Serviço militar obrigatorio?

• 37 Respostas
  • 13007 Visualizações
*

triton

• 361
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Agosto 07, 2008, 02:32:26 pm »
Citação de: "nelson38899"
A G3 não mas uns stingers e uma G36 e um Leopard, para passar por cima das filas de transito , porque não :twisted:

porque é que ninguem gosta da G3 ?

*

Pimenta

• 84
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #16 em: Agosto 07, 2008, 02:38:49 pm »
Pois não, foi enviada a GNR para para Timor, pois a esta missão adequava-se mais uma força "para-militar".

Em minha opinião isso foram desculpas.

*

Pimenta

• 84
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #17 em: Agosto 07, 2008, 02:44:14 pm »
Pois não, foi enviada a GNR para para Timor, pois a esta missão adequava-se mais uma força "para-militar".

Em minha opinião, militares efectuavam a missão com mais eficácia.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 13058
  • Recebeu: 3285 vez(es)
  • Enviou: 7928 vez(es)
  • +1131/-1890
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #18 em: Agosto 07, 2008, 02:47:58 pm »
Numa fase inicial do conflito foi enviado o exercito (não sei se os Fz também lá estiveram...) mas com o aumento de estabilidade no país deixou de ser necessária uma força "pesada" e é preferível uma mais ligeira e destinada a funções de policiamento como a GNR
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23122
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2663/-4466
(sem assunto)
« Responder #19 em: Agosto 07, 2008, 02:52:11 pm »
Citação de: "Pimenta"

Em minha opinião, militares efectuavam a missão com mais eficácia.

Olha que governo Timorense e os outros contigentes militares no terreno têm uma opinião muito distinta da tua. De tal maneira que depois dos Australianos e restantes contigentes militares terem saido, a GNR continuará por lá.

Só para recordar que Portugal já lá teve 1000 homens das Forças Armadas e uma companhia de GNR. Quando aconteceram todos aqueles disturbios mandou-se logo a GNR porque a natureza da missão era muito diferente.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23122
  • +2663/-4466
(sem assunto)
« Responder #20 em: Agosto 07, 2008, 02:53:23 pm »
Citação de: "HSMW"
Numa fase inicial do conflito foi enviado o exercito (não sei se os Fz também lá estiveram...) mas com o aumento de estabilidade no país deixou de ser necessária uma força "pesada" e é preferível uma mais ligeira e destinada a funções de policiamento como a GNR

Sim, o primeiro contigente Português foi um Batalhão de Infantaria Pára-quedista reforçado com uma companhia de Fuzileiros e um DOE.

*

Pimenta

• 84
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #21 em: Agosto 07, 2008, 03:03:15 pm »
Eu tenho um amigo que é sargento na GNR e ele chegou há umas semanas de Timor, o que ele me disse foi que o trabalho que eles lá fizeram podia muito bem ter sido feito pela infantaria do exercito sem a menor dificuldade.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23122
  • +2663/-4466
(sem assunto)
« Responder #22 em: Agosto 07, 2008, 03:04:31 pm »
Talvez, mas essa não é a opinião da GNR (instituição) nem do governo Português.

*

PedroM

• 167
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #23 em: Agosto 07, 2008, 03:52:12 pm »
Não creio que ressuscitar o velhinho SMO, aquele que eu fiz por exemplo, resolvesse qualquer questão do ponto de vista militar.

Também acredito que não existem condições para dar tal passo.
Não estamos em guerra, não existem ameaças credíveis ao nosso território e as pessoas não compreenderiam uma decisão desse tipo.

Até porque, em minha opinião, para o SMO hoje em dia ter algum valor militar, teria de ser um SMO muito diferente daquele que acabou há alguns anos. Concordo inteiramente com o aqui se tem dito sobre este aspecto.

Dada a complexidade crescente dos equipamentos, as exigências do treino e obviamente a rentabilização que teria de ser feita de todo esse investimento, creio que “a malta” teria de servir nas fileiras por um período não inferior a 2 anos e meio a 3 anos.

