Exercício Orion 08

• 40 Respostas
  • 14532 Visualizações
*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Outubro 18, 2008, 12:20:15 pm »
Citação de: "triton"
Citação de: "abatista"
Então não eram 10000 mil? :cry:
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

iron-horse

• 63
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Outubro 18, 2008, 12:31:53 pm »
falava num jornal que eram 3 mil soldados e  tambem em carros de combate mais meios aereos mas agora nao me lembro dos numeros exactos

*

jmg

• Analista
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Outubro 18, 2008, 12:39:19 pm »
É dificil quantificar quantos participaram, porque por além da componente operacional o exercício estendeu-se as restantes unidades do exercito que tiveram de activar as suas defesas imediatas testando os seus planos de segurança.
Podemos assim concluir que o envolvimento foi nacional.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

*

abatista

• Membro
  • *
  • 209
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #18 em: Outubro 18, 2008, 01:50:39 pm »
Então se foi nacional, foram mesmo 10 milhões! xD

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11450
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3648 vez(es)
  • +941/-1084
(sem assunto)
« Responder #19 em: Outubro 18, 2008, 02:53:50 pm »
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=368 ... =26&tema=1

Terminou o "ORION 08" o maior exercício do género alguma vez feito em Portugal pelo Exército

O Exército português tem grande capacidade e "só não faz mais porque não tem mais meios", disse o chefe de Estado-Maior do Exército, o general Pinto Ramalho, ao comentar o exercício "ORION 08", o maior do género alguma vez feito em Portugal, que hoje terminou.

Levado a cabo pelo Exército Português em todo o território desde 6 de Outubro até hoje, o exercício foi buscar à imaginação situações para treinar cenários de crise que podem ser bem reais.

A operação foi baseada em relatórios de anteriores missões das Forças Armadas portuguesas - como por exemplo em Timor-Leste e na Bósnia - e teve como objectivo treinar os militares para situações de crise e fomentar a cooperação com outras instituições, como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e as autarquias.

"É a primeira vez que se faz um exercício nestes moldes e com esta dimensão, com 17 mil homens e cerca de três mil viaturas no terreno", conta o porta-voz do Exército, o tenente-coronel Hélder Perdigão.

O "ORION 08" desenrola-se na Lusitanea, um país fictício dividido ao meio e povoado por duas etnias, a Norte pelos Merengues e a Sul pelos Sambas. O acelerado crescimento económico do Norte do país e as diferenças de ideologia política entre as duas regiões provocou uma grave situação de conflito e instabilidade, com massacres e centenas de mortos em todo o território.

É nesta conjuntura que o Exército nacional assume a responsabilidade de liderar uma missão da NATO, a PORFOR, de forma a garantir o restabelecimento da paz e da segurança.

"Nestes exercícios, baseados em relatórios de missões anteriores, treina-se o que já se fez mas, muitas vezes, o que nunca se fez", explica o tenente-coronel Hélder Perdigão, aludindo às situações de confronto directo com civis e grupos organizados, que nem sempre se verificam em missões reais.

Ao longo de todo o exercício foram simulados vários incidentes com as populações, montados postos de controlo nas estradas e realizadas várias acções em articulação com outros organismos, tal como se de uma missão humanitária se tratasse.

Foi o caso do Sabugal, no Distrito da Guarda, onde foi montado um hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com consultas gratuitas e testes à saúde da população.

Também no Distrito da Guarda, o Exército ajudou a Câmara Municipal do Sabugal no processo de abertura de um novo troço da A-23.

"Com o ORION, a Força Operacional do Exército deve demonstrar as suas capacidades de comando, controlo e comunicações, de informações, vigilância e reconhecimento e na execução de missões de interesse público", bem como "a capacidade das suas Brigadas de Intervenção, de Reacção Rápida e Mecanizada", refere Hélder Perdigão.

Segundo o chefe de Estado-Maior do Exército, o general Pinto Ramalho, o "ORION 08" é um exercício que demonstra as capacidades do Exército.

"Este é um exército com grande capacidade, que só não faz mais porque não tem mais meios", refere o general, defendendo que, neste tipo de treinos, é possível fazer um acompanhamento pormenorizado e pedagógico às acções levadas a cabo pelos militares.

"Este é um exercício que está em constante avaliação, onde tudo é rectificado no momento", garante.

Iniciado a 6 de Outubro, o "ORION 08", onde também participaram elementos da Força Aérea e da Marinha, serviu não só para treinar o que já foi feito no passado mas também para preparar eventuais missões do futuro.

*

Runa

• Membro
  • *
  • 135
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Outubro 19, 2008, 09:57:57 pm »
Aqui deixo um video com a xegada dos Srs. Ministros ao Sabugal:

http://www.youtube.com/watch?v=Km-mBspqgrs

Com os melhores cumprimentos,
Ricardo Runa.
Para PQ tudo farei!

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #21 em: Outubro 19, 2008, 11:47:58 pm »
Hoje o Jornal de Notícias indica uma notícia referente a este exercício como o maior de todos os tempos realizado em Portugal com cerca de 17 mil homens e mais de 3 mil viaturas de todos os tipos ao serviço do Exército.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

SpecOps

• 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Outubro 20, 2008, 12:04:28 am »
Quanto a numeros exactos, não sei responder.

Eu participei no exercicio, pela Brigada Mecanizada, visto que pertenço ao Agrupamento Mecanizado NRF-12, ou seja, é o Bimec e o 1º ECC

O exercicio em si, retrata uma missão de restauro de paz, em que estavamos aquartelados e tinhamos que fazer patrulhas, e checkpoints.

Tivemos incidentes varios, como ataques bombistas, ataques suicidas, ataques a aquartelamentos e mm casamentos, pregaram-me com uma directa a conta disso.

