Não creio que ressuscitar o velhinho SMO, aquele que eu fiz por exemplo, resolvesse qualquer questão do ponto de vista militar.
Também acredito que não existem condições para dar tal passo.
Não estamos em guerra, não existem ameaças credíveis ao nosso território e as pessoas não compreenderiam uma decisão desse tipo.
Até porque, em minha opinião, para o SMO hoje em dia ter algum valor militar, teria de ser um SMO muito diferente daquele que acabou há alguns anos. Concordo inteiramente com o aqui se tem dito sobre este aspecto.
Dada a complexidade crescente dos equipamentos, as exigências do treino e obviamente a rentabilização que teria de ser feita de todo esse investimento, creio que “a malta” teria de servir nas fileiras por um período não inferior a 2 anos e meio a 3 anos.
Acho que nas condições actuais é irrealista pensar que alguém se atreve sequer a propor um SMO de cerca de 3 anos.
Há contudo uma questão, que já nada tendo a ver com aspectos militares, será interessante de abordar e constituiria, digamos assim, mais um serviço que os militares prestariam à sociedade no seu todo.
Refiro-me à possibilidade de criar uma espécie de “mini-recruta” de cerca de 3 meses, obrigatória para “o pessoal” que completa os 19 anos.
Hoje por hoje boa parte da nossa juventude quando chega aos 18 anos já foi para aí umas 3 ou 4 vezes ao “Super Bock Super Rock”, ao festival do Sudoeste, de Paredes de Coura, e outros que para aí há (que inveja… não dos festivais em si, mas dessa vidoca!!!)…
Creio que não viria mal ao mundo se chegados aos 18 anos lhes dissessem: “Meus amigos agora em vez de irem pela 5ª vez a todos esses festivais, vão ASSENTAR PRAÇA, para outro tipo de festival”,
Esta mini-recruta decorreria sempre no verão, para não prejudicar os estudos (alguma articulação seria necessária com o Ministério da Educação), seria obrigatória e sujeita a avaliação final. Quem não a concluísse com sucesso teria de voltar no verão seguinte (lá se ia mais um verão… livra!!).
Claro que esta mini-recruta teria muito pouco de militar em sentido estrito. Ela serviria antes do mais para incutir um sentido de disciplina, auto-disciplina, força de vontade e auto-controlo, que “a malta” naquela idade não quer ouvir nem falar, mas que muita falta faz.
Concordarei se me disserem que isto tem 2 problemas:
a) Como alguém já aqui disse, é de facto um pouco Melhoral, não adianta muito. Mas 3 meses são 3 meses, não aleija e alguma coisa lá há-de ficar.
b) É algo de irrealizável porque em termos políticos ninguém se abalançaria a fazer uma proposta deste tipo.
Mas lá que teria a sua utilidade, lá isso acho.