Ingresso no Exército

  • 5555 Respostas
  • 1130217 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7952
  • Recebeu: 1289 vez(es)
  • Enviou: 348 vez(es)
  • +5189/-237
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2625 em: Setembro 15, 2010, 02:36:28 pm »
Claro que também há, nomeadamente se estivermos a falar de veículos tácticos ligeiros ("jipes") ou veículos administrativos ligeiros (carros e carrinhas), agora para veículos pesados terão em menor quantidade.

Para perceberem do que estou a falar prestem atenção ao seguinte artigo:

http://www.operacional.pt/1%c2%ba-bipar ... ao-kosovo/

Citar
Para esta missão expedicionária no Kosovo os batalhões portugueses (independentemente da brigada a que pertencem: BrigInt, BrigMec ou BrigRR) têm a organização adaptada à missão - Reserva Táctica do Comando da KFOR ou em inglês KTM / KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion -, bem assim como o equipamento e efectivo. A composição do batalhão, este como os anteriores, obedece por vezes a algumas “nuances” nacionais, como a integração de militares vindos das Regiões Autónomas e um destacamento de operações especiais. Não só mas também por tudo isto, estas unidades costumam usar não a sua designação de origem, digamos “pura” por facilidade de expressão, mas uma sigla do género: 1BIPara/FND/KFOR. Ou seja, o 1º Batalhão de Infantaria Pára-quedista / Força Nacional Destacada / Kosovo Force.

[...]

Organização
Para esta missão, o 1ºBIPara reorganizou-se com um efectivo de cerca de 300 militares. Além de pessoal proveniente de outras unidades para funções de Estado-Maior e áreas técnicas do apoio de serviços, o 1ºBIPara recebeu de reforço o Esquadrão de Reconhecimento da BrigRR, o Destacamento de Operações Especiais 16 do Centro de Tropas de Operações Especiais e um Pelotão do Regimento de Guarnição nº 3 da Zona Militar da Madeira que se constitui no Pelotão de Reconhecimento da Companhia ALFA.

A estrutura do 1º BIPara/FND/KFOR apresenta um comando e estado-maior; elementos de ligação à força multinacional; um destacamento de operações especiais no módulo de apoio; uma companhia de comando e apoio e duas companhias de manobra. A Companhia de Comando e Apoio (ALFA) tem valências de Reconhecimento, Transmissões, Engenharia, Apoio Sanitário, Manutenção, Reabastecimento e Serviços; a Companhia de Pára-quedistas 11 (BRAVO) é integralmente oriunda do 1º BIPara e a Companhia de Atiradores (CHARLIE) tem pessoal oriundo da Companhia de Pára-quedistas 12 do 1º BIPara e do Esquadrão de Reconhecimento da Brigada de Reacção Rápida.

O 1º BIPara recebeu pessoal de outras armas e serviços do Exército para esta missão expedicionária. [atenção às boinas castanhas e pretas, que demonstram precisamente esta situação]


http://www.operacional.pt/1%c2%ba-bipar ... ao-kosovo/
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2626 em: Setembro 15, 2010, 02:59:28 pm »
Obrigada pelo esclarecimento.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20569
  • Recebeu: 3099 vez(es)
  • Enviou: 2301 vez(es)
  • +1482/-3485
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2627 em: Setembro 15, 2010, 03:51:25 pm »
Citação de: "Malina"
PereiraMarques

Mas não há Comandos ou Paraquedistas formados em Condução?

No meu tempo fazia-se essa sub-especialidade em São Jacinto e houve um camarada do meu pel da recruta que foi para condutor (boa vida...).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Thronar

  • 5
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2628 em: Setembro 16, 2010, 02:46:42 am »
Boa noite.
Tenho uma pequena duvida relativamente à alínea 3( CANDIDATURA) deste formulário http://www.exercito.pt/recrutamento/for ... ficial.pdf.
Pensava que poderia me candidatar a varias áreas funcionais ( segundo o centro do recrutamento no Terreiro do Paço 3) , mas ao abrir o dito formulário de candidatura fico com a ideia que o espaço reservado para inserir a área funcional só se destina a somente uma única escolha.
Fico agora num dilema porque não sei se escolha a área funcional que eu mais me identifique ou a que tenha mais probabilidades de entrar, mas visto só poderei escolher uma acho que vou antes optar por a especialidade com mais vagas para ter mais probabilidades de entrar.
já agora menciono que vou-me candidatar a oficial em regime de contracto, sendo administração e finanças a especialidade que mais me fascina.

