Não tenho o Homens, Espadas e Tomates agora aqui comigo, mas a citação bibliográfica do texto em Inglês diz:
(in Gaspar Correia: “Chronicle of the Feats in India”, vol. IV, pages 34-36)
Dúvido que o professor Rainer Daehnhardt tenha inventado isto...
EDIT:
Talvez a explicação esteja aqui...
Quanto a mim, o que me deixa muitas dúvidas é que depois de ter lido as 60 páginas referentes ao ano de 1538 na edição de 1863 da obra de Gaspar Correia, não encontrei nada que me leve a acreditar na autenticidade da carta
A família conservou a manuscrito original das "Lendas da Índia", impresso pela primeira vez em 1858 (a primeira parte) e em 1864 (a segunda parte) por disposição da Academia Real das Ciências de Lisboa.
E?
Qual a sua fonte quanto ao ano de impressão da segunda parte?
Não digo que Rainer Daehnhardt inventou - longe de mim tal ideia -, mas acredito no que vejo e no que me é possível verificar. Talvez R. Daehnhardt tenha tido acesso a documentos originais. Se alguém souber alguma coisa...
Entretanto, nada do que vi ou li até agora me convence da existência, senão da carta, pelo menos do teor do seu conteúdo.
Não sei como estava estruturado o manuscrito original de Gaspar Correia - vários capítulos parecem ter sido renumerados -, ou se a versão editada pela tipografia da Academia Real das Ciências entre 1858 e 1863 não apresenta o texto integral, mas a única fonte fidedigna a que me posso referir é esta:

(crónica do ano de 1538 das páginas 833 a 897)