Portanto o trabalho dos engenheiros é mais burocrático e o dos oficiais é mais prático.
Obrigado por responder!
O de ambos é burocrático, mas o engenheiro é mais técnico, o oficial de manutenção é mais gestão de recursos humanos, materiais e gestão de tarefas das secções, no fundo comandar homens.
exemplo:
Um avião precisa de fazer uma alteração, essa alteração é definida pelo gabinete de engenharia que é transmitida à manutenção desse tipo de avião, ai esses trabalhos são executados pelas equipas de manutenção coordenadas pelo oficial de manutenção , pode ser preciso coordenar diferentes especialistas, de mecânica, electricidade, electrónica, armamento, etc, pode ser muito ou pouco urgente, pode ser preciso parar outros trabalhos que estejam a acontecer ao mesmo tempo, etc.
Também poderia fazer um exercício similar com por exemplo ser necessário fazer alguma alteração à iluminação da base, alarmes, telefones, etc, seria definida pela engenharia, e executada pela manutenção de base chefiada pelo oficial TEMMEL.
Mas engenheiro tem outras possibilidades (mas conheço pouco), por exemplo no caso do F-16 existe um engenheiro que está atribuído ao programa MLU (até penso que está nos EUA mas não quero dizer com certeza absoluta, ou está lá ou vai lá muitas vezes
), que vai a reuniões com os fabricantes do avião, com os outros países que tem o avião, e que decidem em conjunto que tipo de alterações o avião vai ter. Pode ser qualquer tipo de aquisição, de aviões a material para as bases, pode ser adquirir Geradores a gasóleo para as bases terem energia eléctrica autónoma, pode ser os Targeting Pods para os F-16, qualquer coisa, excluindo a parte orçamental que eles não decidem, a parte técnica de decidir qual o melhor equipamento para fazer o que a Força Aérea precisa, é deles, depois a manutenção desses equipamentos passa para a manutenção da unidade respectiva e cabe ao oficial de manutenção gerir esses trabalhos.
Mas também há alguma mistura, quando se estava a fazer o programa MLU, estavam engenheiros em Monte Real a acompanhar esses trabalhos, e também há oficiais de manutenção colocados nos gabinetes de engenharia.
edit: A partir de certos valores a compra de qualquer produto tem que ser sujeito a concurso, só para esclarecer isso mas como eu não estou por dentro da área legal, não falei nisso. Mas independentemente de ter concurso ou não, alguém tem que definir características técnicas dos produtos a adquirir.