Sei que os efectivos da minha unidade que não participaram no exercicio directamente tiveram o estado de segurança da unidade em Charlie ou mesmo Delta, sei que os proprio condutor de dia fazia de serviço de colete tactico e capacete.

A nivel operacional, o exercicio foi bom, mas a nivel pratico, foi um desperdicio de dinheiro, mas isto ja é uma opinião pessoal

*

typhonman

• Investigador
  • 5150
  • Recebeu: 745 vez(es)
  • Enviou: 1652 vez(es)
  • +8547/-4172
(sem assunto)
« Responder #23 em: Outubro 20, 2008, 12:34:40 am »
Citação de: "SpecOps"

Eu participei no exercicio, pela Brigada Mecanizada, visto que pertenço ao Agrupamento Mecanizado NRF-12, ou seja, é o Bimec e o 1º ECC

O exercicio em si, retrata uma missão de restauro de paz, em que estavamos aquartelados e tinhamos que fazer patrulhas, e checkpoints.

Tivemos incidentes varios, como ataques bombistas, ataques suicidas, ataques a aquartelamentos e mm casamentos, pregaram-me com uma directa a conta disso.

Sei que os efectivos da minha unidade que não participaram no exercicio directamente tiveram o estado de segurança da unidade em Charlie ou mesmo Delta, sei que os proprio condutor de dia fazia de serviço de colete tactico e capacete.

A nivel operacional, o exercicio foi bom, mas a nivel pratico, foi um desperdicio de dinheiro, mas isto ja é uma opinião pessoal

Um desperdicio, porque caro amigo ?

*

nelson38899

• Investigador
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
(sem assunto)
« Responder #24 em: Outubro 20, 2008, 09:35:14 am »
video:

http://sic.aeiou.pt/online/scripts/2007 ... x?videoId={2B1C3B7D-1BF5-4CBC-9BFE-3D379DD834CA}
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

SpecOps

• 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Outubro 23, 2008, 07:37:43 pm »
Citação de: "Typhonman"
Citação de: "SpecOps"

Um desperdicio, porque caro amigo ?

Porque acho que o exercicio podia ter sido planeado de maneira diferente. Eu não sou ninguém para os planear, simplesmente tenho que cumprir e olhar pelo bem estar dos soldados do meu pelotão, mas para fazer um exercicio a simular uma missão de apoio à paz, ha outras maneiras.
Houve gastos acimas dos 2000 litros de gasóleo so para os deslocamentos operacionais, isto sem contar com os geradores, os deslocamentos administrativos, gastos com a alimentação, mas isto não me posso queixar muito pq comi melhor do que se tivesse na unidade.

Há que tb ver o bem estar das forças. Tivemos aquartelados numa instalação abandonada da EPE, aonde havia carraças, ratos e cobras, dormia-mos em esteiras, só havia uma latrina para 115 militares, não podiamos tomar banho, pq era preciso fazer um deslocamento à EPE e tinhamos horas marcadas para isso, enfim, muitas mais coisas.

*

Ranger Rebelde

• Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Outubro 23, 2008, 08:03:27 pm »
Foi pena não terem convidado o PR, o Ministro da Defesa e esses Generais, ou os meios de comunicação social a partilharem as V/instalações e pernoitarem no meio de tão simpáticos "bichinhos de estimação" :lol: Só o militar sabe perfeitamente o que a casa gasta!!!

*

Falcão

• Administrador
  • 399
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +15/-17
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #27 em: Outubro 23, 2008, 08:16:28 pm »
Citação de: "Ranger Rebelde"
Foi pena não terem convidado o PR, o Ministro da Defesa e esses Generais, ou os meios de comunicação social a partilharem as V/instalações e pernoitarem no meio de tão simpáticos "bichinhos de estimação" :lol: Só o militar sabe perfeitamente o que a casa gasta!!!

E como seria em caso de conflito? Pedia-se para ficar no Hilton? Não se pode confundir condições regulares com aquelas que se encontram em exercícios.
Cumprimentos

*

SpecOps

• 12
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Outubro 23, 2008, 08:52:23 pm »
Citação de: "Falcão"
Citação de: "Ranger Rebelde"

E como seria em caso de conflito? Pedia-se para ficar no Hilton? Não se pode confundir condições regulares com aquelas que se encontram em exercícios.

Falcão, o exercicio em causa, pelo menos a vertente em que eu participei, era a simular uma missão de apoio à paz. Não pedia para ficar no Hilton, mas uns burros do mato, que o batalhão tem em deposito aos pontapés, mais latrinas e chuveiros de campanha, acho que não era pedir demais.

Uma coisa é estar/simular um conflito, outra é uma missão de apoio à paz

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
(sem assunto)
« Responder #29 em: Outubro 23, 2008, 09:09:03 pm »
Talvez neste exercicio com tão grande número de militares envolvidos não houvesse burros de mato para todos, mas mesmo assim, não se justifica as condições em que estavam os escalões mais baixos da hierarquia, pelo que aqui já li.
Na FAP existe o chamado Kit de Mobilidade do F-16 que é movimentável para toda a FAP em caso de necessidade e inclui todas essas "mordomias" básicas, desde os burros de mato, às esteiras, todo o equip individual, duches de campanha, messes de campanha e claro tendas climatizadas (mais a componente de viaturas) porque se queremos que os homens se empenhem ao máximo temos de lhes dar condições. Nos locais onde pernoitaram, se o COFT planeou tudo deviam ter previsto no mínimo a desinfestação e limpeza dos locais de pernoita... o pessoal no Afeganistão tem tudo isso e mais uns mimos...
Um abraço
Raphael