Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 659396 Visualizações
*

ze221

• 5
  • +0/-0
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1605 em: Abril 22, 2014, 05:28:43 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Vê lá se não acabas como um rapaz da minha terra... tem o curso, mas não arranja trabalho. É que ele não quer ir trabalhar para África ou América do Sul, prefere ficar na Europa.

é esse o meu medo! por isso e que estou com o pé a traz. Se eu tivesse a certesa que no fim tinha um trabalho a minha espera pedia um emprestimo e tinha o curso! Mas obrigado pelo conselho XD

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3702 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1606 em: Abril 22, 2014, 05:51:20 pm »
Citação de: "ze221"
Penso que o principal problema na entrada da academia seria o facto de eu ter um desvio na culuna. Mesmo que seja bom no resto, acha que ficaria chumbado devido a isto?

Não sou médico mas acho que isso é eliminatório, até podes ser o melhor em tudo o resto. É que um piloto militar tem que estar fisicamente capaz de aguentar uma ejeção de um jacto.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1607 em: Abril 22, 2014, 05:54:08 pm »
Citação de: "Get_It"
há que lembrar que podem sempre acontecer depois o que aconteceu com os pilotos dos C-212 da FAP. A FAP só converteu parte dos pilotos para os novos C-295 porque achou que não valia a pena nem havia necessidade de estar a pagar para certificar e treinar os restantes pilotos. Contudo, com a retirada do serviço dos Aviocar, e não havendo outras aeronaves para estes pilotos continuarem a voar, eles agora vão ser obrigados a pagar do próprio bolso fora da FAP se quiserem continuar certificados para voar e depois arranjar emprego no mercado civil.

Essa situação aconteceu a um grupo de pilotos em regime de contrato, em que a FAP chegou à conclusão que o tempo de contracto restante que esses pilotos tinham não compensava a formação numa nova aeronave, essa situação não se põe a pilotos do quadro permanente.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1608 em: Abril 23, 2014, 12:06:18 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Get_It"
há que lembrar que podem sempre acontecer depois o que aconteceu com os pilotos dos C-212 da FAP. A FAP só converteu parte dos pilotos para os novos C-295 porque achou que não valia a pena nem havia necessidade de estar a pagar para certificar e treinar os restantes pilotos. Contudo, com a retirada do serviço dos Aviocar, e não havendo outras aeronaves para estes pilotos continuarem a voar, eles agora vão ser obrigados a pagar do próprio bolso fora da FAP se quiserem continuar certificados para voar e depois arranjar emprego no mercado civil.

Essa situação aconteceu a um grupo de pilotos em regime de contrato, em que a FAP chegou à conclusão que o tempo de contracto restante que esses pilotos tinham não compensava a formação numa nova aeronave, essa situação não se põe a pilotos do quadro permanente.

Não? não tens pilotos do quadro permanente nos postos iniciais que já estão a voar em secretárias, porque efetivamente não têm cabimento nas esquadras de vôo, derivado ao corte nas horas de vôo em algumas frotas, não havendo horas disponíveis para instrução estão encostados à boxe logo após o fim do curso na academia?
De certeza?
Um abraço
Raphael

*

gh05t

• 14
  • +0/-0
« Responder #1609 em: Abril 23, 2014, 05:54:43 pm »
Boas,
Tenho 16 anos (quase 17) e ando no 11º ano, e vou concorrer á AFA quando acabar o 12º como Piloto Aviador.
Neste momento tenho uma média geral das disciplinas de 16, e um 18 a Matemática A, mas estou sempre nos 18 e 19.
1. Com estas notas tenho muitas ou poucas possibilidades de entrar? As notas são boas ou más para entrar?
2. Só conta Matemática para entrar para Piloto Aviador?
3. Já tive acne grave e tive de fazer tratamentos a laser para tratar, e agora nota-se um pouquinho, mas segundo o tratamento vai desaparecer, isto pode fazer com que eu não passe nos exames médicos?
4. Nunca andei de avião, mas não tenho medo das alturas, até gosto   :mrgreen: , isto tem algum impedimento?
5. De quantos anos é o curso? Depois de o completar entro para os quadros permanentes e começo logo a pilotar?
6. Assim que se esta no curso, tem de se estar dentro da AFA a semana toda, ou há fins-de-semana livres?
7.Qual é a frequência de férias durante o curso?
(8. não tenho, mas por curiosidade, quem tem aparelho fixo nos dentes pode igualmente entrar?)

