Depois de um insucesso é sempre fácil arrumarmos bodes expiatórios para o fracasso,não irei por aí fica mais numa análise global dos factos.
Parece cada vez mais evidente aquela frase famosa que correu mundo,que quando indagado Mussolini se seria fácil ou difícil governar a Itália ele saiu com esta frase e passo a citar "que não era fácil nem difícil,era inútil",parece-me que assenta perfeitamente à nossa selecção.
Compreendo perfeitamente que tem pessoas que não gostam de futebol,afinal é um direito a que assiste a cada um e ninguém é mais ou menos patriota por causa disso,aliás ser patriota também não é uma obrigaçãoembora eu seja,não sou é nacionalista,acho normal e razoável,mas nestes dias li opiniões verdadeiramente incriveis.
Aqui ficou bem patente e marcado o lado provinciano,mesquinho e invejoso,traço tão marcante ainda em nossa sociedade, somos um país pequeno em que não conseguimos conviver com o sucesso do vizinho,muito típico no Portugal cinzento e de brandos costumes afinal de contas tivemos uma ditadura de quase meio século.
Invoca-se o que os jogadores ganham,ganham demais diria mas e os outros também não ganham,estão lá por puro patriotismo ou ideologia?Penso que não.
Agora a culpa é de quem coloca a bandeira na varanda,na janela,no quintal ou noutro lugar qualquer,aí eu pergunto algum problema com isso,tem algum mal?Não sei.Quando saí do serviço militar,vivi oito meses na Suécia,na casa de meu irmão estranhava que as pessoas por lá acordavam e íam içar a bandeira no mastro em frente à sua casa,eram apelidados dos "Srs.Svenssons",serão eles terceiro-mundistas?Mas somos um país de brando costumes,não podemos e nem devemos ter demonstrações públicas,afinal somos pobres mas somos honrados e limpinhos.Sem dúvida faltou-nos uma revolução industrial.
Me parece claro,que por aqui e não tenho nada contra existem muitas viúvas do antigo regime,do qual eu não tenho nada contra,apenas ter produzido esse tipo de mentalidade tacanha.Fiquei muito desiludido,ou talvez não com alguns foristas que por aqui andam,parecem até da PIDE.
Quanto ao jogo em si,não desgostei penso que jogamos bem,mas contra estas selecções não se podem cometer erros defensivos,isso paga-se caro.Vi todo mundo tentar fazer o seu melhor e a mais ninguém é obrigado,a Alemanha tem uma história incrivel futebolistica que nós não temos,nosso futebol é assente em três clubes,com êxitos exporádicos e aciclicos.Portanto,acho perfeitamente normal, do outro lado tem também um país com suas ambições legítimas.
Temos uma selecção jovem e ninguém me vai impedir de continuar a sonhar,uma vez dará certo material humano não falta,é tudo uma questão de atitude a mentalidade.
Afinal de contas de contas essa selecção é (ainda vice-campeão europeu,foi quarta no mundial e está no top ten),ou seja,se o país tivesse nesse nível por certo estaríamos muito melhor,gostaria de saber o que alguns foristas detratores contribuem para melhorar isso e no que fazem de relevante para questionar o que quer que seja.Fica no ar.
Abraços,