Abraço
Carlos Castelhano
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2629 em: Setembro 16, 2010, 10:22:35 am »
Para Praças há 3 opções, para Oficiais e Sargentos só há uma opção.
Escolha a que gosta mais... Não sei se depois dos testes físicos e psicotécnicos irão dar-nos a possibilidade de escolher mais, mas à partida será só uma.
 

*

CesarAMT

  • 8
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2630 em: Setembro 16, 2010, 01:56:26 pm »
Caro Carlos Castelhano, no que diz respeito ao formulário de oficial ter só uma opção não te preocupes.

Também eu já concorri e digo-te que o facto de teres só uma opção no formulário oficial em nada é impeditivo de teres mais escolhas, passo a explicar:

Quando fores chamado a realizar provas, em Gaia ou Lisboa, de entre muitas coisas que vais ter de fazer, a certa altura, já depois de feitos alguns exames e as provas físicas e de acuidade visual no que diz respeito a seres ou não daltónico (eliminatórias à partida), vais passar por outros "gabinetes", onde num deles vais falar com um superior que te vai perguntar quais são as opções que gostavas de ter, da 1ª até à 3ª, mas aviso-te desde já que podem não ser bem as que queres, e porquê? Simples, se tiveres a "infelicidade" de teres uma avaliação médica respeitante aos membros inferiores (pés) de resultado 3 (quase pé chato como o meu) ficas desde logo impedido de escolher qualquer opção que envolva operacionalidade, tipo infantaria ou tropa especiais, já que, por palavras deles ("... podes-te prejudicar ao longo do curso, ter lesões.... e esse não é o nosso interesse").

Em suma, em todas as provas que efectuares vais ser avaliado mediante 5 níveis, de 1 a 5, e mediante esses resultados serás ou não posto mais acima na tabela ou mais abaixo, pelo menos foi o que me pareceu.... na minha ficha, que consegui espreitar quando estava nessa entrevista onde tinha de escolher as opções, tinha os resultados das minhas provas, tive tudo 5, menos nesse exame aos membros inferiores, onde tinha 3, o que me impediu por exemplo de colocar infantaria, uma das opções que tinha, coloquei então pessoal e secretariado, transportes, e cavalaria ou artilharia (acho eu), sendo depois chamado para transportes....

Conclusão: como a área que queres não "exige" muito (depois) a nível físico, pode ser que tenhas sorte e te chamem para Vendas Novas, como vês, disso sou exemplo, mas também te digo, tens de dar o teu melhor nas provas e "passares" à frente de muita gente, muita mesmo, e desde já te digo que muita gente só quando chegou às provas é que ficou a saber que era daltónico ou tinha esse problemas nos pés, tal como eu, o que lhes cortou algumas bóias...

Abraço.
 

*

Thronar

  • 5
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2631 em: Setembro 16, 2010, 02:20:24 pm »
Muito obrigado por os esclarecimentos :)
 

*

Ana Paula

  • 3
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2632 em: Setembro 17, 2010, 10:37:53 am »
Estou com uma duvida. Se alguem me souber responder, agradecia.
Qual a altura minima para a entrada das mulheres na policia do exercito?
obrigado.
 

*

karkove

  • 3
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2633 em: Setembro 17, 2010, 11:39:31 am »
Boas camaradas

Esta a chegar o meu dia para fazer as tão desejadas provas...é dia 20 De Setembro(2ªFeira)...em Gaia.

Estou um pouco ansioso por não conseguir concluir com aproveitamento...mas também tenho algum animo..pois já fui fazer as provas correspondentes aqui ao Quartel da minha zona por 2 vezes.
Na 1º da vezes consegui realizar com alguma fasilidade as provas...menos as flecxões de braços que me fiqueipelas 7.....

Á tempos fui lá de novo e então ai foi tudo 5*..também não me admirei muito...pois tenho treinado para isso.
Pórtico superei sem qualquer dificuldade...o muro saltei prai 4 vezes com sucesso e até me dieram para saltar o de 1 metro que na primeira tentativa falhei mas as restantes 2 e 3 consegui executar.
As flecxões também consigi (18) e os abdominais também passei com distinção...
A corrida...como o furriel que me acompanhava era um pouco rigoroso mas simpatico...mandou-me correr 2500metros naqual consegui completar a corrida em 11min e 30s.


Acham que devo estar preocupado?

Em relação ao exames...é ao sangue e urina...? ouvi dizer que também existe radiografia e e raiox verdade?