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1610 em: Abril 23, 2014, 09:11:00 pm »
Citação de: "raphael"
Não? não tens pilotos do quadro permanente nos postos iniciais que já estão a voar em secretárias, porque efetivamente não têm cabimento nas esquadras de vôo, derivado ao corte nas horas de vôo em algumas frotas, não havendo horas disponíveis para instrução estão encostados à boxe logo após o fim do curso na academia?
De certeza?

Sim é verdade, eu estava a referir-me em específico ao caso dos pilotos RC do Aviocar que foram "encostados" quando esta frota acabou, enquanto que os pilotos do QP do Aviocar transitaram para o C-295.

Em relação a aos pilotos que tem acabado o curso e não são colocados de imediato numa esquadra de voo, esperemos que isso se resolva o mais rápido possível, os que eu conheço já conseguiram ser colocados numa esquadra de voo, mas já são tenentes.

*

dianapm

• 5
  • +0/-0
« Responder #1611 em: Abril 30, 2014, 06:12:20 pm »
Boas.
Sou do sexo feminino e estou a acabar o 10º ano (tenho 16anos) com média de 13.
Gostava de saber qual é o valor mínimo em relação à média para que se possa ser aceite na AFA / FAP.
Gostava também de saber qual a diferença entre a AFA e a FAP.
Seria preferível entrar primeiro na AFA e só depois ir para a FAP?
Entendam que tenho apenas 16 e não me entendo muito disto e tendo em conta que nenhum dos meus familiares nunca se interessou muito nestas áreas não tenho ninguém a quem possa consultar.

Agradecia que me pudessem dar uma resposta,
Cumprimentos.

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • Recebeu: 1383 vez(es)
  • +5289/-243
« Responder #1612 em: Abril 30, 2014, 07:34:05 pm »
Citação de: "dianapm"
Boas.
Sou do sexo feminino e estou a acabar o 10º ano (tenho 16anos) com média de 13.

Gostava de saber qual é o valor mínimo em relação à média para que se possa ser aceite na AFA / FAP.

É capaz de ser curto...

http://www.emfa.pt/www/po/afa/conteudos ... M_1314.pdf

Citação de: "dianapm"
Gostava também de saber qual a diferença entre a AFA e a FAP.
Seria preferível entrar primeiro na AFA e só depois ir para a FAP?

Não estou a perceber a questão, quem terminar os cursos (Mestrado Integrado) da AFA tem entrada directa nos Quadros Permanentes da FAP.

*

dianapm

• 5
  • +0/-0
« Responder #1613 em: Abril 30, 2014, 07:54:30 pm »
Uma outra questão.
Eu estou na área de Humanidades agora no 10ºano, mas têm me dito que é preciso ter Matemática A para poder entrar na AFA, é verdade? É que, em Humanidades, a única matemática que temos é MACS e a "disciplina mais difícil do género Mat A" é História A.
Estar na área de Humanidades vai-me impedir de entrar na AFA?

(desculpem todas estas minhas 'estúpidas' dúvidas, mas precisava mesmo de saber)

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1614 em: Abril 30, 2014, 08:01:52 pm »
Aplica-se às regras genéricas do acesso ao ensino superior, podes concorrer a partir de qualquer curso do ensino secundário  seja geral, profissional ou tecnológico, de humanidades, artes ou ciências. Agora a prova de ingresso é que mesmo Matemática A (http://www.emfa.pt/www/po/afa/conteudos ... m_2013.pdf), ou seja terias sempre de fazer o exame nacional de Matemática A, eventualmente ter explicações à parte durante estes anos...em resumo, ainda que não impossível, muito difícil!

