A sua quantidade permitindo que se formem Un tipo grupo ou batalhão é uma condição " sine qua non " pois de outro modo para que servem alguns CC's se nem a única unidade de CC's que deveríamos ter operacional nem conseguimos formar ?
Qual o peso em combate de um GCC a dois esquadrões ? quantos Bat Infª se conseguia apoiar efectivamente ?
Com que reservas da referida Unid de Manobra ficaríamos para ou explorar um avanço ou apoiar as unidades de infantaria em caso de rotura da LPR ?
È que isto de ter CC's obriga a que se possua um número deste tipo de equipamento que permita ser viável ter a sua mnt de escalão efectiva e o seu número minimamente suficiente em campanha para ser empregue pois poucos de nós dão conta que o actual número de CC´s nem permite sequer ter dois esq CC's com efectivo total operacional, só sob o ponto de vista da mnt, porque isto de ter CC's só por quere ter........bem, sem comentários !
A ideia aqui foi sempre manter a doutrina de cc! E sejamos honestos, são os suficientes para o actual estado das nossas FA!
Não tenho dúvidas que se fosse preciso (oxalá que não) os números de cc iriam ser aumentados exponencialmente! Agora.. o que não se pode perder é a capacidade e conhecimento.
Também sou de opinião que não devemos perder essa valência, mas daí a termos adquirido os Leo A6, em vez de mantermos o que tinhamos pois até podiam ser melhorados em termos de motorização e sistemas de aquisição de alvos, já acho errado .
O aumento exponencial do número de CC's caso fosse necessário, que refere, é muito fácil de se efectuar, assim haja dinheiro, o que já não é tão fácil, e bem mais moroso, é formar as guarnições de CC para que fiquem aptas na operação do seu CC, como enquadradas num pel CC's, a funcionar empenhadas num Esq CC's e, ou fazendo parte de um GCC, a formação das chamadas escolas de Secção, Pelotão e Esquadrão !
É que não é de um mês para o outro que se formam as guarniçoes dos CC e é nessa filosofia que baseio o meu raciocínio no que diz respeito ao actual efectivo de CC's que é inferior,
em pelo menos um Esq, ao que deveriamos possuir !
Já nem menciono as necessidades de pessoal credenciado a nível de mnt para que o efectivo dos CC's, seja mantido operacional, uma coisa é termos pessoal para manter 37 CC's outra é a necessidade para 80 CC's, apenas o dobro, quanto tempo demora a formar um Mec CC's ?? Muito tempo mesmo !!!!
Cumprimentos