português na Índia?

Ou os "traços de carácter" do Padre António Vieira?

"Traços de carácter" que construíram o primeiro e último império colonial e que ganharam o respeito e admiração de outras nações?

Poderia ficar toda a noite a exemplificar os "traços de carácter" destes e de outros portugueses.
E olhe que me parece que que com estes "traços de carácter" fomos longe. Alcançamos a Glória.
Neste momento não estamos na vanguarda mundial. Mais difícil do que alcançar o topo é permanecer aí. E nós não conseguimos.
No entanto acredito, que num futuro iremos " levantar de novo o esplendor de Portugal".  E será com esses mesmos " traços de carácter" ao que o senhor se refere.

"Traços de carácter", que me permita dizer, você não tem, nem merece ter!
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 26, 2008, 09:20:01 pm »
A prosa não está completa  :?
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 26, 2008, 09:22:37 pm »
Citação de: "Lancero"
A prosa não está completa  :?

Citar
Poderia ficar toda a noite a exemplificar os "traços de carácter" destes e de outros portugueses.


Mas não tenho tempo, nem o "macholuso" quer saber. Só serviria para continuar o "joguinho" que ele quer fazer...
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 26, 2008, 09:25:10 pm »
A prosa do F. Pessoa colocada pelo macholuso é que não está completa ;)
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 26, 2008, 09:28:27 pm »
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "Lancero"
A prosa não está completa  :twisted:
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 26, 2008, 09:29:39 pm »
Citação de: "Lancero"
A prosa do F. Pessoa colocada pelo macholuso é que não está completa :)
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
Re: Fernando Pessoa e os lusitanos
« Responder #9 em: Outubro 26, 2008, 09:31:13 pm »
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "macholuso"
Citação de: "macholuso"
Olá guerreiros

Em «portugal,sebastianismo e quinto império» Fernando Pessoa descreveu bem os Lusitanos:

"Das feições que caracterizam o portugues, a mais irritante é sem duvida o seu excesso de disciplina.Somos o povo disciplinado or excelencia. Levamos a disciplina social aquele excesso em que coisa nenhuma,por boa que seja-e eu não creio que a disciplina seja coisa boa- será prejudicial.
tão regrada é a vida social portuguesa, que mais parece que somos um exército do que uma nação de gente com existencias individuais.
nunca o portugues tem uma acção sua, quebrando com o meio, virando as costas ao vizinho, .Age sempre em grupo, sente sempre em grupo, pensa sempre em grupo.
esta sempre á espera dos outros para tudo.
e quando, por um milagre, pratica a traição á pátria de ter um gesto, um pensamento, ou um sentimento independente, a sua audácia nunca é completa, porque não tira os olhos dos outros, nem a sua atenção da sua crítica.
Parecemo-nos muito com os alemães. Como eles, agimos sempre em grupo, e cada um do grupo porque os outros agem.
por isso aqui como na Alemanha, nunca é possível determinar responsabilidades. Elas são sempre de uma sexta pessoa nun caso onde só agiram 5. Como na Alemanha nós esperamos sempre pela voz de comando,como eles sofremos da doença da autoridade.
como os alemães nós compensamos a nossa rigida disciplina fundamental por uma indisciplina superficial, de crianças que brincam á vida.Refilamos só de palavras. Dizemos mal so as escondidas. E somos invejosos, grosseiros e bárbaros de natureza, orque tais são as qualidades de toda a pessoa que a disciplina moeu, em que a individualidade se atrofiou.
Mas os alemães elevaram a disciplina social a um sistema de estado e de governo, ao passo que nós, mais rigidamente disciplinados, nunca infligimos a nossa rude disciplina social, especializando-a para um estado ou administração. Daí a nossa decadencia. Somos incapazes de revolta. Quando fizemos uma revolução, foi para implantar uma coisa igual ao que já estava. Ficámos os mesmos disciplinados.
Portugal precisa de um indisciplinador. Mas todos os que tivemos nos teem falhado. Como não acontecer assim ,se é da nossa raça que eles saem?"

Any comments???
ninguem quer comentar? Eu acho isto importante uma vez que tem a ver com traços de caracter que impedem a nossa evolução como país.


Traços de carácter que impedem a nossa evolução como país???

O senhor refere-se aos "traços de carácter" que lutaram contra o Império Romano, e que só foram vencidos à traição?