Acho que nas condições actuais é irrealista pensar que alguém se atreve sequer a propor um SMO de cerca de 3 anos.

Há contudo uma questão, que já nada tendo a ver com aspectos militares, será interessante de abordar e constituiria, digamos assim, mais um serviço que os militares prestariam à sociedade no seu todo.
Refiro-me à possibilidade de criar uma espécie de “mini-recruta” de cerca de 3 meses, obrigatória para “o pessoal” que completa os 19 anos.

Hoje por hoje boa parte da nossa juventude quando chega aos 18 anos já foi para aí umas 3 ou 4 vezes ao “Super Bock Super Rock”, ao festival do Sudoeste, de Paredes de Coura, e outros que para aí há (que inveja… não dos festivais em si, mas dessa vidoca!!!)…

Creio que não viria mal ao mundo se chegados aos 18 anos lhes dissessem: “Meus amigos agora em vez de irem pela 5ª vez a todos esses festivais, vão ASSENTAR PRAÇA, para outro tipo de festival”,

Esta mini-recruta decorreria sempre no verão, para não prejudicar os estudos (alguma articulação seria necessária com o Ministério da Educação), seria obrigatória e sujeita a avaliação final. Quem não a concluísse com sucesso teria de voltar no verão seguinte (lá se ia mais um verão… livra!!).

Claro que esta mini-recruta teria muito pouco de militar em sentido estrito. Ela serviria antes do mais para incutir um sentido de disciplina, auto-disciplina, força de vontade e auto-controlo, que “a malta” naquela idade não quer ouvir nem falar, mas que muita falta faz.

Concordarei se me disserem que isto tem 2 problemas:

a) Como alguém já aqui disse, é de facto um pouco Melhoral, não adianta muito. Mas 3 meses são 3 meses, não aleija e alguma coisa lá há-de ficar.
b) É algo de irrealizável porque em termos políticos ninguém se abalançaria a fazer uma proposta deste tipo.

Mas lá que teria a sua utilidade, lá isso acho.

*

Draconus

• Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
    • http://eassime.blogs.sapo.pt
(sem assunto)
« Responder #24 em: Agosto 07, 2008, 03:59:28 pm »
Eu, mesmo sendo um jovem com menos de 19 anos concordo em tudo com o que o PedroM disse. Não faria mal nenhum uma estadia lá no Verão tanto para treinarmos para um dia, caso seja necessário, já termos algum tipo de experiência, embora pouca, e para e passo a citar PedroM "incutir um sentido de disciplina, auto-disciplina, força de vontade e auto-controlo, que “a malta” naquela idade não quer ouvir nem falar, mas que muita falta faz. ".
Mesmo pertencendo eu à "malta", concordo com o que foi dito. Principalmente no sentido de disciplina.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23122
  • +2663/-4466
(sem assunto)
« Responder #25 em: Agosto 07, 2008, 04:03:55 pm »
O SMO só faz sentido se for obrigatório para ambos os géneros e por um periodo de pelo menos 18 meses. Menos do que isso é para esquecer.

Essa dos 3 meses...acho que seria um desperdicio de dinheiro.

*

Draconus

• Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #26 em: Agosto 07, 2008, 04:07:19 pm »
Sim, quanto aos géneros também acho que deveria ser para os dois. As mulheres já obtiveram a sua emancipação há muito e já mostraram que podem e muitas vezes são fortes (em vários sentidos, não só força física). Acho que seria um desperdício se as mulheres também não fossem obrigadas ao SMO.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23122
  • +2663/-4466
(sem assunto)
« Responder #27 em: Agosto 07, 2008, 04:10:11 pm »
Não é por ser um desperdicio, mas sim porque o SMO é na minha opinião um dever de qualquer cidadão nacional apto para o serviço militar.

*

Draconus

• Membro
  • *
  • 37
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Agosto 07, 2008, 04:12:23 pm »
Sim, desperdício nunca seria...

*

Pimenta

• 84
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #29 em: Agosto 07, 2008, 06:34:17 pm »
Concordo que 3 meses é melhor que nada, mas do ponto visto financeiro talvez não seria a melhor opção.