Nisto tudo ainda não falaram do aspecto mais interessante (pelo menos para mim), os coletes tácticos e balísticos usados pelos Fuzos do DAE. Se olharem com atenção vão ver que a maioria dos militares estão com uns coletes balísticos modulares, os mesmos usados pelos US Marines. Isto é material relativamente novo e provavelmente superior aos coletes que se usam nos Exército. Há no entanto um que usa o colete táctico que salvo erro foi concebido por eles e para eles. Ou seja, aqui temos uma unidade que consegue um nível de personalização nos seus equipamentos/fardamentos que é ficção científica em qualquer outra unidade das Forças Armadas Portugueses (talvez com a excepção da FOEsp e da UPF).
Já no vídeo que o Luso colocou, a AR-15 que o amigo do “Nut” estava a disparar era uma aquisição em pequena escala para as SF. A falta de dinheiro pode justificar em parte a falta dessa capacidade por parte do Exército, mas não tudo. Acho que o que falta é haver uma maior autonomia para a aquisição em pequena escala, deixando as grandes aquisições para um escalão superior (Brigada ou mesmo ao nível das Forças Armadas).
Como é que se pode evitar possíveis abusos? Não sei…
Alguém concorda comigo, ou é apenas devaneios?
PS: Eu sei que não se vai adquiri nada nos próximos tempos, estou a falar a médio prazo.