"Defesa pessoal" para Forças de Segurança

  • 11 Respostas
  • 9761 Visualizações
"Defesa pessoal" para Forças de Segurança
« em: Maio 21, 2008, 10:41:19 am »
Viva!

Este é o meu primeiro post aqui.

No titulo, coloquei defesa pessoal entre aspas porque considero que o termo ajuda a clarificar o que é este post, mas é um termo que não gosto de usar muito, por diversas razões.

Coloco aqui um link para um forum onde a questão do treino de confronto físico sem armas de fogo (gosto mais deste termo, mas era muito grande para o titulo! :wink: ) é abordada, de uma forma que nem sempre se encontra por aí, julgo eu.
Se é ou não uma boa abordagem, tanto o video como o programa, como o que é referido por quem lá escreveu (maioritariamente, eu!), deixo ao vosso critério e comentário.
Sabendo que, para quem quer seriamente mudar o rumo das coisas, não contam somente os comentários positivos. Os negativos também ajudam.
Sejam colocados aqui ou lá.

http://www.hostingphpbb.com/forum/viewt ... kdportugal

Cumprimentos a todos
"If you want to learn how to fight, you must practice fighting against someone who is fighting back!"
Burton Richardson
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 21, 2008, 08:32:54 pm »
 

(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 21, 2008, 11:43:29 pm »
Subtíl...  :)
"If you want to learn how to fight, you must practice fighting against someone who is fighting back!"
Burton Richardson
 

*

Xerif3

  • Membro
  • *
  • 122
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 28, 2008, 12:54:30 pm »
Em alternativa:

Citar
Retirado o melhor de todas as Artes Marciais/Desportos de Combate (isento de toda a brutalidade), incluído o que a física, mecânica, biomecânica, neurologia e psicologia tem de útil, para o confronto, agressões, assaltos e perigos.

Estruturado num sistema TÁCTICO/TÉCNICO dentro do prescrito na Lei da legitima defesa

(Art 32 do código Penal) e Direitos Humanos, para que seja só...
DEFESA PESSOAL e não passe a VIOLÊNCIA PESSOAL.
Sistema Científico "EliteKC" - Grupo de Organizações (FPKC,ADPP,FPDP&TP)



http://www.defesapessoal.org/



Ou específica para membros de forças armadas/segurança (mesma organização da anterior):


http://www.fpdptp.web.pt/
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 24, 2008, 02:22:29 pm »
Pratico Muay Thai e sei que, dentro do exercício das funções que me estão atribuídas, me cria extintos que podem ser um dia destes alvo de um processo-crime. Já pratiquei durante algum tempo Krav Maga e fiquei com a ideia que  é mais adequado a quem tem de ser “soft” por obrigação.
 

*

farilhao

  • 9
  • +0/-0
Muay Thai
« Responder #5 em: Julho 30, 2008, 06:20:23 pm »
Tb eu pratico esta modalidade milenar que é o Muay Thai, e tb eu tenho esse "medo", mas prefiro proteger-me que ficar como certos colegas.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 30, 2008, 06:58:19 pm »
Eu praticava Kenpo Karaté da LTKKA e posso-vos dizer que era totalmente virado para a defesa pessoal. Tive um colega na dita arte marcial que neste momento está no BOE da GNR e ele próprio dizia que era uma arte marcial onde se aprendia de uma forma eficaz (e que não deixa muitas nódoas negras no atacante) a se defender. O Krav Maga tb me parece ser uma arte marcial muito eficaz na defesa pessoal.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 01, 2008, 12:57:38 am »
Boas noites,

Aproveito aqui para fazer um "post" de um ou outro vídeo interessantes da associação de Israeli Krav Maga(HAIM GIDEON),para alem de pertencer ao Núcleo Original em Israel(ver site oficial para mais pormenores) e á qual e com muito orgulho e gosto faço parte.


site oficial IKMA Portugal: www.ikmportugal.com (ver também a galeria de videos)

Este vídeo é dos nossos colegas na Polónia:

http://www.youtube.com/watch?v=887Lu7PK ... tugal.com/

Outro vídeo vindo dos EUA:

http://www.youtube.com/watch?v=JRFR7HB5Kho

E em Portugal:

http://www.youtube.com/watch?v=_quGyPF7iIY


É de lembrar que a luta e sobrevivência nas ruas não é um ringue onde existem árbitros e regras.

Espero que apreciem.

Cumprimentos
 

*

foxtrotvictor

  • Perito
  • **
  • 481
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +5/-1
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 01, 2008, 04:15:14 pm »
Ainda não compreendi essa guerra das associações/federações/núcleos de Krav Maga em todos se dizerem os verdadeiros herdeiros dos ensinamentos de Imi Lichtenfeld.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20052
  • Recebeu: 2925 vez(es)
  • Enviou: 2199 vez(es)
  • +1225/-3447
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 01, 2008, 04:24:05 pm »
Ui...e acha que é só no Krav Maga? Já fui praticante de várias artes marciais desde pequeno e é raro o ano em que não haja cisões dentro das associações/federações/núcleos das várias artes marciais.

