MILITAR DA GNR com processo-crime por recusar lavar pratos

• 65 Respostas
  • 22454 Visualizações
*

resident_evil

• 28
  • +0/-0
Re: gnr
« Responder #45 em: Setembro 05, 2008, 10:24:29 am »
Citação de: "sarg"
...vi e vivi com pessoas que eram optimas enquanto ser humano mas pessimas como comandantes.
ás vezes torna-se é dificil reconhecer-mos isso.JÀ PASSEI PELO MESMO NO INICIO.

Caro  Sarg
Não vou discutir consigo o facto de sermos ou não bons comandantes. Nunca chegaremos à perfeição. Mas tenho sempre o hábito (desde a escola primária, à faculdade, bem como no dia-a-dia do Exército) em tornar-me melhor. Quando não sei, pergunto. Aprendo diariamente com os TODOS os meus camaradas. Mas não vamos entrar por aí, pois cada um de nós tem formas próprias de lidar com as situações.

Voltando ao tema do post, continuo a achar que o Oficial em questão não tem razão. Mas a resposta do subordinado, na minha perspectiva também não o dignificou. Existem procedimentos que permitem corrigir este tipo de situações. Sem ser a indisciplina. Os regulamentos prevêm que se exponham situações que possam ser irregulares. Poderia porventura pedir a ordem por escrito.  Eu próprio já expus superiormente situações, que depois de cumpridas, se corrigiram posteriormente.  Conheço inclusive casos de camaradas da GNR e da PSP que o fazem regularmente(alguns prepararam-se com a minha ajuda para as provas de admissão, coisa que na Unidade ninguém fazia pois era no final do dia normal de trabalho). A ideia do "quero, posso e mando" está definitivamente  a desvanecer-se. Mas a resposta a esta atitude não deve ser a insolência. É isso que quero ressalvar. Espero ter sido claro.
Abraço

*

PEDRO GALVÃO

• Membro
  • *
  • 47
  • +0/-0
Trafaria
« Responder #46 em: Setembro 05, 2008, 11:58:40 pm »
O senhor disse que possui a sua consciência tranquila mas não me parece pelo que já li em comentários seus anteriores!!
O senhor lá pela PSP, presumo, também por lá umas coisas jeitosas!
Carpe Diem

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #47 em: Setembro 06, 2008, 05:12:48 pm »
Isso que você leu só pode dever-se a um lapso de linguagem da minha parte ou erro de interpretação seu, ou ambos.

É que eu uso  – sempre usei e não me vejo a deixar de usar –  sem complexos de qualquer natureza a expressão “meus superiores” quando em sentido lato me refiro a ocupantes de lugares na cadeia hierárquica acima do meu. Não vejo nela qualquer sentido humilhante nem depreciativo, que, de resto, penso existir apenas em cabecinhas de gente menor.
::..Trafaria..::

*

sarg

• 24
  • +0/-0
gnr
« Responder #48 em: Setembro 06, 2008, 09:34:32 pm »
Código: [Seleccione]
Não vejo nela qualquer sentido humilhante nem depreciativo, que, de resto, penso existir apenas em cabecinhas de gente menor

logo o sr será alguem com cabecinha de gente maior??????
não é porque o sr usar um tremo e não o acha ofensivo que o resto  não o poderá achar sem ser "menor"!!!
2º ARMIJA / NATO QRF 2000/2001
QUERER É PODER MUITO
CRER É PODER TUDO

*

resident_evil

• 28
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Setembro 07, 2008, 12:04:29 am »
Reitero que o termo "inferior" e "superior" em estruturas hierárquicas não é depreciativo. Mas existem complexos relativamente a isso... eu não os tenho. Respeito sempre todos os meus camaradas sem excepção.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #50 em: Setembro 07, 2008, 12:32:54 am »
Ora, nem mais.
Até porque a carga "negativa" que atribuem a este termo irão transportá-la para o que vier substitui-lo.

