Meus caros,
A abertura de concursos na PSP nao está intrinsecamente ligada à aprovação do OGE. São despesas de formação, têm a ver com o normal funcionamento da instituição PSP e com a sua essencial mas normal renovação. O estado não pára, sem orçamento eu nao fico sem vencimento, a maquina publica funciona sem ele dentro daquilo que são os gastos habituais, os conhecidos duodécimos - cada ministério fica tacitamente autorizado a gastar o que gastou no orçamento anterior.
Todavia há procedimentos a seguir, sempre iguais caso haja ou nao orçamento. Visto do TC após aprovação do Ministro das Finanças. E talvez deste ultimo tenha pedido que se retardassem um pouco as coisa, afinal mil agentes custam mais 15 milhoes/ano.
O curso de guardas da GNR terminou há poucas semanas portanto nao é de todo espectavel que outro abra já amanhã. Mas no que à PSP diz respeito (cujo ultimo curso de agentes já terminou há meses, em Setembro) posso adiantar que a EPP anda em obras, estive lá antes do Natal e aquilo era buracos e escavadoras por todo o lado ... estão lá neste momento uns 150 alunos de um curso de promoção a chefes e alguns deles, por via dessas obras, já tiveram que andar com a mochila às costas de edificio para edificio. Ora isto é significativo, é quase o caos, se tivermos em consideração que aquela escola está dimensionada para mais de mil formandos.
Portanto a escola nao está, para já, em condições de arrancar com novos cursos.
O próximo vai ser dos maiores dos últimos anos...