D. Nuno Álvares Pereira é o novo santo português

  • 241 Respostas
  • 85863 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
D. Nuno Álvares Pereira é o novo santo português
« em: Novembro 09, 2007, 03:09:15 pm »
Citar
O cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Causa dos Santos no Vaticano, assegurou aos bispos portugueses - em visita à Santa Sé até à próxima segunda-feira -, que "o processo do beato Nuno de Santa Maria é aquele que está mais avançado". Seria, segundo os dados actuais, o 11.º santo português, e como a maior parte, viveu na Idade Média, mas com a particularidade de ser um militar.

Ao contrário das afirmações que proferiu ao DN, publicadas no dia 13 do mês passado, o cardeal comunicou aos bispos, de acordo com a Agência Ecclesia, que o processo de canonização de Nuno Alvares "está no bom caminho", embora não avançasse uma data. Garantiu que "poderíamos ter, brevemente, algumas surpresas". Ao DN respondeu: "Ainda não se sabe" se o beato Nuno vai ser santo e que "os médicos analisaram o milagre", mas "as provas não são muito consistentes", concluindo quot;Há um presumível milagre."

O que há de novo sobre o beato Nuno, segundo Saraiva Martins, é que "já não aparece na lista dos processos que estão em curso" e isto significa, segundo diz, que "já está noutro nível". O cardeal aproveitou para pedir aos bispos que "ajudem na promoção da devoção a alguns beatos [8 conhecidos] e personalidades com processos em curso". No mesmo contexto se pronunciou o presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga, no discurso que fez aos prelados, durante a visita à congregação presidida por Saraiva Martins. "Exorto os meus irmãos bispos a porem em evidência , nas suas dioceses, os sinais de santidade que ainda se manifestam, especialmente quando se trata de fiéis leigos."  


 Até hoje nunca existiu na humanidade, um homem que amasse tanto o seu país como amou D. Nuno Álvares Pereira.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuno_%C3%81lvares_Pereira
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 09, 2007, 08:02:35 pm »
Se se confirmar, já era sem tempo. A ver se os castelhanos não vão contestar a canonização, considerando que não pode ser Santo quem lhes deu uma lição tão memorável que ainda hoje lhes doi  :twisted:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10935
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 10, 2007, 01:10:06 pm »
Optimo: assim a nossa querida província ficará com o seu santo... patriota?! :conf:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23803
  • Recebeu: 4448 vez(es)
  • Enviou: 3174 vez(es)
  • +3600/-4646
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 10, 2007, 02:37:05 pm »
Eu pensava que ele já era Santo! :shock:

Que ele foi um guerreiro como poucos lá isso é verdade. Que ele quando podia ter usufruido da glória e da fortuna que merecidamente ganhou, ele desistiu de tudo e juntou-se a uma ordem religiosa.

Enfim, se comparado com alguns sanguesugas que nós vemos na politica actual, sem dúvida que ele era um Santo!!!
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 10, 2007, 02:53:51 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu pensava que ele já era Santo! :shock:

Que ele foi um guerreiro como poucos lá isso é verdade. Que ele quando podia ter usufruido da glória e da fortuna que merecidamente ganhou, ele desistiu de tudo e juntou-se a uma ordem religiosa.

Enfim, se comparado com alguns sanguesugas que nós vemos na politica actual, sem dúvida que ele era um Santo!!!


Ele já é Beato, portanto digno de adoração em Portugal, tal como beatos são os pastorinhos de Fátima, Só depois do processo de canonização estar concluido, isto é serem-lhe atribuidos milagres em vida ou depois de morto é que se passa de Beato a Santo, e pode ter uma adoração universal, penso que é mais ou menos isto.
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 10, 2007, 03:25:55 pm »
Beato Nuno Álvares Pereira


Cura milagrosa de olho abre caminho à canonização

Citar
Uma cura, alegadamente milagrosa, de um olho de uma mulher de 61 anos pode ser a chave para a conclusão do processo de canonização do beato Nuno Álvares Pereira, que foi aberto pelo Patriarcado de Lisboa. Segundo Francisco Rodrigues, frade carmelita e vice-postulador para a Canonização do Beato Nuno de Santa Maria, os relatórios médicos desta cura confirmam que a ciência não tem explicação para este caso, pelo que falta apenas autorização do Vaticano para que se constitua o tribunal canónico que vai analisar o processo de canonização.
O relato do presumível milagre confirma a intervenção divina de Beato Nuno no processo de cura do olho esquerdo de uma mulher residente em Ourém, que ficou queimado com óleo que saltou de uma frigideira a ferver. Depois do acidente, em Setembro de 2000, a idosa consultou vários especialistas, que confirmaram que uma eventual recuperação da visão nesse olho, caso viesse a suceder, demoraria sempre um mínimo de um ano.

O olho deveria ficar tapado de forma a não ser sujeito à luminosidade do sol e a senhora era obrigada a tomar medicamentos diários na tentativa de debelar a queimadura. “Mas mesmo com esses tratamentos não havia garantia de cura e a solução poderia ser um transplante de córnea”, explicou à Agência LUSA o Pe. Francisco Rodrigues,

Depois de várias novenas ao Santo Condestável feitas pelo pároco local e familiares, na noite de 7 de Dezembro de 2000, a senhora “encheu-se de coragem” e rezou de forma intensa ao Beato Nuno, tendo beijado uma imagem sua. «Logo então sentiu uma paz imensa. Foi sentar-se no sofá, ligou a televisão e apercebeu-se que via desse olho», recorda o sacerdote.

De acordo com o vice-postulador, existem «várias graças divinas» que envolvem a intercessão de Beato Nuno, entre os quais «curas de vários tipos de cancro» mas os responsáveis do processo entenderam avançar apenas com este caso já que é mais «evidente» e «simples de provar».

Devido à existência de vários documentos médicos que confirmam a incapacidade e a posterior recuperação da visão, a Postulação para a Causa para a Canonização do Beato Nuno decidiu avançar com o processo, tendo enviado várias informações para o Vaticano, que acolheu com agrado a proposta.

Agora, falta somente a confirmação da Santa Sé para que o tratamento e acompanhamento desta alegada cura seja feita pelo Patriarcado de Lisboa, que irá constituir um tribunal diocesano, à semelhança do que já sucede com a canonização dos Pastorinhos de Fátima.

«O cardeal D. José Policarpo está muito empenhado, bem como o cardeal D. Saraiva Martins», prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, entidade que tutela todos os processos de santidade antes de chegarem ao Papa. Posteriormente, caberá à Congregação dos Carmelitas «propor a canonização do Beato Nuno», explicou Francisco Rodrigues, mostrando-se entusiasmado com a possibilidade de concluir um processo que tem várias centenas de anos.


Mais frade que militar

Depois da sua beatificação, em 1918, por duas vezes, a Igreja tentou promover a sua canonização, que permite o seu culto universal e não apenas em Portugal, como agora sucede.

Em 1940, o Papa Pio XII tentou «canonizá-lo por decreto» como «exemplo do soldado cristão num tempo de guerra» mas pouco tempo depois optou por um processo normal, alicerçado em milagres ou graças divinas. Na década de 60, a Ordem dos Carmelitas deu um novo fôlego ao projecto mas o início da guerra colonial acabou por fazer fracassar esses intentos, com receio de que fosse mais valorizado o seu papel como soldado do que como religioso.

«Penso que agora é que é o momento certo para a sua canonização. Em que é mais importante o seu papel como frade do que como militar», justifica o vice-postulador, embora salientando que as suas virtudes pessoais já eram nítidas durante a crise de 1383-85.

Então, D. Nuno Álvares Pereira, que é também fundador da Casa Real de Bragança, optou pelo Mestre de Avis já que recusava entregar o trono a partidários de Castela, que então apoiava o Papa de Avinhão, ao contrário de Portugal, que defendia a Cúria de Roma, durante o cisma do Ocidente.

Francisco Rodrigues recorda mesmo que D. Nuno Álvares Pereira nunca praticou «guerra ofensiva» e obrigava os seus soldados a confessar-se e a ir à missa com regularidade, proibindo-os ainda de perseguir os espanhóis derrotados após as batalhas.


http://conversamuitaconversa.blogspot.com/2006/06/beato-nuno-lvares-pereira-cura.html
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 563
  • Recebeu: 179 vez(es)
  • Enviou: 144 vez(es)
  • +38/-3
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 10, 2007, 05:13:36 pm »
É merecido, o tipo fez um "MILAGRE" em Aljubarrota...
Mas duvido que fosse "santinho"  :twisted:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8711
  • Recebeu: 1858 vez(es)
  • Enviou: 816 vez(es)
  • +1080/-10935
(sem assunto)
« Responder #7 em: Novembro 10, 2007, 05:37:51 pm »
Brincadeiras à parte: embora aprecie o enaltecer da personalidade de D. Nuno, não deixo de sentir alguma confusão (à falta de melhor palavra) face a tal facto e ao momento actual, leia-se pós perda do pouco da indepêndência que nos restava (Tratado de Lisboa).
Ainda estou a digerir isto para tentar compreender melhor em que terra é que eu tenho vindo a acordar, se é o meu Portugal ou se é uma província de um império construido por burocratas.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Novembro 10, 2007, 10:21:13 pm »
Citação de: "Sintra"
É merecido, o tipo fez um "MILAGRE" em Aljubarrota...
Mas duvido que fosse "santinho"  :twisted:

Para além da dos Atoleiros e de muitas outras escaramuças de fronteira, ainda temos a batalha de Valverde, em território castelhano.

Citar
A estratégia militar do Condestável, a sua fé e ânimo que soube incutir à sua hoste permitiram-lhe alcançar esta vitória que, ainda segundo o cronista Fernão Lopes, foi conseguida sobre um exército mais numeroso do que aquele que fora derrotado em Aljubarrota


http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Valverde
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Novembro 10, 2007, 10:32:46 pm »
Citação de: "Luso"
Brincadeiras à parte: embora aprecie o enaltecer da personalidade de D. Nuno, não deixo de sentir alguma confusão (à falta de melhor palavra) face a tal facto e ao momento actual, leia-se pós perda do pouco da indepêndência que nos restava (Tratado de Lisboa).
Ainda estou a digerir isto para tentar compreender melhor em que terra é que eu tenho vindo a acordar, se é o meu Portugal ou se é uma província de um império construido por burocratas.


O tratado de Lisboa também me deixa algumas preocupações, sou a favor do referendo, deve ser bem explicado aos portugueses qual as suas implicações para Portugal(eu e penso que a maioria dos portugueses estão mal informados) precisamos de um governo, seja ele de esquerda ou de direita com uma liderança forte, e sempre intransigente na defesa dos interesses de Portugal.
Sou a favor da presença de Portugal na União Europeia, mas não a qualquer preço.
 

*

JPM

  • Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 05, 2008, 06:14:11 pm »
O que fazia falta para combater as politicas federalistas em Portugal era, precisamente:



Infelizmente, deu a sua missão como terminada nos anos 30 e não ressurgiu depois do 25 de Abril.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Outubro 06, 2008, 09:17:22 pm »
Deixo aqui algumas passagens do livro " Vida e Obra de Dom Nuno Álvares Pereira " de G.Leslie Baker.

Citar
D.Nuno não entrava nunca em qualquer batalha sem primeiro ter feito orações, jejuns, disciplinas e votos. As vitórias, atribuía-as sempre a Deus e à intercessão da Virgem Maria e de S.Jorge.

No meio das batalhas, D.Nuno encontrava-se sempre no sitío de maior perigo; e, logo que terminadas, tratava ele próprio dos feridos, e muitas vezes carregava com eles aos ombros para o hospital de sangue, fazendo-lhes todos os tratamentos. Corria que o tratamento feito pelas suas mãos curava mais depressa.

Não era, pois, de admirar que ele fosse considerado como um ser aparte dos mais, que os soldados lhe obedecessem cegamente, que o Rei o consultasse em tudo e ainda que seguisse por via da regra o seu conselho, de preferência ao dos homens mais experimentados.

Sem embargo, no meio das suas extraordinárias virtudes, D.Nuno conservava sempre aquela impulsividade que o levava a imitar as gestas de Galaaz, ou assemelhar-se a um cavaleiro do Santo Graall.

Na grave crise que o país então atravessava, ele iria dar dos seus méritos e virtudes as mais eloquentes provas. O seu espírito de audácia e valentia, levadas ao extremo, iam-no quase indispondo com o Rei, e não haja dúvida que despertara contra si uma grande oposição, por parte dos outros conselheiros do soberano. Mas a verdade é que, se nessa critíca conjuntura, D.Nuno não tivesse tomado - como se costuma dizer - o freio nos dentes, Portugal teria talvez ficado para sempre vassalo do Reino de Castela.

Sem ele, é quase certo que a Batalha de Aljubarrota nunca teria acontecido - essa batalha que deu fama imorredoira a D.Nuno e que, muito justamente, classificou os portugueses como intrépidos guerreiros perante o mundo inteiro.



« Última modificação: Outubro 07, 2008, 10:32:18 am por TOMSK »
 

*

JPM

  • Membro
  • *
  • 127
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Outubro 06, 2008, 09:38:13 pm »
Será que, sendo assim, podemos dizer que a batalha de Aljubarrota foi uma batalha da Luz contra as Trevas e que os castelhanos são emissários diabólicos?  :twisted:
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 06, 2008, 10:28:22 pm »
Citação de: "JPM"
Será que, sendo assim, podemos dizer que a batalha de Aljubarrota foi uma batalha da Luz contra as Trevas e que os castelhanos são emissários diabólicos?  :lol:
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #14 em: Janeiro 27, 2009, 04:33:20 pm »
Bispos convidam Papa a vir a Portugal

O próximo ano, 2009, poderá ser uma boa oportunidade para a visita de Bento XVI a Portugal, tendo por base a possível canonização do beato Nuno Álvares Pereira.Assim, o convite feito por D.Jorge Ortiga incluirá uma visita a Fátima, além da celebração de canonização, algo que só o Papa pode fazer. Os bispos portugueses pretendem que, a cerimónia de canonização do beato Nuno de Santa Maria, em vez de se realizar no Vaticano, se faça em Portugal.
"É um assunto delicado e ainda não totalmente resolvido mas tudo indica que o Beato Nuno será canonizado", salienta o também arcebispo de Braga. O Vaticano avançou já no processo de reconhecimento do beato como santo, ao autorizar, em Julho de 2007, a promulgação de dois decretos que atestam um milagre que lhe é atribuído e as suas "virtudes heróicas". O processo de canonização está praticamente concluído, faltando apenas marcar a data da cerimónia.
A cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe. A sexagenária, natural de Vila Franca de Xira, pedido a intervenção do Santo Condestável e ficou curada. Foi observada por diversos médicos em Portugal e foi analisada por uma equipa de cinco médicos e teólogos em Roma, que consideraram a cura miraculosa.

Noticias de Ourém