Dúvidas sobre unidades de Comandos na Guerra Colonial

• 1 Respostas
  • 8047 Visualizações
*

Duarte

• Investigador
  • 5125
  • Recebeu: 882 vez(es)
  • Enviou: 2376 vez(es)
  • +3270/-1475
Dúvidas sobre unidades de Comandos na Guerra Colonial
« em: Dezembro 04, 2007, 08:50:17 pm »
Em Moçambique, havia unidades de Comandos com europeus e africanos? Ou apenas de Europeus? Ou eram unidades mistas, com africanos e europeus?

As unidades de Comandos em Moçambique actuavam com os GEs e GEPs por norma?

Sei do Batlahão de Comandos Africanos na Guiné, houve unidades de Comandos africanos em Angola e Moçambique também?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11611
  • Recebeu: 2653 vez(es)
  • Enviou: 3924 vez(es)
  • +1002/-1141
Re: Dúvidas sobre unidades de Comandos na Guerra Colonial
« Responder #1 em: Junho 26, 2008, 12:07:46 am »
Citação de: "Duarte"
Em Moçambique, havia unidades de Comandos com europeus e africanos? Ou apenas de Europeus? Ou eram unidades mistas, com africanos e europeus?

As unidades de Comandos em Moçambique actuavam com os GEs e GEPs por norma?

Sei do Batlahão de Comandos Africanos na Guiné, houve unidades de Comandos africanos em Angola e Moçambique também?

Essa parte dos Comandos está bem explicada nos diversos sites dos Comandos mas é mais ou menos assim, os europeus tinham duas escolas de comandos, uma em Angola, que foi a primeira e formava companhias de comandos mistas europeus e angolanos, a segunda foi no CIOE em Lamego e só formava companhias de comandos europeus.

Em Moçambique havia o Batalhão de Comandos de Moçambique que controlava as Companhias de Comandos de Moçambique (Nativas) e as Companhias de Comandos (europeus) que lhe era atribuido, as companhias eram atribuidas as diversas zonas (norte ou centro) a nivel operacional.

Na Guiné era a mesma coisa que em Moçambique, existia o Batalhão de Comandos Africanos operavam normalmente a nivel de companhia em todo o teatro pois a Guiné é pequena e não vali a pena dividir em zonas, exepto que no fim da guerra chegaram a existir operações a nivel Batalhão.

Em Angola o CIC (Centro de Instrução de Comandos) funcionava como Escola e Quartel dos Comandos que estavam em Luanda mas normalmente as Companhias quando eram formadas operavam de forma independente umas das outras não operavam como Batalhão e eram atribuidas à Zona Norte ou Zona Leste.

A unica excepção a isso foi as operações Siroco no Leste que envolveram várias companhias ao mesmo tempo e helicopteros Puma mas mesmo ai acho que não operavam todas juntas, era algo do genero, uma no mato, uma de reserva (ou QRF como agora se gosta de dizer) e uma em descanso e depois rodavam.

A pegunta dos GEs e GEPs não sei responder, mas é provavel que durante 13 anos de guerra todo o tipo de missões conjuntas com todo o género de unidades.