*

gh05t

• 14
  • +0/-0
« Responder #1615 em: Abril 30, 2014, 11:26:43 pm »
Boas,
Tenho 16 anos (quase 17) e ando no 11º ano, e vou concorrer á AFA quando acabar o 12º como Piloto Aviador.
Neste momento tenho uma média geral das disciplinas de 16, e um 18 a Matemática A, mas estou sempre nos 18 e 19.
1. Com estas notas tenho muitas ou poucas possibilidades de entrar? As notas são boas ou más para entrar?
2. Só conta Matemática para entrar para Piloto Aviador?
3. Já tive acne grave e tive de fazer tratamentos a laser para tratar, e agora nota-se um pouquinho, mas segundo o tratamento vai desaparecer, isto pode fazer com que eu não passe nos exames médicos?
4. Nunca andei de avião, mas não tenho medo das alturas, até gosto  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen: )

*

PereiraMarques

• Moderador Global
  • 8072
  • +5289/-243
« Responder #1616 em: Maio 01, 2014, 12:35:54 am »
Citação de: "gh05t"

1. Com estas notas tenho muitas ou poucas possibilidades de entrar? As notas são boas ou más para entrar? Em princípio são boas, mas sabes que chumba muita gentes nos exames médicos, podes até ter 20, que se não passares nos médicos não tens hipótese
2. Só conta Matemática para entrar para Piloto Aviador? Sim. Vê em: http://www.emfa.pt/www/po/afa/conteudos ... m_2013.pdf
3. Já tive acne grave e tive de fazer tratamentos a laser para tratar, e agora nota-se um pouquinho, mas segundo o tratamento vai desaparecer, isto pode fazer com que eu não passe nos exames médicos? Não sou médico, mostra esta tabela ao teu médico de família, mas realmente há um ponto em que falam de acne. (http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudo ... 790-99.pdf)
4. Nunca andei de avião, mas não tenho medo das alturas, até gosto  :roll:   :roll: [/color]
5. De quantos anos é o curso? Depois de o completar entro para os quadros permanentes e começo logo a pilotar? 5 a 6 anos, mas os últimos semestre são já só a pilotar (http://www.emfa.pt/www/po/afa/conteudos ... 2_1022.pdf)
6. Assim que se esta no curso, tem de se estar dentro da AFA a semana toda, ou há fins-de-semana livres? Em princípio sim, mas por necessidades de serviço, instrução ou...disciplinares, podes ficar alguns fins-de-semana na AFA
7.Qual é a frequência de férias durante o curso?As normais de um ano lectivo (Natal, Páscoa e Verão), mas tal como nos fins-de-semana podem ser "cortados" por motivos de força maior...não esquecer que como militares a disponibilidade é total

*

gh05t

• 14
  • +0/-0
« Responder #1617 em: Maio 01, 2014, 04:43:14 pm »
Impedimento não é. É só esquisito que um tipo que nunca andou de avião queira ser piloto  :roll:

Bem, nunca tive oportunidade, mas já andei de heli  :P

Obrigado pelas respostas.

*

ze221

• 5
  • +0/-0
« Responder #1618 em: Maio 01, 2014, 07:23:07 pm »
Boa tarde, sei que isto está um bocado fora do contexto. Mas alguem sabe como está o mercado de trabalho na area da aviação comercial (piloto)? Alguem sabe/tem informaçoes sobre projeções futuras?

Cumprimetos  :Piloto:

*

thejoker0

• 3
  • +0/-0
« Responder #1619 em: Maio 01, 2014, 11:51:55 pm »
Olá, Sou novo neste fórum, tenho 16 anos, estou no 10º ano e sou de Braga. Estou interessado em tirar o curso de eng. aeronautica ou pilav na AFA e gostaria que me esclarecessem umas dúvidas. Depois de terminar o curso, tenho de ficar a trabalhar lá durante quanto tempo? (tenho a dúvida porque já li 6 e 8 anos..)  Com curso de piloto aviador, há perspetivas de trabalhar para o estrangeiro? E só por acaso, há aqui alguém que esteja a estudar ou tenha estudado engenharia aeronautica?

Cumprimentos ;)