O senhor refere-se aos" traços de carácter" que lutaram e conseguiram a independência sob a bandeira de D.Afonso Henriques?

E que sobre essa mesma bandeira reconquistaram territórios aos exércitos mouros?

Será que se refere aos" traços de carácter" dos ínumeros reis e suas gentes que pouco a pouco foram consolidando o território português?

O senhor refere-se aos "traços de carácter" que sob a aura de Nuno Álvares Pereira e outros lutaram, quase sempre em inferioridade numérica contra o invasor que queria dominar território que não era seu, e ( que ) numa missão quase sobre-humana venceram?

E os "traços de carácter" do Infante D.Henrique, seus navegadores e marinheiros que embarcaram numa viagem ao desconhecido, sabendo que essa viagem poderia ser só de ida, serão esses os traços a que se refere?

Aventuras essas, que deram "novos mundos ao mundo" !

Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Diogo Cão, Fernão de Magalhães...a que traços se refere? À barba por fazer, que todos possuíam?

Terão sido os "traços de carácter" de Afonso de Albuquerque, Francisco de Almeida, António da Silveira e outros, que combatendo longe da pátria conquistaram e implantaram o Império Português na Índia?

Ou os "traços de carácter" do Padre António Vieira?

"Traços de carácter" que construíram o primeiro e último império colonial e que ganharam o respeito e admiração de outras nações?

Poderia ficar toda a noite a exemplificar os "traços de carácter" destes e de outros portugueses.
E olhe que me parece que que com estes "traços de carácter" fomos longe. Alcançamos a Glória.
Neste momento não estamos na vanguarda mundial. Mais difícil do que alcançar o topo é permanecer aí. E nós não conseguimos.
No entanto acredito, que num futuro iremos " levantar de novo o esplendor de Portugal".  E será com esses mesmos " traços de carácter" ao que o senhor se refere.

"Traços de carácter", que me permita dizer, você não tem, nem merece ter!

aliás essa gloria foi conseguida graças á nossa osição geografica favorável. mAS SE PENSAS QUE FOI DÁDIVA DE DEUS, pelos vistos o deus em que tanto acreditam não gostou porque deu-nos um terramoto de que nunca mais recuperámos :wink:
« Última modificação: Outubro 26, 2008, 09:33:35 pm por macholuso »
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Outubro 26, 2008, 09:32:51 pm »
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "Lancero"
A prosa do F. Pessoa colocada pelo macholuso é que não está completa :)


agora tenho a certeza que não leste o livro. Querias que eu passasse todo á máquina não?. Compra-o se quiseres
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 26, 2008, 09:33:32 pm »
Citação de: "macholuso"
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "Lancero"
A prosa não está completa  :twisted:


Se fosse outra altura recomendava-lhe o suicidío.É uma garantia mais que fiável que irá perder esses traços.

Mas...peço aos Moderadores que actuem antes de isto se tornar mais uma daquelas brigas típicas que acontecem de tempos a tempos aqui no Fórum Defesa.
É curioso que mal sai um destabilizador ( triton ) aparece logo outro...
Parece que combinam uns com os outros....
 

*

macholuso

  • 147
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 26, 2008, 09:35:36 pm »
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "macholuso"
Citação de: "TOMSK"
Citação de: "Lancero"
A prosa não está completa  :twisted:

Se fosse outra altura recomendava-lhe o suicidío.É uma garantia mais que fiável que irá perder esses traços.

Mas...peço aos Moderadores que actuem antes de isto se tornar mais uma daquelas brigas típicas que acontecem de tempos a tempos aqui no Fórum Defesa.
É curioso que mal sai um destabilizador ( triton ) aparece logo outro...
Parece que combinam uns com os outros....

destabilizador= racional=chato=não nos deixa sonhar
I did not have..repeat.. did not have sexual relations with that woman
Bill Clinton
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 26, 2008, 09:38:49 pm »
Óh macholuso. Comente esta

Citar
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.
É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
Re: Fernando Pessoa e os lusitanos
« Responder #14 em: Outubro 26, 2008, 09:39:14 pm »
Citação de: "macholuso"
o deus em que tanto acreditam não gostou porque deu-nos um terramoto de que nunca mais recuperámos :shock:  :shock:

Que eu saiba o Terramoto foi obra da natureza, e por acaso recuperamos bastante bem ou não se lembra deste senhor:



 :roll:  :lol: