Ingresso na Força Aérea

• 1873 Respostas
  • 659485 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • Recebeu: 4265 vez(es)
  • Enviou: 3013 vez(es)
  • +3127/-4570
Re: Ingresso na Força Aérea
« Responder #1590 em: Março 13, 2014, 03:30:07 pm »
Khaz, tu tens como objectivo final ir para as Forças de Segurança? Se sim, tanto faz ires para a PA, como para a PM, como para qualquer outra especialidade na Tropa, para a PSP ou GNR isso é secundário. Se mesmo assim queres ir para as Forças Armadas porque é que dizes não à Armada, sim à FAP e um talvez ao Exército? Quais são exactamente os teus planos?
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Khaz

• 13
  • +0/-0
« Responder #1591 em: Março 13, 2014, 07:35:00 pm »
Não o vejo como um objectivo final. Não acredito numa abertura de concurso próxima (penso eu) como tal, em vez de estar sentado a espera. O exército ou a FAP são "alternativas".
Eu nunca lá estive e nem sei o que é lá estar tirando breves historias que me contam.
Daí a eu não saber, eu posso perfeitamente gostar de lá estar e querer entrar no quadro permanente assim como ver que não era bem o que eu queria. Mas sei que não vai ser algo que desgoste.
Quanto ao meu objectivo sempre me admirou a GOE, contudo sei que é algo muito dificil, devido as poucas vagas que abrem de não sei em quanto tempo para o numero de candidatos.
Outra coisa que gostava era missões no exterior, mas quando fui ao dia da defesa nacional também me chegaram a dizer que são muitos para tão poucas vagas.

Quanto ao exército ou força aérea, nenhum dos curso me chama atenão tirando a PA e PE. Agora a diferença entre os dois eu não sei. Qual o melhor eu não sei, daí ter pesquisado e ter vindo aqui parar :)

« Responder #1592 em: Março 18, 2014, 10:50:08 pm »
Boas, alguém me pode dizer mais ou menos em que consistem as Provas de Avaliação psicológica para a AFA, CMAM? Não encontro isso em lado nenhum...
Obrigado pela atenção.

*

HSMW

• Moderador Global
  • 12949
  • Recebeu: 3325 vez(es)
  • Enviou: 7946 vez(es)
  • +1202/-1989
    • http://youtube.com/HSMW
« Responder #1593 em: Março 25, 2014, 09:12:42 pm »
Aproveitem para passar por lá!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."

*

andreian

• 1
  • +0/-0
Ingresso na Força Aérea 2014
« Responder #1594 em: Março 29, 2014, 11:02:58 pm »
Eu tenho no meu histórico médico "Bronquite asmática" apenas derivada ao contacto com ácaros, não tenho um ataque á mais de 1 ano, será que passo nas provas médicas?
(Vou concorrer a Administração Aeronáutica)

*

dianapm

• 5
  • +0/-0
« Responder #1595 em: Abril 12, 2014, 06:28:20 pm »
Gostava de saber se me poderiam dar umas informações, umas podem ser um pouco "estúpidas".
Sou do sexo feminino e tenho 16 anos. Sempre quis entrar na FAP, mas agora que estou tão perto de acabar a escola vieram-me as dúvidas.
1. Qual é a idade máxima em que se pode entrar para a FAP?
2. Há problema em ir para a Universidade primeiro e depois entrar na FAP?
3. Que tipo de exercícios é que poderei fazer para me preparar para as provas?

Se alguém me pudesse responder, agradecia imenso.
Cumprimentos.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • Recebeu: 2567 vez(es)
  • Enviou: 3707 vez(es)
  • +967/-1100
« Responder #1596 em: Abril 12, 2014, 10:03:46 pm »
Citação de: "dianapm"
1. Qual é a idade máxima em que se pode entrar para a FAP?

24 anos para concorrer a praça e 27 anos para concorrer a oficial.

2. Há problema em ir para a Universidade primeiro e depois entrar na FAP?

Se quiser entrar como oficial contratado, é a única maneira.

3. Que tipo de exercícios é que poderei fazer para me preparar para as provas?

corrida de resistência, flexões, abdominais.

*

ze221

• 5
  • +0/-0
« Responder #1597 em: Abril 21, 2014, 05:04:16 pm »
Boa tarde,

Estou a acabar o 9º ano e para o ano vou para o curso de ciencias e tecnologias. O meu grande sonho era pil comercial, mas infelismente nao tenho possibilidades economicas para tal. Devido a isso tentarei entrar para AFA. Uma vez que o meu sonho são as companhias aereas gostava de saber quais sao as minhas opção para, depois de um possivel curso na AFA, sair e ir para uma compania.

Cumprimentos :Piloto:

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1598 em: Abril 21, 2014, 08:06:53 pm »
Citação de: "ze221"
depois de um possivel curso na AFA, sair

Depois de 12 anos ao serviço da Força Aérea podes sair mediante pagamento de indemnização.

ir para uma companhia.

Isso já depende da companhia  :mrgreen: .

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11456
  • +967/-1100
« Responder #1599 em: Abril 21, 2014, 08:08:30 pm »
infelizmente não tenho possibilidades económicas para tal.

Uma maneira rápida de solucionar isso é pedir um empréstimo ao banco.

