1.º Se fizermos um esforço para ignorarmos a troca de miras telescópicas pelo sniper (uma mentira completamente desnecessária) então "Saving Private Ryan" está no topo. Tudo é bom desde a imagem, história, equipamentos, efeitos, realização e som.
2.º Black Hawk Down. Som, fotografia e efeitos inesquecíveis. Mas em Mogadíscio não havia operadores de telemóveis.
3.º "Enemy at the Gates" Efeitos especiais excelentes. Fotografia excelente assim como o som. Todavia não existiam ainda ao serviço as MG42. E Vassilli Zaitzev não usava a MN 91/30 com mira PU.
4.º "Apocalypse Now Redux". A versão cortada era mais seca e se calhar mais credível, mas a cena da plantação é excelente.
5.º "The Big Red One". Já com uns aninhos mas delicioso.
6.ª "Memphis Belle"
7.º Não sei o nome deste filme mas passa-se durante a guerra da Jugoslávia. O procedimento do sniper está mais que errado mas a brutalidade da guerra sobre as populações está lá como em nenhum outro.
8.º "O Último dos Moicanos"
9.º "O Patriota"
10.º "55 dias em Pequim"
É pena que no "Platoon" a tendência para a lamechice destrua - a meu ver - esse filme. O mesmo se passa com "The Thin Red Line" ao retratar os soldados americanos do pacífico como gente que não queria estar lá a matar japoneses e a pensar em filosofias baratas. Decididamente, não gosto de filmes lamechas. Mas a fotografia em ambos é boa.
Outra coisa: se tiverem acesso a televisões Pixel Plus e sistemas de som surround recomendo que tornem as ver esses filmes. Vão ficar deslumbrados!