Parece que o ego é demasiado grande para certas pessoas para terem alguém superior a eles (ou então pessoas que se portam como chefes mas não como lideres).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 01, 2008, 05:34:01 pm »
Citação de: "foxtrotvictor"
Ainda não compreendi essa guerra das associações/federações/núcleos de Krav Maga em todos se dizerem os verdadeiros herdeiros dos ensinamentos de Imi Lichtenfeld.


Isto esclarece a situação, caro foxtrotvictor:

Citar
AVISO IMPORTANTE
 

Apesar dos nossos contínuos esforços na tentativa desenvolver o Krav Maga de forma séria e credível em Portugal, fomos mais uma vez alertados para a ocorrência de situações que vêm pôr em causa não só o Krav Maga como também o nome da Instituição que representamos em Portugal. Por termos tido mais uma vez conhecimento da existência de indivíduos que, por pura ignorância ou por falta de seriedade, se encontram a utilizar a marca registada da IKMA ou documentação (diplomas e declarações) da mesma, na tentativa de se fazerem passar por algo que não são, cumpre-nos alertar para o seguinte:

 

- A ISRAELI KRAV MAGA ASSOCIATION – PORTUGAL na pessoa do seu Instrutor Chefe, o Prof. Vítor Martins, detém todos os direitos LEGAIS sobre a marca da ISRAELI KRAV MAGA ASSOCIATION em Portugal, assim como a responsabilidade de defender esses mesmos direitos, nomear, avalizar e graduar formadores e praticantes da ISRAELI KRAV MAGA ASSOCIATION para Portugal, assim como agir dentro da Legislação em vigor contra todos aqueles que atentem contra estes mesmos direitos.

 

- A utilização de documentação, diplomas, certificados ou outros, com o emblema e denominação da ISRAELI KRAV MAGA ASSOCIATION em Portugal, que não seja consentida e avalizada pela IKMA – Portugal, incorre em processo-crime e será julgada de acordo com a Legislação em vigor.

 

- Imi Lichtenfeld foi Presidente da IKMA até à sua morte em 1998. Para defender não só o Krav Maga como também a Instituição tomou algumas medidas das quais destacamos:

 

O REGISTO EM SEDE PRÓPRIA DA MARCA IKMA, para que só aqueles ligados à Instituição a pudessem usar, servindo de símbolo unificador entre os mesmos, evitando que eventuais divergências do Sistema, como se vieram a verificar, pudessem ser conectadas com a IKMA.

 

O REGISTO EM NOTÁRIO DOS SEUS ALUNOS MAIS GRADUADOS, para que após a sua morte, não aparecessem indivíduos a afirmarem possuir uma graduação superior à que tinham na realidade. Imi assegura no documento que nenhum aluno para além dos mencionados poderia afirmar ter recebido uma graduação superior das suas mãos, e que eventuais alterações a este facto só seria reconhecida em novo documento identico a este. Este documento público, datado de 1996, assinado por Imi e reconhecido em notário, é a única PROVA REAL, LEGAL e FIDEDIGNA que avaliza os Grandes Mestres do Sistema. Qualquer indivíduo que apresente um diploma afirmando o contrário este não terá sido certamente atribuído pelo próprio Imi, mas por outra pessoa qualquer.

- Haim Gidon, actual Presidente da IKMA foi nomeado em Assembleia-geral para dirigir os destinos da Associação após a morte de Imi. Foi o próprio Grande Mestre Haim Gidon a nomear responsável da IKMA para Portugal o Prof. Vítor Martins (ver galeria de documentos). Apesar da IKMA ser a Instituição original e mais antiga de Krav Maga, nós não somos os detentores do conhecimento absoluto do mesmo, no entanto, não podemos continuar a permitir que se use não só a nossa imagem, como também se façam afirmações e se apresentem documentos falsos, ainda por cima pretensamente da nossa Instituição, como está a suceder no nosso País.

Fonte: http://www.ikmportugal.com/

Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 01, 2008, 05:43:48 pm »
Sim é em muitas artes marciais que acontece isso infelizmente.pena que nem todas tenham as provas necessárias para apresentar,coisas que não acontece na IKMA.(ver documentos em www.ikmportugal.com)

Apenas fiz um "post" na melhor das intenções e não para ofender seja quem for,por isso sugiro que não se baixe o nível dos dos comentários,toda a gente é livre de pensar o que bem intender.

Quanto as chefias,é óbvio que os meus instrutores têm pessoas acima deles,se não o tivessem não iriam semestralmente a Israel aprender cada vez mais,eu só falo pela IKMA,não por outra associação,federação ou seja o que for que ensine Krav Maga ou algo parecido.

Cumprimentos a todos.