Substituição dos UMM

  • 68 Respostas
  • 25877 Visualizações
*

Bravo Two Zero

  • Especialista
  • ****
  • 1007
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • Enviou: 16 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Junho 04, 2008, 11:45:28 pm »
Pela minha experiência pessoal, o Land Rover e o Toyota Land Cruiser são a génese perfeita de como um todo o terreno deveria ser.

O defeito do UMM era a sua motorização. Aquele 2.5 TD da Peugeot era um martírio para problemas de refrigeração. Talvez com um motor alemão ou japonês, porque o UMM tinha excelentes capacidades offroad e uma carroçaria quase indestrutível.

PS. Não cumpri SMO, mas conduzi um ALTER II Longo dos BVM durante 4 anos.
"Há vários tipos de Estado,  o Estado comunista, o Estado Capitalista! E há o Estado a que chegámos!" - Salgueiro Maia
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Junho 05, 2008, 12:31:53 am »
ja andei em toyotas (tanto as pick ups, que não interessam aqui para o caso como o jeeps), umm alter e umm cornilho, e para mim o que prefiro para ter no mato é de longe o cornilo, pois é o mais robusto e facil de arranjar (desenrascar) no meio do nada, e o pior nessa area é o toyota.
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

tyr

  • Analista
  • ***
  • 880
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Junho 05, 2008, 12:48:08 am »
Existe uma mentalidade de que o que é novo é melhor do que o que é antigo (e na maior parte dos casos isso é verdade), mas nem sempre é assim, por exemplo a troca das Berliet Tramagal, pelas DAF, foi bom a nivel de poupança de combustivel e viagens em estrada, mas a nivel tatico é como comparar a forma de nadar de um golfinho com a forma de nadar de um caniche.
e a substituição da G3, apesar de para muitos ser importente, para mim e para muitos é um desperdicio, pois as opções que nos são dadas são piores do que o que temos (mas como é novo e no calibre da moda).
A morte só é terrivel para quem a teme!!
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12996
  • Recebeu: 3362 vez(es)
  • Enviou: 7966 vez(es)
  • +1263/-2131
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #33 em: Junho 06, 2008, 09:47:42 pm »

Eles continuam por aí e não são assim tão poucos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Junho 06, 2008, 09:49:56 pm »
no regimento de lanceiros 2 é o que não falta!!!!



ps: os volkswagen golf´s é que acho que deveriam ser substituídos pelos novos volkswagen jetta!!! :D  :D

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12996
  • Recebeu: 3362 vez(es)
  • Enviou: 7966 vez(es)
  • +1263/-2131
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #35 em: Junho 07, 2008, 05:49:05 pm »
E se eu disser que...


Só! E não, não deu a volta.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23706
  • Recebeu: 4414 vez(es)
  • Enviou: 3132 vez(es)
  • +3544/-4637
(sem assunto)
« Responder #36 em: Junho 07, 2008, 05:54:52 pm »
Ui, tenho a leve impressão que a minha prole (que está por nascer) ainda vai andar nisso. :wink:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Junho 08, 2008, 05:35:47 pm »
vocês acham que os UMM deveriam ser substituidos?

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Junho 08, 2008, 06:52:07 pm »
Claro que sim!

Por outros UMM`s.
Com vontade politica e mais algo... Revistas as lacunas (sobejamente conhecidas), seria uma grande contratação para o sec  XXI.

Um Abraço.
 

*

pedro

  • Investigador
  • *****
  • 1435
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Junho 08, 2008, 07:03:44 pm »
Sou da mesma opiniao. :wink:
Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11531
  • Recebeu: 2604 vez(es)
  • Enviou: 3801 vez(es)
  • +985/-1119
(sem assunto)
« Responder #40 em: Junho 08, 2008, 07:13:18 pm »
Amigos eu não tenho nada contra o UMM mas penso que quando chega a altura de substituir um sistema de armas qualquer há que encontrar o melhor substituto possivel e não nos podemos levar pela nostalgia.

Há que encontrar o mais barato (ao Estado interessa é o preço), o mais eficiente no cumprimento da sua missão, que tenha melhores contra-partidas ou acordos de qualquer género, possivelmente que possa ser construido em Portugal e por Portugueses (Pandur II, NPO, etc), e outros requesitos que eu nem sei, no fundo tem que ser o melhor, o melhor.

Se for viável uma modenização dos UMM e eles fiquem ao mesmo nivel de um veiculo modermo que se faça, senão é reforma-los...

A nostalgia é inimiga da evolução, é importante recordar o passado e os feitos de Portugal mas temos que exigir o melhor, senão e se ainda fosse possivel (ironia) ainda ai andava o Exército do D. Afonso Henriques e a Marinha do Vasco da Gama.
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Junho 08, 2008, 07:25:30 pm »
neste momento, qual é que era o veiculo que vocês escolhiam para substituir os UMM?

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Junho 08, 2008, 07:40:06 pm »
Estou inteiramente de acordo com o o seu ponte de vista.
Mas exemplos de como se preteriu o material "português" as luvas de um qualquer general ou afim, são inúmeros.
Cito apenas dois.

Concurso da Berliet vs DAF (e lembro que a Berliet proposta, nada tinha a ver com o modelo que anteriormente tão boas provas tinha dado).
Concurso da Lusa vs FAMAE S.A.F. (nada tem a ver com um concurso directo do Exercito, mas...)

E com a crise que atravessa o sector dos componentes para a indústria automóvel, seria um bom impulso para a mesma.
Tirando ser o motor, julgo que todos os outros componentes poderiam ser 100% made in Portugal.

Um Abraço.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1747
  • Recebeu: 423 vez(es)
  • Enviou: 435 vez(es)
  • +437/-7956
(sem assunto)
« Responder #43 em: Junho 09, 2008, 10:37:21 am »
Tenho pena que a Uniao Metalo Mecanica tenha deixado de fabricar e de desenvolver o jipe UMM .

Trata-se dum véiculo rustico, fiavel e "passe partout" , muito apreciado até por muitos civis, bombeiros, etc. que ainda continuam a utiliza-lo, tanto em Portugal como nalguns paises .

Portugal tem as condiçoes para desenvolver, fabricar e comercializar um véiculo ligeiro tactico que seria declinado em varias versoes e destinado a todos os ramos das FA e às diversas policias.
O mercado neste segmento esta longe de estar saturado e as perspectivas de o exportar para rentabilizar o projecto sao boas... tanto mais nao seja pelo preço das viaturas concorrentes : Land Rover, Toyota, etc.  Estes ultimos modelos para além de serem muito caros, têm uma manutençao dispendiosa...
"De joelhos diante de Deus, de pé diante dos homens"
António Ferreira Gomes, bispo
 

*

João Oliveira Silva

  • Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Junho 11, 2008, 04:07:50 pm »
Citar
vocês acham que os UMM deveriam ser substituidos?
Citar
Claro que sim!

Por outros UMM`s.
Com vontade politica e mais algo... Revistas as lacunas (sobejamente conhecidas), seria uma grande contratação para o sec XXI.


Nunca estive tão de acordo com qualquer afirmação feita no fórum como com esta última do Nuno Calhau.
500% de acordo.
Substituidos, sim mas por modelo nacional, mesmo que produzido sob licença. A UMM já não existe mas a Fabrequipa parece-me que está a fazer um excelente trabalho com os pandur... e creio que não lhe será muito dificil produzir umas " carradas " de jeep's ligeiros.
Forças Armadas, bombeiros, câmaras, empresas, particulares, exportação, são potenciais clientes desde que haja vontade e os corruptos do costume não matem o bebé...
Cumprimentos,