Sobreviver não é o mesmo que Viver com qualidade (ou de um modo que dá sentido à Vida).
E, é dessa qualidade de vida (que, aliás, se tem vindo a perder nas últimas décadas, devido à passividade geral) que as elites querem que a actual e moribunda classe média se esqueça... (Pois, quanto mais recursos a última consuma, menos recursos sobram para as elites.)
Gente pobre e ignorante é gente sem meios financeiros e intelectuais para poder oferecer alguma Resistência séria ao poder económico-político estabelecido. (E, tão fácil de esmagar como eram as que se revoltavam na Idade Média.)
É esta a razão óbvia pela qual também abundam agora os documentários, ou afins, de temática sobrevivencialista.
Gostam de pobreza e de não poder garantir comida? De brincar com pedras, em vez de ler livros? E de morrer aos 40 e poucos anos?
Há muitos africanos a quererem trocar de lugar convosco... Por que é que não saltam para um avião e se mudam?
Quanto ao
Matrix,
Esse pertence à mesma categoria de que o
V de Vingança. Pois, são ambos filmes orientados para quem começa a despertar para o que realmente se passa à sua volta - e filmes sobre os quais dá para escrever ensaios inteiros (havendo mesmo quem o faça para estes e muitos outros filmes:
https://jaysanalysis.com/category/film-reviewanalysis/).
E, no entanto, filmes que só mesmo muito poucos serão capazes de atingir as intenções subliminares de - pois, estas passam muito despercebidas, no meio de tão fabulosas e também óbvias alusões e parábolas que são feitas.
Mas, a propósito,
a) Que data de validade é aquela no passaporte do personagem Neo?
https://c1.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/o9f12393c/20086774_68NgV.pngb) E, tal como no filme
V de Vingança, o verdadeiro objectivo de pandemias planeadas é fazer lucro com a suposta cura para as mesmas, certo?