*

raphael

• Investigador
  • 1724
  • Recebeu: 418 vez(es)
  • Enviou: 361 vez(es)
  • +113/-45
« Responder #1600 em: Abril 22, 2014, 12:24:33 am »
Boa tarde,

Estou a acabar o 9º ano e para o ano vou para o curso de ciencias e tecnologias. O meu grande sonho era pil comercial, mas infelismente nao tenho possibilidades economicas para tal. Devido a isso tentarei entrar para AFA. Uma vez que o meu sonho são as companhias aereas gostava de saber quais sao as minhas opção para, depois de um possivel curso na AFA, sair e ir para uma compania.

Cumprimentos :Piloto:

Se eventualmente concorrer à AFA ( com boas médias e em boa condição física) não vá dizer para o psicólogo na entrevista que o seu sonho são as companhias aéreas civis senão ganha logo uma guia de marcha em inter-regional para casa!
Entretanto é aplicar-se bem nas matemáticas e afins, não descurando a componente física, depois com boas médias e o 12ºano concluído candidate-se. E logo vê se for bem sucedido no processo de selecção e estágio de vôo pode ser um dos eleitos nesse ano a ingressar no curso.

A outra via sugerida pelo Lightning será mais rápida, exige é um esforço financeiro só atingível mediante empréstimo bancário conforme foi dito! E mesmo assim não lhe dá garantia absolutamente nenhuma de ser bem sucedido.
Já experimentou voar à boleia numa aeronave ligeira? Só para observar se enjoa em vôo ou não!
Um abraço
Raphael

*

ze221

• 5
  • +0/-0
« Responder #1601 em: Abril 22, 2014, 02:18:47 pm »
"Depois de 12 anos ao serviço da Força Aérea podes sair mediante pagamento de indemnização"

E em quanto fica essa indemnização? faz alguma ideia? Com os seis anos do curso mais esses 12 anos nao ficará muito tarde para entrar numa companhia?

*

ze221

• 5
  • +0/-0
« Responder #1602 em: Abril 22, 2014, 02:27:42 pm »
"Se eventualmente concorrer à AFA ( com boas médias e em boa condição física) não vá dizer para o psicólogo na entrevista que o seu sonho são as companhias aéreas civis senão ganha logo uma guia de marcha em inter-regional para casa!
Entretanto é aplicar-se bem nas matemáticas e afins, não descurando a componente física, depois com boas médias e o 12ºano concluído candidate-se. E logo vê se for bem sucedido no processo de selecção e estágio de vôo pode ser um dos eleitos nesse ano a ingressar no curso.
A outra via sugerida pelo Lightning será mais rápida, exige é um esforço financeiro só atingível mediante empréstimo bancário conforme foi dito! E mesmo assim não lhe dá garantia absolutamente nenhuma de ser bem sucedido.
Já experimentou voar à boleia numa aeronave ligeira? Só para observar se enjoa em vôo ou não!

Claro que nunca iria dizer ao psicólogo que esse é o meu sonho. Penso que o principal problema na entrada da academia seria o facto de eu ter um desvio na culuna. Mesmo que seja bom no resto, acha que ficaria chumbado devido a isto?

O meu medo de pedir o emprestimo e ir para uma escola comercial é mesmo esse, a probabilidade de depois nao encontrar um emprego e ficar com toda aquela despesa durante longos e longos anos. Como esta o mercado de trabalho neste memento, na area de pilotagem, e quais sao as futuras projeçao? tem alguma noção ou informação em relação a isso?

Já andei de avião e nao enjou, é muito diferente andar numa aeronave ligeiro ou um aviao comercial? Em relação ao enjou, etc

Cumprimentos e muito obrigado pela ajuda  :Piloto:

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23336
  • Recebeu: 4265 vez(es)
  • Enviou: 3013 vez(es)
  • +3127/-4570
« Responder #1603 em: Abril 22, 2014, 03:52:23 pm »
Vê lá se não acabas como um rapaz da minha terra... tem o curso, mas não arranja trabalho. É que ele não quer ir trabalhar para África ou América do Sul, prefere ficar na Europa.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

Get_It

• Investigador
  • 2621
  • Recebeu: 713 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
« Responder #1604 em: Abril 22, 2014, 04:46:46 pm »
Perdoem o ligeiro off-topic: World needs pilots! Record growth leads to record need

É como o Cabeça de Martelo escreveu, não falta trabalho para pilotos por este mundo fora. Agora dentro de Portugal ou na Europa já é outra questão. Depois claro que também há a questão de como é que isto vai andar dentro de 12 anos. Será que as companhias aéreas vão estar dispostas a pagar bem o suficiente que vá dar para pagar a indemnização? Provavelmente.

As companhias aéreas muitas vezes também preferem contratar pilotos ex-militares por causa da experiência, número de horas de voo e certificações. Mas há que lembrar que podem sempre acontecer depois o que aconteceu com os pilotos dos C-212 da FAP. A FAP só converteu parte dos pilotos para os novos C-295 porque achou que não valia a pena nem havia necessidade de estar a pagar para certificar e treinar os restantes pilotos. Contudo, com a retirada do serviço dos Aviocar, e não havendo outras aeronaves para estes pilotos continuarem a voar, eles agora vão ser obrigados a pagar do próprio bolso fora da FAP se quiserem continuar certificados para voar e depois arranjar emprego no mercado civil.

Quanto ao estado de saúde, para tirar um curso civil, é uma questão de gastar dinheiro para ir fazer os exames médicos no INAC.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque: