Escola Superior de Polícia

  • 28 Respostas
  • 15381 Visualizações
*

Areopago

  • Membro
  • *
  • 23
  • +0/-0
Escola Superior de Polícia
« em: Janeiro 13, 2008, 01:59:29 am »
Desculpem-me a sinceridade mas o ISCPSI forma, salvas as devidas excepções, miúdos que a única coisa que sabem é ser arrogantes e desligados da realidade policial, sem a mínima consciência de que vão COMANDAR HOMENS (SERES HUMANOS) e não números, desrespeitando a pessoa humana que têm perante si...o COMANDO de HOMENS exige NOBREZA DE CARÁCTER e não pensamentos como este, "eu é que sou inteligente e o demais apenas existe para satisfação do meu ego"...pensem nisto...
 

*

Garcia

  • Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 13, 2008, 06:37:03 pm »
Caro Aeropago concordo consigo. é atraves do instituto superior que sairao muitos dos futuros oficiais da PSP que iram comandar as esquadras do nosso país, convinha que fossem homens bem formados e com educação. O instituto forma grandes homens, esse tipo de agentes sao aqueles que não estao na profissao por amor, ate chega serem expulsos do Instituto por comportamento incorrecto... Enfim  :evil:


Cumps
 

*

Magnifico

  • 48
  • +0/-0
ESP
« Responder #2 em: Fevereiro 08, 2008, 11:16:27 pm »
Concordo com a opinião sobre o ISCPSI...também tive que aturar muita ignorância...
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 26, 2008, 08:04:14 pm »
como sao colocados os oficiais recem-formados do ISCPSI?

podem concorrer para uma esquadra que quiserem?

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 27, 2008, 01:28:04 pm »
Não.
No primeiro ano (e tb no 2º, acho) ficam todos afectos à Direcção Nacional que os coloca e espalha pelo país e pelas repartições e serviços da PSP que muito bem entender.
Depois disso é que podem "meter o papel" para concorrer, peticionar, trocar, etc...

Trafaria
::..Trafaria..::
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
Re: Escola Superior de Polícia
« Responder #5 em: Fevereiro 27, 2008, 02:45:35 pm »
Citação de: "Areopago"
Desculpem-me a sinceridade mas o ISCPSI forma, salvas as devidas excepções, miúdos que a única coisa que sabem é ser arrogantes e desligados da realidade policial, sem a mínima consciência de que vão COMANDAR HOMENS (SERES HUMANOS) e não números, desrespeitando a pessoa humana que têm perante si...o COMANDO de HOMENS exige NOBREZA DE CARÁCTER e não pensamentos como este, "eu é que sou inteligente e o demais apenas existe para satisfação do meu ego"...pensem nisto...


Vamos tentar confiar no ISCPSI, só acaba com nota positiva o devido curso quem for apto para a função a desempenhar certo?
Quem sabe se não há aí muitos homens e mulheres apenas com habilidades para chefiar e não para estar no terreno?!

Porque por essa lógica então tudo o que conhecemos de formação é falsa certo!

Resumindo,você vai fazer um curso dos GOE da PSP(por exemplo) e depois de chegar ao final do curso e passar com nota positiva aparece um sujeito qualquer a dizer que na PSP se forma pessoas que não têm a mínima capacidade de fazer qualquer tipo de missão designada a um grupo de operações especiais...como é que ficava?

Agora sim,pensem nisso.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20558
  • Recebeu: 3092 vez(es)
  • Enviou: 2300 vez(es)
  • +1468/-3484
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 27, 2008, 03:16:26 pm »
Acaba-se com as Academias, com o ISCPSI e já está. Espera aí, como é que se vai formar os oficiais sem ser assim?! :?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 27, 2008, 04:16:31 pm »
Há outras maneiras.
Este modelo do ISCPSI foi implementado pelos militares quando mandavam na policia por isso é uma cópia do que eles conheciam, o militar.
Por esse mundo fora não é usado nem recomendado porque valoriza o saber académico e ignora e despreza a experiencia, ela mesmo em si um saber. Policialmente falando o saber e a experiencia têm que andar de maos dadas. Não é sábio quem a despreza e desaproveita.

Para mim defendo o modelo americano, que varia de estado para estado mas que tem um tronco comum. Lá todos os policias entram pela mesma porta (neste caso seria a EPP, curso de agentes).