Devo comparecer na véspera...do dia...portanto dia 19 para ir conhecendo os compalheiros e criar amizades...mesmo tendo a minha irmã a morar em Gaia tretendo ir no dia anterior.....recomendado?

A minha etapa..se é assimq ue se pode chamar era estar 1 ano no exercito e depois ir para a escola de sargentos...

As especialidades que escolhi foram em primeira estancia...Saúde....transportes e de seguida policia do exercito.


Uma coisa que gostaria que me esclarecessem é o seguinte:
Se consegui concluir as provas com exito a importoração penso que é dia 3 de Outubro ou estou enganado....
e para que regimento eu vou? podemos escolher?
Gostaria de ficar o mais proximo de casa..Vila Real...como funciona essa seleção?


Muito Obrigado
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2634 em: Setembro 17, 2010, 12:11:36 pm »
karkove

Foi um pouco complicado ler o teu post, desculpa lá mas o teu português é um bocado complicado...
É assim ninguém aqui pode dizer se te deves preocupar ou não. Vais fazer os testes que tão bem conheces e depois vês como corre e dizem-te logo se estás apto ou não. Os médicos é ao sangue, urina, raio X e examinam-te o corpo, altura, peso, etc.

De resto se fores dado como apto, vais incorporar quase certamente no Regimento de Artilharia nº5 onde farás a instrução, pelo menos regra geral a malta do norte vai para lá. Depois do curso (instrução + especialidade) eles dizem onde há vagas e quem tem melhores notas no curso escolhe primeiro.

Escolheste Saúde? Já estiveste antes em algo relacionado com Saúde? Eles só deixam entrar para saúde quem tenha tido alguma coisa relacionado com isso anteriormente. De resto transportes tens uns testes fáceis específicos para isso, tipo de coordenação e não podes ser daltónico, qualquer pessoa com carta pode concorrer. Para PE, tens que ter perfil para isso e pelo menos 1.75m de altura para rapazes.
 

*

karkove

  • 3
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2635 em: Setembro 17, 2010, 12:30:50 pm »
malina

Sim de facto o português não esta esclarecedor..mas foi devido ao teclado que tem aqui algumas teclas danificadas e a pressa que tinha, pois não estva no local indicado para o fazer.

Hum ok entendi...apenas fiquei preocupado com uma coisa.
Eles ligam muito ao pesso? a que eu tenho 1,87m para 105kg...embora as pessoas me dão 80kg
Era bastante gordo embora não parecesse mas com força de vontade perdi 30kg em 2 meses e meio.
mas fiquei precupado.
 

*

karkove

  • 3
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2636 em: Setembro 17, 2010, 12:36:51 pm »
esqueci-me de referir...
como assim algo relacionado...curso de higiene e segurança no trabalho onde tive aulas de primeiros socorros...tem algo a ver?
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2637 em: Setembro 17, 2010, 02:40:33 pm »
Hmmm não sei não...! Acho que à partida não, mas não custa nada tentar, não é?
À partida as pessoas que vão para Saúde têm que ter uma base de biologia, química, e coisas do género, mas eles depois lá dirão. Mas convém ter em mente que pode ser recusado em Saúde por causa disso.

Quanto ao peso... não sei mesmo dizer. É que há peso e peso. À partida estás com peso a mais, mas há pessoas com muito peso por causa da musculatura. Não posso adiantar não sabendo. Eles lá analisarão se tem peso a mais ou não. Há pessoas que chumbam por peso a mais (e também há pessoas que chumbam por peso a menos). A questão do peso tem mesmo que ser analisada por eles, porque o peso não significa só gordura, há outras coisas. Convém continuar a tentar perder peso, porque à partida estou a achar 105kg muito mesmo tendo 1.87m. O meu irmão mede isso e não pesa tanto nem de longe (e é atleta).




Já agora, alguém daqui pode-me esclarecer se se aprende muita coisa útil em Reconhecimento de Rodas (Cavalaria)? É que caso não entre na PE estava a pensar escolher esta especialidade.
 

*

luisjorginho

  • 27
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2638 em: Setembro 17, 2010, 04:16:26 pm »
Pelo nome será reconhecer todos os veículos de combate existentes num teatro de ocperações...Por exemplo

Pelo nome será isso
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Ingresso no Exército
« Responder #2639 em: Setembro 17, 2010, 04:26:11 pm »
Pois eu sei que é recolher informações e isso tudo. A questão é se é mesmo uma especialidade interessante ou é daquelas que na prática depois não se faz quase nada. Por exemplo sei que na PE há sempre coisas para fazer e vários cursos para tirar dentro da especialidade.