Filmes de guerra de Hollywood - criticismo

• 3 Respostas
  • 7508 Visualizações
*

Luso

• Investigador
  • 8695
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1085/-11422
« em: Fevereiro 11, 2008, 10:58:22 pm »
Um texto longo mas a meu ver fabuloso acerca dos filmes de guerra americano e das visões do mundo que eles traduzem.
E sobre muito mais do que apenas cinema.

The Lost Art of War, por Andrew Klavan.

http://www.city-journal.org/2008/18_1_urb-war.html
Isto é um Limited hangout. Boa parte dos participantes são bots militares. Evitar.

*

Duarte

• Investigador
  • 7014
  • Recebeu: 1391 vez(es)
  • Enviou: 3284 vez(es)
  • +3851/-1774
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2008, 11:22:38 pm »
Uma análise bastante correcta. É incrível a influência que Hollywood tem  nas mentalidades das pessoas. Não é de admirar o que se passa neste mundo após esta lavagem cerebral, "courtesy of Hollywood".  :roll:
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

*

ShadIntel

• Investigador
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 15, 2008, 12:04:07 pm »
Sem dúvida um texto muito interessante, mas é tão longo que quase deixava passar a hora de um compromisso.  ufx29

Eu não culpo tanto os autores dessa obras como o público que "come" esse fast-thought/junk-thought. Considero que o culpado é sempre mais o manipulado do que o manipulador, o burlado do que o burlão...

*

Stalker

• 20
  • +0/-0
    • http://magiadesenvolvimento.wordpress.com
« Responder #3 em: Maio 16, 2008, 04:34:04 pm »
É um texto extraordinário, de facto.
Embora haja, certamente, muita coisa que é subjectiva nesta análise, aquilo que realmente interessa é bem verdadeiro, e não só na perspectiva americana.
Eu descendo de uma família de militares, e embora não tenha optado pela carreira militar (devido a uma lógica de força aérea ou nada  associada a má matemática  :cry: ), eu conheço da fonte a lógica do que é ser militar, e do que é ser defensor do território, do povo e da ideologia de um país. E vejo,  também, o que é não respeitar o sacrifício que é essa defesa,  nos jovens e nas pessoas da nossa era. Sinto que a natureza do militar é desprezada, esquecido, retorcida por ideias que não correspondem à realidade.
Um verdadeiro militar, que incorpora a verdadeira filosofia da natureza da sua missão, é uma pessoa a respeitar. Veja-se, uma das coisas que adorei no Transformers foi o respeito por isso. Os militares enfrentava maléficos robots extraterrestres não por serem monstros manipulados por governos e desejosos de destruição, mas porque não havia mais ninguém para a tarefa. Os civis não se podiam  defender de um inimigo tão terrível, e cabia aos militares cumprir essa agenda, mesmo  sabendo que muitos iriam morrer.
Este espírito anti-autoridade que se vive no mundo ocidentalizado é preocupante. As pessoas não querem saber do seu povo, apenas o "eu" interessa.  E a solidariedade que é o epítome do soldado ideal perde-se nessa noção retorcida da realidade. Não sobrevivemos dando a outra face,  certamente. Isso não funciona no mundo real. Com tantos países a desejar recrear ou forjar novos impérios, num mundo cada vez mais dividido, penso em como enfrentaremos uma grande crise militar.  Acorba-nos-emos? Pediremos subitamente ajuda aos nossos desprezados defensores?
Não tenho respostas para isto,  mas o debate acerca das noções contemporâneas de militarismo, espírito militar e autoridade  é um que tem pano para muitas mangas, certamente.