Isso dos Vulcan também sempre pensei que fosse mito...mas lembro-me de ter lido algures (ou então sonhei! ) que durante um curto período na década de 80, um dos Pelotões da BAAA da 1ª BMI estaria equipada com este sistema...
De qualquer maneira há (havia) muito equipamento que serviu relativamente pouco tempo no EP (10/15 anos), assim de repente, estou-me a lembrar dos MANPADS Blowpipe, dos obuses rebocados 105mm OTO-MELARA M-56 e das viaturas blindadas Alvis Saladin...e dos mísseis anti-carro SS.11 .
Acho que se refere a uma artigo na Revista Atoleiros da BriMec. Este artigo menciona os vários quadros orgânicos adoptados pela BtrAAA BriMec ao longo dos anos. E houve diversos.. Inicialmente era para ser a binómino Vulcan e Chaparral..
Agora, se os Vulcan foram recebidos e posteriormente dados como incapazes, ou nunca recebidos, ninguém sabe. O que sabemos é que não há quaisquer provas de que foram postos em serviço.
http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... ros_20.pdfDe facto o QO inicial da BtrAAA BMI previa dois Pel. AA Vulcan. Este QO vigorou desde a criação da BtrAAA / BMI até 1996. Nunca vi qualquer referência ao sistema Vulcan ter entrado em serviço. Ao longo dos 16-17 anos que este QO vigorou, passaram pelo CMSM dezenas de milhares de pessoal SMO, milicianos e do quadro. Alguém que andou pelo CMSM durante os anos 1980-1996 terá visto Vulcans?
Desde que sigo este tema, e faço-o desde 1982, nunca vi provas em qualquer publicação oficial, Jornal do Exército, Revista de Artilharia, a antiga revista do EMGFA Baluarte, Azimute, etc.. nem em qualquer jornal da época.
Duvido que existiu, ou se foi de facto recebido, de que foi utilizado. Não há quaisquer indícios de Vulcan em Portugal.