Concorreria a oficial o subchefe licenciado (ou mesmo o agente, há-os até com mestrados) e com provas dadas enquanto policia. É assim na américa e na maioria dos paises europeus mais desenvolvidos... serão eles parvos?

Claro que o instituto até poderia encerrar (a escola mais cara do pais, sabiam?) e os cursos de promoção a oficial seriam ministrados na EPP.

Para mim isto só traria vantagens. Por um lado melhorava a "qualidade média" (perdoem mas melhor termo nao me ocorre) de quem concorria à policia. Por outro melhorava coesão interna.
A perspectiva de carreira ajudaria tambem a chamar os melhores agentes aos curso de subchefes. O que agora nao acontece.

Eu pergunto-vos? Como pode um oficial dar aulas de policiamento urbano e patrulhamento a um instruendo da EPP se ele nunca fez esse serviço, nao sabe o que isso é, nunca foi obrigado a tomar decisões ao segundo, como toma o agente na rua... se tudo quanto decidiu foi na calma das alcatifas do seu gabinete?

Eu defendo o encerramento do instituto, nao se justifica, é um desperdicio. Ou pelo a reformulação e terminus do actual formato dos cursos.

Portanto, e genericamente, concordo com o Areopago.

Trafaria
::..Trafaria..::
 

*

JoãoPedroG

  • Membro
  • *
  • 49
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 27, 2008, 07:40:18 pm »
concordo
O povo é quem mais ordena
 

*

RicP

  • 357
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 27, 2008, 10:01:55 pm »
Citação de: "Trafaria"
Eu pergunto-vos? Como pode um oficial dar aulas de policiamento urbano e patrulhamento a um instruendo da EPP se ele nunca fez esse serviço, nao sabe o que isso é, nunca foi obrigado a tomar decisões ao segundo, como toma o agente na rua... se tudo quanto decidiu foi na calma das alcatifas do seu gabinete?


Antes de mais,Trafaria por acaso voce trabalha ou exerce algum cargo dentro da Instituição(ISCPSI)?
Por para falar com tanta certeza e convicto de tais factos que aqui me apresenta tem que ser quase obrigatoriamente alguem de dentro.

E outra coisa,sim existe a possibilidade de um agente de terreno se candidatar a oficial,existem cursos de oficiais para agentes.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 27, 2008, 11:11:44 pm »
Citar
E outra coisa,sim existe a possibilidade de um agente de terreno se candidatar a oficial,existem cursos de oficiais para agentes.

Não. Nao existem nem nunca existiram.
O que existiu foi o curso de promoção a Subcomissário e que se destinava a subchefes/chefes. Até com isso acabaram.

Portanto a experiência, esse saber da prática feito, na PSP não conta para aquelas sumidades que a comandam.
::..Trafaria..::
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 28, 2008, 05:28:37 pm »
http://www.esp.pt/cespeciais.html

aí essas condiçoes especiais sao para agentes da PSP.

Basta pesquisar no google a portaria e os arquivos aí descritos...

eu ja os vi a algum tempo atras e salvo erro se destinam a agentes com menos de 24 anos

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 28, 2008, 07:23:24 pm »
Eu acho que a quota deveria ser de 100%.
O curso de chefes deveria dar equivalencia ao 12º ano (nem sei porque é que nao dá, acho estranho) e todo e qualquer chefe deveria ter com toda  a naturalidade a porta do instituto aberta e deveriam ser lá bem-vindos, eles antes de qualquer um... mas nao é isso que acontece.

Afinal até são eles quem mais percebe de policia... lidam com os homens, com as tecnicas, conhecem a policia real, já deram provas do que valem...
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20558
  • Recebeu: 3092 vez(es)
  • Enviou: 2300 vez(es)
  • +1468/-3484
(sem assunto)
« Responder #13 em: Março 01, 2008, 03:23:18 pm »
Comprem o DN de hoje (01/03/08) que vem com a revista NS. Tem lá um artigo sobre o ISCPSI.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Garcia

  • Membro
  • *
  • 140
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Março 01, 2008, 06:18:55 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Comprem o DN de hoje (01/03/08) que vem com a revista NS. Tem lá um artigo sobre o ISCPSI.


Vou agora comprar, Obrigado!  :wink: