Mas eu nao considero isso como diferenças. Punho fechado ou um punho aberto, bater ou não as asas, incluiria isso no que denominei atrás de nuances. O regulamento da OU deve prever isso, se nao prevê ... pqp o regulamento.
Diria que as diferenças das marchas são antes estilos, manias, habitos ... e isso é dificil de alterar ou unificar com regulamentos. A PE marcha diferentemente da cavalaria em geral, a PA idem em relação à força aérea, etc... tambem e francamente nao acho importante alterar isso, desde que os pelotoes nao se atropelem um aos outros.
Diferenças, mesmo diferenças, era o que existia antes do actual regulamento da Ordem Unida, em que havia diferenças na cadencia de marcha, tempos e toques diferentes de arma para arma, etc... já para nao falar de ramo para ramo.
Contou-me um Sargento musico reformado que nos tempos anteriores à regulamentação unica era um pandemónio. Quando a banda (ou a secção, que ele dirigia) se deslocava a uma unidade para uma cerimónia (juramentos de bandeira, por ex:) tinha que haver forçosamente uma reuniao com o comandante das forças em parada e fazer uma serie de ajustamentos; a reuniao mantem-se na maioria dos casos, mas acabaram-se os ajustamentos.
A titulo de curiosidade disse-me ainda que as idas ao regimento de comandos eram uma dor de cabeça, muita básicos eram, diz.
O jmg ajuda-nos já a arrumar o assunto!