Pergunta se calhar parva, mas aqui vai na mesma:
Qual o estado das comunicações em geral no Exército? Há pouco o Drevas referiu que os M109 estão sem rádios a funcionar. Ora num país que desenvolveu (com assistência....) o PRC-525 seria uma questão de aumentar o numeró de encomendas (digo eu).
O panorama é semelhante noutras frotas? E em termos apeados e etc, com estamos?
O estado é pouco positivo, e infelizmente em case de conflito não tenho dúvidas que rápidamente vamos ter militares a pedir doações para comprar material de comunicações (e se fosse só isso.....vai ser NVGs, miras térmicas, capacetes etc)
Alguns dos problemas que enfrentamos são:
Viaturas sem os recentes rádios PRC-525/GRC-525
Exemplo, dois pelotões do BIMec do UEBG

Viaturas sem suporte para a montagem destes rádios
Viaturas com rádios obsoletos, como é o caso dos M109
Eles até podem estar a funcionar antes dos exercícios, porque vem a CTm pôr aquilo "em ordem", mas mal vão para o mato deixam de funcionar
Para a artilharia o AFATDS também é um problema, pois está obsoleto, e os próprios americanos quando vieram em 2019 disseram-nos que o melhor era simplesmente substituir

De forma geral o nosso SACC está obsoleto e com dificuldades de manutenção

A infantaria apeada também está cheia de problemas, ou porque não consegue comunicar com as suas viaturas a partir de x metros, ou porque não consegue comunicar com elas em primeiro lugar
Um exemplo

ora isto tudo obriga os militares a terem de se desenrascar, aliás penso que por aqui já foram contadas algumas peripécias do estilo

E sobre o futuro?
Vários projetos, primeiro a continuação do SIC-T
O "novo" projeto do DSS-C2, BMS e HMS, que irá ajudar na capacidade de comunicação e consciência situacional (e na minha singela opinião dos melhores programas que o Exército tem, há que meter isto em tudo)
Por último temos o SCS que vai substituir os rádios individuais e melhorar significativamente as comunicações da infantaria apeada com as suas viaturas e etc
Pessoalmente preocupa-me o objetivo desde programa de apenas adquirir rádios para 4 unidades de escalão batalhão mas pronto