Para Oficial Quadro Permanente é necessário passar pela Academia Militar em primeiro lugar, podendo qualquer um (mediante idade) concorrer
Se não me falha a memória dos tempos que tentei o máximo de idade para civis é não realizar 22 anos no ano que uma pessoa vai concorrer (bastante estúpido eu acho mas pronto)
E para candidatos militares o máximo é 25 anos penso
sid-note: quem tiver servido no Exército 6 meses (formação não conta penso) mantém o seu salário na AM, algo possivelmente a ter em conta
Quanto a passar de praça para Oficial qualquer um o pode fazer também, desde que claro tenha uma licenciatura e cumpra os requisitos de idade
Até 27 anos para licenciatura
Até 30 anos para licenciatura em Medicina
As especialidades estão relacionadas com o trabalho que alguém vai fazer no Exército, para além de cada Arma genérica (Infantaria; Cavalaria etc) também dentro delas existem "trabalhos mais específicos"
Por exemplo para Sargento podem abrir vagas para Infantaria - Campanha; Infantaria - Armas Pesadas; Reconhecimento - Rodas; Reconhecimento - Lagartas (RIP a minha primeira escolha
) etc etc
A cada abertura de concurso abrem x vagas no geral e y vagas de cada especialidade, NEM SEMPRE abrem vagas para tudo
Quando candidatei-me para Sargento não existiam vagas para Carros de Combate por exemplo (para grande tristeza minha
)
Quanto a salários, desconheço se algum oficial de OE terá um salário diferente de alguém de engenharia e etc, não me surpreendia que isso fosse verdade, mas o melhor é perguntar ou ver se existe informação sobre isso