O problema nao está no termo em si, está na tola de cada um ... e a tola dos fracos fará sempre do assunto um "caso" qualquer que seja a terminologia de substituição.

*

sarg

• 24
  • +0/-0
gnr
« Responder #51 em: Setembro 07, 2008, 01:36:52 am »
portanto quem achar depreciatico o termo inferior não passa  de um fraco........ou tem algum problema na vida ou etc...

ainda bem que existem senhores mesmo bons ,conhecedores de tudo,autenticos exemplos de vida e de vivenia porque senão seriamos todos um cambada de fracos com a quantidade de termos que ainda existem na lingua portuguesa sujeitos ás mais variadas intrepretações pessoais.
......bem hajam :lol:
QUERER É PODER MUITO
CRER É PODER TUDO

*

Magnifico

• 48
  • +0/-0
Lavar Pratos
« Responder #52 em: Setembro 07, 2008, 03:24:53 pm »
Participantes

Deixai lá isso do "inferior" e do "superior"! Aquilo que o ser humano deveria de fazer é não usar os "códigos deontológicos" para satisfação dos caprichos pessoais e sim encará-los como regulamentadores normais da vida institucional das organizações.
Claro está que essas práticas de lavar pratos, fazer limpezas etc, já deveriam de ter desaparecido das mentalidades em pleno século XXI!!
As pessoas vão para a PSP/GNR para serem profissionais de um órgão de polícia criminal e não para fazer "lides domésticas"! Numa instituição evoluída há pessoas para essas tarefas que estão lá só para isso, sendo essa a sua função e não outra!

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #53 em: Setembro 07, 2008, 04:25:44 pm »
Citação de: "sarg"
portanto quem achar depreciatico o termo inferior não passa  de um fraco........ou tem algum problema na vida ou etc...

ainda bem que existem senhores mesmo bons ,conhecedores de tudo,autenticos exemplos de vida e de vivenia porque senão seriamos todos um cambada de fracos com a quantidade de termos que ainda existem na lingua portuguesa sujeitos ás mais variadas intrepretações pessoais.
......bem hajam :lol:

Também já só falta dizer que não posso ter a minha própria opinião nem o direito de expressá-la.

Reafirmo: trata-se de um termo de sentido lato e impessoal.

Fazer disso um caso é no mínimo revelador de falta de integração/compreensão dos fundamentos duma hierarquia e força ou do que tenho dito nos posts anteriores.

Citação de: "Magnifico"
Participantes

(…) Claro está que essas práticas de lavar pratos, fazer limpezas etc, já deveriam de ter desaparecido das mentalidades em pleno século XXI!!
As pessoas vão para a PSP/GNR para serem profissionais de um órgão de polícia criminal e não para fazer "lides domésticas"! Numa instituição evoluída há pessoas para essas tarefas que estão lá só para isso, sendo essa a sua função e não outra!

Sem duvida.
No fundo deste problema talvez esteja, penso, o facto de que sempre que surgem convites em OS para esse tipo de funções os candidatos a elas serem tantos que até se atropelam.

*

sarg

• 24
  • +0/-0
gnr
« Responder #54 em: Setembro 07, 2008, 08:09:48 pm »
Também já só falta dizer que não posso ter a minha própria opinião nem o direito de expressá-la.

claro que tem direito.e eu tambem ou não?
Fazer disso um caso é no mínimo revelador de falta de integração/compreensão dos fundamentos duma hierarquia e força ou do que tenho dito nos posts anteriores.

e então o que tenho de fazer para lhe parecer um caso de grande capacidade de  integração/compreensão dos fundamentos duma hierarquia e força?.

sou novo de idade mas mais de metade da minha vida ja é vivida dentro de instituições miliraes ou militarizadas..
no entanto eu (E SÒ FALO POR MIM) nunca usei a expressão inferior nem a gosto de ouvir .agora é só uma opinião,a minha por sinal!!!!!

de que sempre que surgem convites em OS para esse tipo de funções os candidatos a elas serem tantos que até se atropelam.felizmente as mentalidades mudam.exemplo disso e´a falta de pessoal para já cumprir certas funções administrativas na GNR.na PSP isso já não sei.falo do que conheço!
Aquilo que o ser humano deveria de fazer é não usar os "códigos deontológicos" para satisfação dos caprichos pessoais e sim encará-los como regulamentadores normais da vida institucional das organizações.

tenho a mesmo opinião só que infelizmente ainda existe muita gente que secalhar por querer e naõ poder mandar em casa transporta essa frustração para o campo profissional

As pessoas vão para a PSP/GNR para serem profissionais de um órgão de polícia criminal e não para fazer "lides domésticas"!
faço suas as minhas palavras!!!
QUERER É PODER MUITO
CRER É PODER TUDO

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 393 vez(es)
  • +373/-8663
(sem assunto)
« Responder #55 em: Setembro 09, 2008, 08:29:26 pm »
Tadinho...... Recebeu uma ordem (regular ou não, isso logo se verá) e em vez de por os neurónios a funcionar, cumprir, e depois apresentar um relatório foi pelo lado da conflitualidade. Inteligente..... Não consigo, por mais que tente..... Eu sempre pensei que cumpria-se e depois, só depois, protestava-se.

*

markseia

• 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Setembro 10, 2008, 12:32:43 am »
Cá para mim, mais um Oficial que abusou dos galões e ganha esta causa perante um RDM retrogrado. Mais um filho de General que está nas fileiras porque o paizinho o meteu na AM... Aposto que este Oficial é novato também, e apenas sabe aquele monte de mer...s que lhe foram incutidas nos tempos de cadete... "aquela máxima do abusa deles e diz que é uma ordem!!!" que o RDM "da-te sempre razão..."

Passei pelo mesmo;
Eu levei 3 dias de detenção e a ordem foi: vai ao passeio, porque é uma ordem, senão participo de si... tenho dito: Sou o capitão Vieira

Tal qual este...quase que jurava, é também filho de general...
Abraço

"MAMA SUMAE"

*

Gina

• 690
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Setembro 10, 2008, 12:32:11 pm »
Este caso tem muito que se lhe diga… (e nota-se pela quantidade de opiniões que aqui já foram expressas).

Na minha humilde opinião, OPINIÃO (não vá alguém dizer que estou a tentar incutir uma ideia aos outros, não, só estou a expressá-la) acho que o oficial teve um acesso de superioridade e grandeza… se não estava estipulado em lado nenhum que o guarda tinha de fazer qualquer lide doméstica então o oficial, se achava que havia pratos a mais no lavatório, tinha mais era que se dirigir aos serviços administrativos e reclamar da empregada de limpeza lol  :twisted:  lavava aquela louça o mais bem lavado que alguma vez o fiz na minha vida, mas depois ia direitinha ao gabinete do responsável máximo fazer a minha reclamação… não seria um senhor com a mania da grandeza que me iria tirar do sério, revoltava-me sim, mas tentaria expandir a minha revolta da maneira mais civilizada e menos prejudicial para mim… porque vistas bem as coisas… da maneira como se desenrolou este caso, o guarda é que ficou prejudicado e o senhor oficial apenas deve ter as orelhas quentes… se calhar doutra maneira, o guarda ficava apenas “atravessado na garganta” do oficial por ter cumprido a ordem sem um “ai” e depois ter feito queixa e não tinha que levar com um processo-crime…

“Superior”?!? “Inferior?”?” Quando vivia com os meus pais eu era “inferior” porque eu entrava e saía de casa só às horas que eles me permitissem, :lol: sou “inferior” no trabalho porque os patrões é que mandam… :?

Bjito* :wink:
Sorri :) Para que a vida te sorria de volta!

*

markseia

• 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #58 em: Setembro 10, 2008, 02:20:45 pm »
Quem diz que o militar em causa deveria acatar a ordem do sr Oficial, e depois disso fazer queixa ás chefias... simplesmente não conhece a ordem militar...

Alguma vez o sr Oficial iria ter algum processo disciplinar?? Devem contar-se pelos dedos das mãos casos desses, e podem juntar a isso os oficias do exercito tambem, que não deve dar os 10!!

Alguém conhece algum????

No mínimo o soldado era transferido de UN e posto bem longe das luvas deste doutor... que diga-se de passagem acontecerá das duas maneiras.

Está bem marcado..  já está lixado!! e assim que os Doutores lhe puderem ser bons, vão queima-lo. Senão for o Doutor em causa será sempre algum dos seus amigos ou familiar, ou Oficiais do mesmo curso... isto porque a máxima é e será sempre:

"Abusa deles... e diz-lhes que é uma ordem directa de um oficial"

Não estranhem este caso, pois disto há todos os dias nas nossas forças armadas...

A verdade é esta: este caso é conhecido e indigna as pessoas pela causa da participação, e porque veio a publico rapidamente, mas abusos de autoridade por parte de "superiores hierárquicos" de todas as classes, são o prato do dia nas nossas forças.

Na realidade nunca nenhum oficial foi punido por abuso de autoridade e quando um militar "tenta" alguma acção disciplinar, é chamado ás chefias para ponderar o seu comportamento:

o GENERAL DIZ:
Ahh e tal...
sou o general (pra ver quem manda aqui)
tudo isto me desagrada
esta situação não abona a imagem da Guarda,
todos temos as nossas fraquezas... e dias maus. (menos quem manda)
o oficial está disposto a "perdoar" se "lhe pedir desculpa",
não estragar imagem do Oficial (implicitamente: a sua carreira),
que é sempre possível entendimento pelo dialogo... (ele é que tem que se subjugar ao senhor Doutor)
é muito boa pessoa, de familia com tradição na Guarda, (claro!!! paizinho politico ou militar)
sabe bem que devia cumprir uma ordem directa, o militar em causa é seu superior....
o RDM pune severamente estas desobediências (só...se for inferior hierárquico)
vamos esquecer este assunto.
é o primeiro caso assim na Guarda (a ser conhecido e motivo de chacota publica)
camarada soldado: eu sou o seu general comandante!!! (pra saber quem manda.. não vá o Soldado apresentar queixa, por tentativa de influencia e entrave ao seu direito de negar fazer algo contra os seus princípios)

e O SILÊNCIO DIZ:
Senão:
passas mesmo pro pelotão dos faxinas e lá ficas eternamente
senão és colocado nos Açores!!
5 anos depois na Madeira (e por rotação bem longe da área de residência... ou em zonas problemáticas)
nao vais a nenhum curso
passas a vida a patrulhar as ruas apeado
e a limpar as cavalariças...
acabaram-se-te os créditos e ainda agora estas a começar...
tás marcado..
toda a gente quer saber quem és...

o SOLDADO DIZ:
Pela lei e pela grei- meu general!!!
tou f...o
esqueci-me da vaselina.
Ups...
« Última modificação: Setembro 10, 2008, 05:53:43 pm por markseia »
Abraço

"MAMA SUMAE"

*

markseia

• 61
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #59 em: Setembro 10, 2008, 02:22:18 pm »
Desculpem, mas sei como é isto:

Passei pelo mesmo.. e o discurso dos meus superiores foi aquele que transcrevi no post atraz... e comprei uma guerra com o comandante da minha Unidade, quando contrariei a sua vontade...

logo: vi-me á pega contra 2 oficiais no mesmo processo:
 sendo um o meu Comandante de UN
 e outro o meu Comandante de Companhia...
"ambos filhos de generias... dos tais de boas familias... com tradição na Arma!! etc.. etc..."
só sei, que tudo que tentava fazer, tinha entraves que a minguem lembrava!!!

Queixei-me ao CEME, CEMGFA, MD e PR

eu levei na mesma 3 dias de detenção...

e o Sr Oficial levou "uma transferência de Unidade para junto da sua área de residência!!"

enfim... ERA MEXILHÃO.
Abraço

"MAMA SUMAE"