¿Y si el atacado es Portugal? Supongo que España deberia intervenir ¿o no?
atacado por quem? já não temos provincias ultramarinas e marrocos não tem qualquer interesse em atacar-nos
o único pais que alguma vez nos poderia atacar é mesmo castela!
De todas formas, les pido que no se preocupen porque un supuesto ataque marroquí es algo que el Ejercito Español tiene mas que estudiado desde hace muchos años.
infelizmente para as altas patentes castelhanas as realidades evoluem mais depressa que as mentalidades castrenses.
Já o chefe do estado maior general frances alertou para eventuais "surpresas estratégicas" na guerra contra o fundamentalismo nacionalista islâmico.
La invasión de Marruecos no es nada facil, ni hace falta. Solo basta con repeler y contraatacar con medios aereos.
essa estrategia é algo simplista quando estão em jogo as populações civis dos territórios. Os cenários de conflicto seriam essencialmente urbanos e a força aérea espanhola tem pouca capacidade nessa área.
além de que marrocos poderia agora ter alguma vantagem local
Por cierto, la Armada Española no hay que descartarla por su capacidad de ataque a tierra con Tomahawks, por ejemplo los palacios marroquies y objetivos militares mas importantes.
O nº de misseis de cruzeiro que espanha possui é muito escasso, entre 60 e 100 e a sua aquisição só estará concluida por volta de 2015 após a entrada ao serviço do S-84
é um número insufuciente para pesar grandemente no balanço de forças.
La aviación marroquí quedaria aniquilada rápidamente por la nuestra aun teniendo ellos esos 24 F-16.
Os F-18 espanhois tem uma autonomia muto limitada quando comparada com as dos F-16 e seus tanques conformais, o sistema de armas tb é inferior, estes dois factores tendem a equilibrar as duas forças, especialmente quando o cenário é território marroquino onde podem estar sistemas de defesa anti-aérea.
España es 12 veces mas rico que Marruecos, así que podemos soportar una guerra mejor que ellos, con mas medios, mejor mantenimiento y con mas capacidad de reponer armamento.
espanha não poderia suportar uma guerra prolongada já que após a exaustão do corrente arsenal, a aquisição de armas colocaria uma enorme pressão sobre o orçamento de estado e a opinião pública.
é claro que num cenário em que o público espanhol está na linha de fogo isso nem é muito relevante.
¿
Que tenemos EFAS sobre el papel?, pues ya tenemos una veintena pasando a la tranche 2... y los F-18 recien pasadala MLU armados con AIM-120, Harpoon, Paveway, Harm, etc.
os f-18 espanhois não estão armados com amraam, espanha adquiriu 100 amraam mas para o typhoon
Cuatro F-100 tienen mas SAM que aviones Marruecos.
a inglaterra tb pensava assim nas malvinas, depois perdeu varias fragatas e destroyers, não fossem os harrier...